A Cloud está “cobrindo” rapidamente o universo corporativo

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O modelo de Cloud Computing (Computação em Nuvem) está cobrindo rapidamente o universo corporativo devido a sua capacidade de armazenar e gerenciar quantidades imensas de dados, criar ambientes computacionais muito mais seguros e escaláveis a partir de um custo muito menor do que a computação tradicional.

Nesse cenário, o mais indicado para os profissionais de TI é encarar as mudanças face to face: ou seja, com planejamento, bom senso e, principalmente, conhecimento técnico o suficiente para aproveitar todas as oportunidades que essas mudanças têm para lhes oferecer.

O avanço da Cloud no mundo dos negócios

Cloud Computing é inegavelmente um fenômeno que se instalou no universo corporativo, tendo potencial para transformar os modelos de negócios das empresas, otimizar seus processos operacionais e possibilitar a escalabilidade de seus serviços e/ou produtos.

Por que, então, muitas empresas estão relutantes ou se recusam a adotá-la?

Sim, ainda tem muita empresa por aí fazendo backup em fita

Sim, ainda tem muita empresa por aí fazendo backup em fita

Gartner afirma que até 2020, uma política corporativa de “No-Cloud” será tão rara quanto uma política de “No-Internet” nos dias atuais. Logo, para que esse cenário seja gradativamente modificado, a presença do Profissional Cloud é decisiva no processo de transição dos modelos tradicionais de gestão e armazenamento de arquivos para a nuvem.

Quando a economia vai parar nas nuvens

Podemos afirmar que não existe desaceleração no movimento da nuvem, já que ela se tornou não apenas um alternativa para armazenar e processar informações de forma mais eficiente, mas sim uma ferramenta de consolidação de novos negócios – que muitas vezes funcionam exclusivamente na internet.

Progressivamente, Cloud Computing vem promovendo alterações e rupturas nos modelos corporativos tradicionais. Ela vem sendo legitimada pelas empresas como uma estratégia institucional, haja vista que esta tecnologia traz diversos benefícios como redução de custos operacionais, aumento da produtividade e maior segurança das informações, todos esses requisitos obrigatórios para qualquer empresa que queira se manter competitiva hoje.

Como aproveitar a Cloud para impulsionar o crescimento dos negócios?

Essa pergunta foi e está sendo respondida por meio das experiências de sucesso das inúmeras corporações que começaram a fazer uso extremamente criativo dessa tecnologia, além daquelas que tem lucrado muito com o fornecimento de serviços de infraestrutura de TI em nuvem.

Para entender melhor, vamos ver um exemplo prático.

Há alguns anos era praticamente inconcebível a idéia de que a nuvem permitiria a “desmaterialização” das empresas. Contudo, uma das maiores empresas de transporte de pessoas atualmente não possui veículos – sim, estamos falando do Uber.

Airbnb, não possui quartos, mas detém uma das maiores listas de locais para alugar, funcionando como uma rede social. O Facebook é mundialmente conhecido pelo seu conteúdo online, porém, não produz nenhum conteúdo. Já a Netflix é um outro exemplo de empresa que foi concebida e tem suas aplicações sendo executadas na nuvem.

Também encontramos em um artigo publicado na Revista Época, o relato do sucesso da cloud em empresas mais tradicionais como a Boehringer Ingelheim, Visa Vale e o laboratório suíço Roche.

De olho nesta tendência, muitas empresas como a Vivo, VMware e Huawei estão concentrando seus esforços para oferecer uma série de serviços de Cloud Computing para pequenas, médias e grandes empresas, estabelecendo uma batalha com gigantes como Amazon e a Microsoft.

Ainda de acordo com o IDC, as empresas: Dell Technologies, Hewlett Packard Enterprise, Cisco, Lenovo, Huawei, NetApp e Inspur versam como os maiores fornecedores de infraestrutura de nuvem mundial, e suas receitas vêm se mostrando crescentes.

Assim, a medida que ocorre este avanço da nuvem nas corporações e no campo profissional, torna-se mais nítida a necessidade do Profissional Cloud.

Isso porque toda essa transição exigirá um planejamento diferenciado e, o profissional que não acompanhar essa nova realidade de transformação digital, correrá sérios riscos de que essa cobertura da nuvem acabe por deixá-lo no “limbo”.

Por outro lado, o profissional de TI que investir em formação técnica e se tornar um Profissional Cloud certamente poderá desfrutar de diversas oportunidades que o mercado tem a oferecer e, dessa forma, se tornar mais um protagonista desta transformação.

Pense nisso! :)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Sandro Rodrigues

Mais artigos deste autor »

Trabalha com Infra estrutura desde 2002 quando começou a atuar com sistemas Linux e segurança da informação, em 2004 iniciou um projeto como empreendedor e desde então atua no seu próprio negócio que hoje é responsável pela Infra estrutura de várias empresas em Florianópolis. Em 2014 iniciou o projeto CONACLOUD – Congresso Online sobre Cloud Computing e embarcou em um aprofundado estudo sobre a plataforma OpenStack. Hoje é certificado em administração de sistema OpenStack pela Red Hat e fundou uma outra startup de treinamentos online de Cloud Computing chamada Cloud Treinamentos.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">