A importância da tecnologia nos negócios para atrair clientes

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Ela está tão inserida no nosso cotidiano, que as crianças hoje antes de tirarem a identidade, já possuem conta de e-mail e perfil nas redes sociais. Inegavelmente a tecnologia virou item de primeira necessidade. Quem não respira aliviado ao chegar em qualquer lugar e ver uma plaquinha escrita WI-FI, que atire a primeira pedra.

No mundo dos negócios a tecnologia mais do que nunca ocupa lugar de destaque. Nada se faz numa empresa sem o uso dela. Antes restrita as áreas administrativas, ela avança em todas as áreas, por mais simples que seja a atividade. E antes que o empresário pudesse se dar conta, a tecnologia começou a determinar seu sucesso com o cliente.

tecnologia-empresas-vendas-clientes

A velocidade em que as pessoas se comunicam e trocam informações, impactam seus negócios. Se antes as empresas investiam apenas em desktops e notebooks para acesso aos sistemas, hoje ela precisa se preocupar em ser responsiva. Ou seja, seus sistemas precisam ser acessíveis por tablets e smartphones pelos seus funcionários e clientes. Afinal a rapidez na resposta ao cliente faz toda a diferença.

Se você tem um negócio físico estabelecido e não tem um site, está na hora de criar. Ter presença na grande rede mundial é a base da sua relação com o cliente. Se ele não digitar seu nome num buscador e não encontrar sua empresa online, esqueça a venda. Em uma palestra com compradores de grandes empresas, todas falaram que buscam seus fornecedores no Google. Se a empresa não tem um site básico de contato, eles retiram da lista de possíveis fornecedores.

Outra tecnologia importante para o mundo corporativo é o e-mail. E por favor, tenha um domínio do seu negócio, usar provedores grátis demonstra que você não tem presença na internet. O e-mail é uma das tecnologias mais utilizadas e importantes de marketing, economiza tempo e dinheiro.

Curtiu?! Não curtiu? Então curta, sim curta as novas tecnologias desenvolvidas para ser um canal de aproximação ao novo consumidor. Empresas de todos os tamanhos e segmentos estão invadindo as redes sociais. Desde as voltadas para negócios, as mais direcionadas ao lazer, todas as redes sociais são alvo de anúncios e compartilhamentos de informações das empresas mais antenadas.

Estar em exposição atrairá seu cliente e pode transformá-lo em fã. Por isso, tenha uma boa estratégia de comunicação, pois qualquer comunicação ruim pode afastar muitos potenciais clientes também. A tecnologia tem um lado maravilhoso, se bem alinhado a uma boa estratégia, mas pode ser um desperdício de investimento e até um grande prejuízo se não for devidamente gerenciado.

Além do que os clientes veem e interagem num primeiro momento, quero destacar o que eles não veem, mas que percebem indiretamente o impacto. São os sistemas de gestão, os já famosos ERPs, que permitem a integração de todas as áreas da empresa, com relatórios de fechamento de mês, faturamento, contábil, fiscal, estoque, etc.

Sonho de 10 entre 10 gestores, os sistemas estão aí para todos os gostos e bolsos e ajudam na hora da tomada de decisão e ajustes nos processos da empresa. Eles podem ser acompanhados de sistemas de gestão eletrônica de documentos (GED), gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e análise de dados (BI). Permitem que diretores e acionistas fiscalizem detalhadamente cada número, fazendo os ajustes que julgarem apropriados a operação do seu negócio.

O governo vem contribuindo com essa rapidez, diga-se de passagem. Vemos a aplicação do Certificado Digital em muitas transações jurídicas, fiscais e contábeis. Com uso do e-CPF e e-CNPJ temos diversos serviços sendo prestados online que permitem as empresas e aos contadores acelerarem e muito seus processos.

Todas essas tecnologias devem contribuir para a automatização dos processos de produção e, por conseguinte, na redução dos custos. Pois, se tem algo que atrai o cliente é um preço competitivo. Não adianta nada investir em tecnologia se o seu custo operacional é alto e reflete no preço do produto ou serviço que você comercializa.

Sejamos realistas: a tecnologia que melhor se encaixa ao seu negócio é aquela que te torna competitivo, reduz o tempo entre a compra e a entrega do produto ou serviço ao cliente, garante a qualidade do que foi comprado e oferece ao cliente toda a comodidade de um clique.

Meu conselho é: escolha as melhores tecnologias para o seu negócio e não tente adaptar o seu negócio as tecnologias.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Renata Lopes

Mais artigos deste autor »

Renata Valéria Lopes. Profissional com mais de 20 anos na área de Tecnologia da Informação. Graduada em Processamento de Dados, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas com Coaching. Leitora compulsiva, blogueira, apaixonada por redes sociais e estudante em constante desenvolvimento, acredita na cooperação, colaboração e compartilhamento do conhecimento como forma de aprendizado.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">