É difícil começar a carreira em gerenciamento de projetos?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Os primeiros passos de nossa carreira normalmente são os mais difíceis. Acabamos por ter diversas decisões importantes a serem tomadas, que acabam impactando o que acontecerá com todo o nosso futuro profissional.

Para algumas pessoas os resultados e retornos desses passos começam a vir muito cedo na carreira, para outros, no entanto, é necessário um tempo de evolução e espera maior para que as portas certas abram-se para você passar.

time-projeto-apresentacao-relatorio

Falando em projetos…

Gerenciamento de projetos é uma das áreas que mais cresce no mercado de trabalho global. Isso se dá ao fato de que todos os negócios ao redor do mundo precisam de projetos para que se possa atingir os seus objetivos e metas.

Para atingir o sucesso em seus projetos, nada mais óbvio do que necessitar de profissionais capacitados para gerenciar esses projetos.

O PMI realiza anualmente uma pesquisa chamada Pulse of The Profession, sobre como estamos gerenciando projetos ao redor do mundo. A pesquisa representa o feedback de 3.234 profissionais espalhados pelo mundo e em diferentes níveis dentro de organizações de diversas indústrias.

E as taxas de sucesso dos projetos estão aumentando. Organizações de hoje estão perdendo uma média de US$ 97 milhões para cada US$ 1 bilhão investido. Uma queda de 20% nessa perda em relação ao ano passado.

As organizações estão experimentando mais sucesso implementando iniciativas estratégicas e, pela primeira vez em cinco anos, mais projetos estão de acordo com a estratégia organizacional e sendo concluídos dentro do orçamento.

Somente escopo, tempo e custo já não são suficientes.

Projetos devem entregar o que eles se propuseram a fazer e trazer os benefícios esperados deles. Isso quer dizer que realmente estamos começando a olhar para os benefícios do projeto antes de investir pesado nele.

Onde sua carreira se encaixa com tudo isso?

Trazendo para o contexto de sua carreira mais diretamente, talvez você esteja em uma organização que pode lhe oferecer a oportunidade que tanto deseja na área de projetos. Caso você tenha visto a possibilidade de migrar para uma área onde você possa trabalhar com projetos e vir a desenvolver uma carreira como gerente de projetos futuramente, ótimo. Descubra o que precisa para conseguir ir para essa função e dê tudo de si.

Como disse no início, as escolhas que tomamos no início da carreira são incrivelmente decisivas e podem mudar totalmente o rumo futuro que sua vida profissional terá. Ter receio de tomar a escolha certa, portanto, é a coisa mais comum do mundo.

Já que as oportunidades muitas vezes são escassas e você ainda precisa tomar decisões quando elas chegam, volto ao ponto que citava antes: a preparação.

Lembrou das certificações?

E já que pude tocar na palavra preparação no último parágrafo, vale sempre aquele lembrete para quem olha para a área de gerenciamento de projetos: Certificações.

Entre a gama de certificações que o PMI oferece no mercado, duas delas se destacam, a CAPM® e a PMP®. A dúvida que muitos podem ter ao olhar para essas certificações é qual delas é melhor para quem está, justamente, no início da carreira.

Para quem consegue comprovar que está atuando na área há pelo menos 3 anos, a certificação PMP® (Project Management Professional) é o caminho. Mais projetada para aqueles com menos experiência no gerenciamento de projetos, a certificação CAPM® atesta sua compreensão do conhecimento, terminologia e processos fundamentais de um gerenciamento de projetos eficiente, segundo o Guia PMBOK®.

Concluindo – Não esqueça das pessoas

Por fim, mas não menos importante, lembre-se das pessoas. As pessoas que formam sua rede de contatos e conexões são fundamentais para seu crescimento nessa área, principalmente no começo.

No tempo que estou na comunidade de gerenciamento de projetos, aprendi que o compartilhamento de informações é um dos tantos segredos do sucesso desse grupo de profissionais.

Aproveite o networking que a vida profissional vai lhe agregando para se aproximar de pessoas que podem realmente contribuir para o seu crescimento e aproximar você das oportunidades que tanto vem procurando.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">