Mercado de Games: a sua chance de trabalhar com o que você ama

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Você sabia que o mercado de games é um dos mercados que mais cresce no Brasil? O país movimentou 1,5 bilhões de dólares em 2016 e já é o quarto maior consumidor de games do mundo segundo a Super Data Research. Impulsionado pela popularidade dos smartphones e pela facilidade de produzir novos games, a projeção para 2017 é que o mercado continue crescendo e que atraia tanto novos jogadores, quanto jovens talentos interessados em trabalhar desenvolvendo games.

Um mercado gigante e que não para de crescer

A chegada dos smartphones revolucionou uma série de mercados; hoje temos aplicativos para chamar táxi, aplicativos que editam vídeos, redes sociais bacanas e um mercado de games muito mais competitivo e democrático: todo mundo que tem um smartphone pode baixar uma infinidade de jogos dos mais variados temas e sair jogando. Para ser um gamer não é mais preciso investir em um console caro ou depender dos Fliperamas. Jogar vem ficando cada vez mais acessível!

game-mercado-jogo-smartphone

Não é atoa que mais de 59 milhões de brasileiros, isto é, 28% da população, jogou algum tipo de videogame em 2016. Seja para passar o tempo, ou como forma de entretenimento, os games caíram no gosto da galera e já fazem parte do dia a dia dos Brasileiros. De acordo com a pesquisa Games Brasil, desenvolvida em parceria pela ESPM, Sioux e Blend, 77% dos gamers jogam no smartphone, a plataforma preferida de 34% dos entrevistados, superando tanto os computadores (30,1%) quanto os consoles (29,9%).

A acessibilidade dos smartphones e o aquecimento do mercado nacional fez com que todo o ecossistema dos negócios em games evoluísse. Hoje é muito mais fácil criar um game de qualidade, e tanto desenvolvedores como pequenos estúdios podem competir por uma fatia de mercado com gigantes como a Nintendo, Sony, Microsoft e EA. O resultado? Games de qualidade, produzidos ou dublados em português, e uma demanda crescente por profissionais qualificados para embarcar nesse segmento. Pra você que curte videogames, taí uma chance incrível de trabalhar com o que ama!

E pra quem pensa em entrar nesse mercado, aí vão duas dicas valiosas:

Android é a plataforma do momento para quem quer se destacar no mercado: 76,2% dos jogadores de games em Smartphones utilizam o sistema operacional Android, seguidos pelo iOS 10,1 e Windows Phone 9,2% (Pesquisa Games Brasil).

Pra quem quer entrar nesse ramo com um baixo investimento, a dica é o curso de Jogos 2D para Android com Unity 5 da Udemy, um curso completo com Unity 5 + C# que te ensinará na prática como criar 5 jogos nos estilos de Angry Birds, Metal Slug e Clash of Clans. Um curso super mão na massa, com 22 horas de vídeos, e repleto de conhecimentos para quem está com vontade de entrar num dos mercados mais divertidos do planeta!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

1 Comentários

Rodrigo Bittencourt Pimenta
1

Adorei o artigo!
Super recomendo o curso de Jogos 2D para Android usando o Unity 5 que tu mencionou. Ja fiz boa parte dele e o instrutor explica muito bem e sempre auxilia quando temos dúvidas.
No mais, parabéns pelo artigo!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">