Lançamento do Primeiro Satélite Brasileiro

No último dia 04/05 ocorreu um marco para o nosso país no quesito de telecomunicações, foi lançado o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) a partir de Kourou na Guiana Francesa.

Este lançamento é parte de um programa para levar Banda Larga para 100% do território nacional, incluindo ilhas, além de poder oferecer um esquema de criptografia nas comunicações internas do país.

maxresdefault

Segundo Waldo Russo professor em engenharia de telecomunicações pela PUC-RJ: “O serviço de banda larga deverá ser fornecido através de 40 a 60 áreas de cobertura estreita, distribuídas sobre o território nacional. Em cada uma dessas áreas, terminais de usuários, de pequeno porte e baixo custo, serão conectados a um número limitado de estações de grande porte (6 a 10 estações), denominadas estações de coleta ou gateway. Cada gateway está associado a um grupo diferente de 6 a 8 áreas de cobertura estreita, e são conectados por redes terrestres de alta capacidade à estrutura nacional de telecomunicações.” 

A grosso modo, o satélite brasileiro vai replicar o sinal de banda larga para os provedores, que serão responsáveis por levar o sinal para o usuário final, mas isso ainda não está fechado.

Segundo a Telebrás informou, dependendo do local, se não for interessante comercialmente falando para os provedores, o governo poderá atuar para levar as antenas responsáveis pela distribuição do sinal ao usuário final.

Outro uso interessante do SGDC é o uso da chamada banda X, que é uma frequência exclusiva para uso militar e estratégico. Atualmente o Brasil usa sinais alugados e com o SGDC passa a ter o seu próprio.

Para amantes da segurança da informação a notícia é boa também, a criptografia que foi usada no satélite é toda desenvolvida aqui no Brasil, permitindo conexões mais seguras do que a usada em satélites gringos.

Mais detalhes técnicos do lançamento do Satélite podem ser encontrados em:

http://www.visionaespacial.com.br/files/LAUNCH-KIT_SGDC.pdf

Para assistir o lançamento:

http://www.visionaespacial.com.br/sgdc

E detalhes do projeto SGDC podem ser encontrados em:

http://www.telebras.com.br/sgdc/

 Deixe seus comentários sobre. Abraços

Franklin Ribeiro

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Sistemas da Informação pela Universidade Bandeirante de
São Paulo e pós-graduado em Segurança da Informação pela Universidade Nove de Julho.
Trabalha como Analista de infraestrutura de TI há mais de 10 anos, onde acumulou diversas
experiências em projetos de Software Livre e proprietário em grandes empresas
como Editora Abril, SciELO e 4linux.
Entusiasta da cultura DevOps, se especializou em ferramentas como Kubernetes, Rancher, GitLab, Ansible, Puppet, Rundeck, Docker, ELK, Jenkins, Terraform, Prometheus, Zabbix, Grafana.
Contribuindo sempre que pode com a comunidade do Software Livre, e apaixonado por aviação nas horas vagas.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!