Usando o Microsoft Management Console (MMC) no Windows 10

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá, pessoal!

Hoje gostaria de passar aqui uma ferramenta muito útil, usada pelos administradores de sistemas ou redes, que também está inclusa no Windows 10.

Esta ferramenta é o Microsoft Management Console (MMC). MMC é um console que gerencia e organiza as ferramentas administrativas da Microsoft (snap-ins) dentro de apenas uma ferramenta de framework e que são mais comumente usadas no dia a dia dentro de uma organização.

Aqui neste tutorial estarei utilizando uma VM com o Windows 10 Professional em inglês, mas acredito que não será difícil acompanhar também na versão em português.

Para acessar esta ferramenta, iremos digitar mmc na caixa de pesquisa do assistente virtual Cortana localizado na barra de tarefas. Aparecerá no topo a ferramenta que queremos usar conforme é mostrada na imagem a seguir. Caso esteja oculta a caixa de pesquisa, no menu Iniciar poderá clicar em Executar e digitar mmc seguido da tecla <Enter>.

MMC13

Ao clicar no mmc, abrirá uma caixa de diálogo pedindo permissão para executar, então clicaremos em Yes/Sim.

MMC12

Ao abrir o console de gerenciamento, iremos reparar que está vazio. É aqui onde iremos organizar nossos snap-ins (ferramentas administrativas) para seu uso.

MMC

Para adicionar os snap-ins, iremos clicar no menu File (Arquivo) e clicar na opção Add/Remove Snap-in (Adicionar/Remover Snap-in).

MMC11

Abrirá a janela para selecionar os snap-ins que queremos em nosso ambiente de gerenciamento. Aqui iremos selecionar, por exemplo, o Computer Management (Gerenciamento do computador) e clicaremos em Add > (Adicionar).

MMC10

A maioria destas ferramentas, como aqui no caso do Computer Management, abrirá uma janela questionando se esta ferramenta será utilizada para o computador local ou outro computador da rede. Aqui iremos selecionar no computador local e em seguida clicaremos em Finish (Terminar/Finalizar).

MMC9

Colocaremos agora, como exemplo, o Disk Management (Gerenciamento de Disco) e clicaremos em Add (Adicionar).

MMC14

Também como na ferramenta anterior, irá abrir a janela questionando se será utilizada no computador local ou em outro computador e então clicaremos em Finish (Terminar)

MMC8

Da mesma forma como nas outras duas ferramentas anteriores, ao selecionar a ferramenta de políticas de grupo, abrirá a janela para selecionar qual computador ou diretório que será aplicada a política de grupo.

MMC7

Ao terminar de selecionar todas as ferramenta que serão utilizadas, as mesmas aparecerão na coluna referente aos snap-ins selecionados.

MMC6

Poderemos salvar para que possamos utilizar este mesmo ambiente novamente em outros dias e também utilizá-lo em outro computador. Para isso, clicaremos no menu File (Arquivo) e depois clicaremos na opção Save As… (Salvar Como).

MMC5

Na janela de Salvar Como, coloco o nome do ambiente de gerenciamento criado e selecionamos o diretório que queremos salvar. Aqui no caso, iremos salvar no Desktop (Área de Trabalho) e depois clicaremos em Salvar.

MMC4

Se fecharmos nosso console de gerenciamento e ir na área de trabalho e abrirmos este arquivo salvo, iremos reparar que o ambiente que criamos estará pronto para o uso, contendo todas as ferramentas necessárias.

Com o ambiente aberto, como exemplo, iremos dar um duplo clique no Computer Management (Gerenciamento do Computador).

MMC3

Iremos notar que as opções de gerenciamento de computador apareceram na mesma janela do console de gerenciamento.

MMC2

Dando, por exemplo, um duplo clique em Storage (Armazenamento), na mesma janela do console aparecerá as unidades de armazenamento para gerenciarmos. Exemplo: formatar, alterar a letra da unidade, converter o formato da partição e redimensionamento.

MMC1

Acredito que esta ferramenta de gerenciamento seja bastante útil para profissionais de TI que queiram organizar e manter todas as ferramentas de gerenciamento em um só ambiente.

Espero ter ajudado e até breve.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">