Réguas de tomadas avançadas para racks (PDUs). Monitore e controle energia em data centers!

Um desafio constante de empresas que gerenciam Data Centers, é a busca de soluções para proteção, gerenciamento e redução de custos com energia. Sabemos que a rede elétrica acaba não colaborando muito e acabamos buscando equipamentos que possam nos trazer mais segurança e que evitem gastos adicionais com manutenção.

Hoje vamos explicar um pouco mais sobre réguas de tomadas para rack que podem trazer funções avançadas de controle, medições de temperatura e umidade para auxiliar no gerenciamento de data centers.

PDU-06

As réguas de tomadas para rack também são conhecidas como PDU (Power Distribution Unit) e são equipamentos imprescindíveis para obter um bom desempenho na distribuição de energia em servidores.

Confira abaixo os tipos de PDU para rack mais encontrados no mercado.

PDU básica

Distribui energia para vários pontos sem recursos especiais ou funcionalidades.

pdu-basica-01

PDU com medição

Permite configurar o equipamento de modo que o sistema nunca sofra sobrecarga. O monitoramento pode ler corrente, tensão, potência e consumo de todos os equipamentos conectados a uma PDU.

Se o usuário optar por usar sensores adicionais, medirá também outras grandezas, como temperatura e umidade.

pdu-medicao-01

PDU com medição e comutador

Oferece os recursos das PDUs com medição e adiciona recursos de controle remoto, permitindo que os administradores acionem o equipamento remotamente e altere o estado de cada tomada da PDU. Geralmente oferece uma interface web onde você pode verificar as medições feitas e controlar as tomadas através dos protocolos TCP/IP, UDP, HTTP, HTTPS, SSL, SMTP, DHCP, NTP, DNS, auto sense, Ping e Telnet.

Alguns modelos específicos de PDUs podem desligar tomadas automaticamente em caso de sobrecarga de energia, desligando apenas a saída onde a sobrecarga foi identificada, protegendo o sistema como um todo. Há também a emissão de relatórios gerenciais, incluindo consumo, carga, custo de consumo, emissão de CO2, dentre outros. Assim, os gerentes de TI otimizam o uso de energia sem alterar a confiabilidade do data center, economizando no consumo diário.

pdu-medicao-comutador-01Formato de PDUs para racks

Medida de Rack-01PDU para rack padrão pode ter o tamanho de 1U ou 2U. Por outro lado, há PDUs de 0U que podem ser instalados verticalmente na lateral do rack, otimizando o espaço.

Há também PDUs que se encaixam no espaço “morto” na parte superior e inferior de certos gabinetes de rack padrão. O uso desse tipo de PDU exige aplicação de racks apropriados.

Cada situação exigirá uma PDU para rack adequada à necessidade do ambiente, tanto em relação às funções, quanto ao formato. Com as dicas e informações acima com certeza a escolha será mais assertiva.

Tem interesse nesta forma de proteção e controle de Data Centers?

Convidamos você a conhecer a Aten, uma das empresas multinacionais líderes em KVMs e gerenciamento de data centers. Entre em contato com o Grupo Discabos, distribuidor oficial no Brasil, e saiba mais: discabos.com.br/aten.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!