Destaque seu Currículo: Você tem experiência? Sim, você tem!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Em março de 2012 a revista VOCÊ S/A da editora Abril lançou sua edição com o título “Você tem experiência? Sim, você tem” onde procurava mostrar como identificar, nas situações corriqueiras do trabalho, o conhecimento certo para crescer profissionalmente. Estamos em 2017 e muitos profissionais de TI passam pelas mesmas dificuldades na hora de criar o currículo e descrever com precisão suas experiências profissionais, pois não conseguem identificar nas situações cotidianas as competências que emprega e as experiências pelas quais está sendo submetido.

Estamos em foco com os profissionais que já possuem experiência no mercado de TI e estão procurando recolocação ou galgando o próximo passo na carreira, mas que ainda tem dificuldades em “colocar no papel” suas competências e experiências que sejam suficientes para serem chamados para uma entrevista do tão sonhado novo emprego.

Logicamente, profissionais experientes, com carreira e formação sólida, normalmente possuem conteúdo suficiente e conseguem criar currículos claros e muito bem estruturados, se não, basta seguir as dicas que vários sites possuem sobre melhores práticas para a criação do currículo.

identificador-empresa-seguranca-rh

A principal dificuldade é conseguir identificar nas atividades cotidianas competências e experiências importantes que possam vir a ser um diferencial e transcreve-las de forma clara no currículo.

É normal estarmos imersos em atividades, usuários cobrando alguma entrega ou algum projeto em que está atrasado, enfim, mas veja no seu dia a dia (ou no seu último emprego) quais atividades desempenha/desempenhou no detalhe. Tente ver dentro destas atividades quais competências tem/teve que empregar para executá-las.

Neste caso prático que veremos a seguir, onde muitos profissionais que estão lendo este artigo podem se enquadrar, podemos ter o seguinte descritivo de função:

Criação e configuração de tudo o que um novo colaborador da empresa precisa – atividade normalmente atribuída ao time de Service Desk ou Suporte Nível I. O profissional é responsável por criar usuários no Active Directory, atribuir a grupos e criar um perfil dentro do ERP, além de configurar o perfil no computador local e dar as primeiras instruções.

Neste pequeno descritivo podemos identificar as seguintes experiências;

  • Gestão de acesso e permissões no ERP;
  • Gestão de usuários no AD;
  • Configuração de perfis em computadores (O que pode incluir instalação de diversas aplicações, configurações de impressoras, configurações de rede, certificados, etc.). Este item individualmente pode levar a novos desdobramentos;
  • Treinamento aos usuários sobre uso do sistema corporativo ERP e demais ferramentas.

Observe que somente a atividade acima descrita exige, além de conhecimento técnico, competências de comunicação (podendo ser oral ou escrita) com o usuário final, pois dar as primeiras instruções para alguém que acabou de chegar na empresa e não está familiarizado, exige uma linguagem que não envolva termos técnicos e de que seja de fácil compreensão.

Normalmente os profissionais tendem a descrever o exemplo acima em seus currículos como apenas “Suporte a usuários”. Este é um exemplo simples, porém prático, do desdobramento das experiências e competências de uma atividade corriqueira de um departamento TI que podem deixar seu currículo muito mais atrativo aos olhos dos recrutadores.

Sempre vale lembrar que o currículo não é tudo e a fase mais importante é a da entrevista. Porém, muitas vezes estamos disputando vagas com centenas e até milhares de candidatos, então com certeza um bom currículo vai ser o diferencial entre conseguir ou não a entrevista.

Agora, após chegar até aqui, você ainda acha que não tem experiências que possam enriquecer o seu currículo? Sim você tem! :)

Sucesso a todos!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Andreas Oszika

Mais artigos deste autor »

Especialista em gestão de projetos e de TI, certificado PMP, Prince2, PSM, ITIL, COBIT 5 e ISO 27002. Com mais de nove anos de experiência no mundo corporativo de TI, atuando como consultor em gerenciamento de Projetos e TI, além de coordenação de times de outsourcing alocados em grandes clientes.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">