Como abrir e usar o MMC (Console de Gerenciamento Microsoft)

Neste artigo gostaria de apresentar uma ferramenta muito útil usada pelos administradores de sistemas ou redes, que também está inclusa no Windows 10. Esta ferramenta é o Microsoft Management Console (MMC) – mmc.exe.

1. Para que serve o Console de Gerenciamento Microsoft?

MMC é um console que gerencia e organiza as ferramentas administrativas da Microsoft (snap-ins) dentro de apenas uma ferramenta.

Você usa o Console de gerenciamento Microsoft (MMC) para criar, salvar e abrir ferramentas administrativas (consoles), que gerenciam hardware, software e componentes de rede do seu Windows através de uma única interface. Veja abaixo um passo a passo de como abrir e usar o mmc.exe.

Aqui neste tutorial estarei utilizando uma VM com o Windows 10 Professional em inglês, mas acredito que não será difícil acompanhar também na versão em português.

2. Como abrir o Console de Gerenciamento Microsoft?

Para acessar esta ferramenta, iremos digitar mmc no Executar do Windows (WIN + R) e pressione <Enter>. Você pode abrir o MMC também via CMD e no PowerShell, neste caso, basta abrir e também digitar mmc e pressionar <enter>.

Como usar o MMC no Windows

Ao clicar no mmc, abrirá uma caixa de diálogo pedindo permissão para executar, então clicaremos em Yes/Sim.

Como usar o MMC no Windows

3. Como usar o MMC

Ao abrir o console de gerenciamento, iremos reparar que está vazio. É aqui onde iremos organizar nossos snap-ins (ferramentas administrativas) para seu uso.

Como usar o MMC no Windows

Para adicionar os snap-ins, iremos clicar no menu File (Arquivo) no MMC e clicar na opção Add/Remove Snap-in (Adicionar/Remover Snap-in).

Como usar o MMC no Windows

Abrirá a janela para selecionar os snap-ins que queremos em nosso ambiente de gerenciamento. Aqui iremos selecionar, por exemplo, o Computer Management (Gerenciamento do computador) e clicaremos em Add > (Adicionar).

Como usar o MMC no Windows

A maioria destas ferramentas, como aqui no caso do Computer Management, abrirá uma janela questionando se esta ferramenta será utilizada para o computador local ou outro computador da rede. Aqui iremos selecionar no computador local e em seguida clicaremos em Finish (Terminar/Finalizar).

Como usar o MMC no Windows

Colocaremos agora, como exemplo, o Disk Management (Gerenciamento de Disco) e clicaremos em Add (Adicionar).

Como usar o MMC no Windows

Também como na ferramenta anterior, irá abrir a janela questionando se será utilizada no computador local ou em outro computador e então clicaremos em Finish (Terminar)

Como usar o MMC no Windows

Da mesma forma como nas outras duas ferramentas anteriores, ao selecionar a ferramenta de políticas de grupo, abrirá a janela para selecionar qual computador ou diretório que será aplicada a política de grupo.

Como usar o MMC no Windows

Ao terminar de selecionar todas as ferramenta que serão utilizadas, as mesmas aparecerão na coluna referente aos snap-ins selecionados.

Como usar o MMC no Windows

Poderemos salvar para que possamos utilizar este mesmo ambiente novamente em outros dias e também utilizá-lo em outro computador. Para isso, clicaremos no menu File (Arquivo) e depois clicaremos na opção Save As… (Salvar Como).

Como usar o MMC no Windows

Na janela de Salvar Como, coloco o nome do ambiente de gerenciamento criado e selecionamos o diretório que queremos salvar. Aqui no caso, iremos salvar no Desktop (Área de Trabalho) e depois clicaremos em Salvar.

Como usar o MMC no Windows

Se fecharmos nosso console de gerenciamento e ir na área de trabalho e abrirmos este arquivo salvo, iremos reparar que o ambiente que criamos estará pronto para o uso, contendo todas as ferramentas necessárias.

Com o ambiente aberto, como exemplo, iremos dar um duplo clique no Computer Management (Gerenciamento do Computador).

Como usar o MMC no Windows

Iremos notar que as opções de gerenciamento de computador apareceram na mesma janela do console de gerenciamento.

Como usar o MMC no Windows

Dando, por exemplo, um duplo clique em Storage (Armazenamento), na mesma janela do console aparecerá as unidades de armazenamento para gerenciarmos. Exemplo: formatar, alterar a letra da unidade, converter o formato da partição e redimensionamento.

Como usar o MMC no Windows

Acredito que esta ferramenta de gerenciamento seja bastante útil para profissionais de TI que queiram organizar e manter todas as ferramentas de gerenciamento em um só ambiente.

Espero que este conteúdo tenha ajudado você a montar seu console de gerenciamento do Windows através do MMC (Microsoft Management Console).

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


5 Comentários

Juan Cueva
2

No meu diz que nao e possivel criar novo documento quando temto abrir o “mmc”. Gostaria de uma ajudinha. Obrigado

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!