15 competências que esperamos dos profissionais de TI

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Olá, leitores!

Já tenho mais de 25 anos em TI e posso lhes afirmar: por mais que a tecnologia evolua e tenhamos muita coisa nova para aprender, precisamos sempre lembrar de se lembrar e nunca esquecer que o Peopleware é fundamental.

Para que consigamos atender bem nossos clientes internos e externos nós, profissionais de TI, precisamos de 15 competências em nossa vida e currículo. Vamos a elas:

  1. Liderança: Desenvolva a capacidade intrínseca de influenciar outros, pois assim você conseguirá ter uma boa liderança. Não espere ser promovido a uma posição de gestão para assumir a postura de líder.
  2. Confiança: Quando você se prepara diligentemente e tem as informações coletadas adequadamente, sua forma de transmitir fará a diferença. Tenha segurança ao falar e, por conseguinte, suas informações serão confiáveis.
  3. Visão: Olhar além da sua própria rotina e ser capaz de sugerir melhorias nos processos da sua área e de outros, entendendo o impacto nos resultados da empresa.
  4. Espirito de equipe: Ofereça ajuda aos colegas mesmo quando não for solicitado, mostrando disposição em servir.
  5. Maturidade: consegue resolver conflitos sem gerar novos conflitos, agindo com serenidade e boa vontade.
  6. Integridade: faz o seu trabalho sem prejudicar ninguém, não puxa o tapete dos colegas e nem é ambicioso ao ponto de roubar ideias dos colegas.
  7. Visibilidade: seja o primeiro a se oferecer para novos desafios, levante a mão e deixe claro que você deseja aquele projeto. Assuma o risco de se expor… O não você já tem.
  8. Empatia e otimismo: reconheça as entregas bem feitas dos profissionais ao seu redor mesmo que você não seja o chefe delas, crie laços e seja uma pessoa otimista diante das pressões.
  9. Paciência: não tenha pressa em subir na empresa, é preciso tempo para que a empresa conheça suas habilidades. Continue entregando um bom trabalho.
  10. Avaliações: sua carreira está em suas mãos, por isso leve a sério todos os feedbacks e avaliações de desempenho que receber ao longo da sua vida profissional. Receba cada sugestão ou crítica como uma oportunidade de melhoria.
  11. Experiência: conhecimento técnico é importante principalmente para quem lidera uma equipe, mas passar pelos desafios e oportunidades trará experiência. O famoso know-how prático que ninguém consegue da noite para o dia.
  12. Networking: Uma rede de contatos é ótima fonte de informações e conhecimentos, não esqueça de fazer sua parte nessa troca e passe informações relevantes e que não firam a ética.
  13. Dedicação: Isso não quer dizer morar na empresa, mas todo gestor consegue perceber quando um funcionário é dedicado ao que faz. Se suas entregas possuem qualidade, seu interesse em anotar ideias, compartilhar experiências e projetos que possam fazer diferença na rotina da empresa.
  14. Desenvolvimento: Não pare de estudar, conhecimento é sempre importante. Quando você coloca de forma clara suas metas de carreira, observe se tem colocado a preparação como parte do seu plano de desenvolvimento.
  15. Caráter: Deixei esse ponto por último, pois nada que falamos acima tem sentido sem termos coerência em nossas entregas. Não basta prometer, é preciso entregar. Então assumir uma posição ou função nova, precisa de uma avaliação cuidadosa. Se você tem dúvida se conseguirá ter um bom desempenho é melhor recusar e falar a razão da sua negativa.

De que adianta tantas certificações e titulações se a comunicação não fluir e nosso cliente vive reclamando que não o atendemos bem?

Fica aqui essa lista para você fazer uma autoavaliação e desenvolver as competências que precisar. Elas são antigas e ainda assim muito atuais. Bom desenvolvimento!

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Renata Lopes

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Renata Valéria Lopes. Profissional com mais de 20 anos na área de Tecnologia da Informação. Graduada em Processamento de Dados, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas com Coaching. Leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.


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