Pesquisa aponta Python como ferramenta mais popular no mercado

Várias pesquisas analisam a popularidade das linguagens de programação e de suas IDEs. O índice Tiobe, o Redmonk e o índice PyPL são os mais famosos. Todos focam nas linguagens de programação mais em voga e são a fotografia viva de como cada linguagem caminha em termos de penetração e adoção no mundo do software.

A novidade fica por conta da última pesquisa da Packt, que apontou o Python como a ferramenta mais popular entre desenvolvedores. A sua pesquisa anual – Annual Skill Up Report, traz as principais ferramentas e IDEs mais utilizadas dentre mais de 4 mil desenvolvedores pesquisados. Além da popularidade das ferramentas, a pesquisa também aponta quais as habilidades de programação mais valiosas do mercado, isto é, as habilidades que refletem nos maiores incrementos salariais (atentar que a pesquisa foi feita com desenvolvedores de todo o mundo).

Python à frente da lista de ferramentas mais populares

O resultado está de acordo com as recentes posições que a linguagem tem alcançado nos principais índices de popularidade. Repare que os índices são atualizados mensalmente. Os dados apresentados aqui são referentes a julho e junho de 2017.

Em julho de 2017, o índice Tiobe aponta as seguintes linguagens como as mais usadas:

  1. Java – 13.774 %
  2. C  – 7.321 %
  3. C++ – 5.576 %
  4. Python  – 3.543 %
  5. C#  – 3.518%

Para o mesmo mês, o índice PyPL apresentou como o seguinte top 5:

  1. Java  – 22.6 %
  2. Python – 16.4%
  3. PHP – 9.1%
  4.  C# – 8.2%
  5.  JavaScript – 8 %

O índice Redmonk, esse de junho de 2017, tem o seguinte pelotão de frente (sem as percentagens):

  1. JavaScript;
  2. Java;
  3. Python;
  4. PHP;
  5. C#;

Em todos os três principais rankings de popularidade, Python aparece no top 5, oscilando entre o segundo e o terceiro lugar. A pesquisa da Packt (acesse o estudo completo aqui) foi a primeira a trazer a linguagem em primeiro lugar, ainda que num ranking de ferramentas/IDEs, e não de linguagens em si. O ranking de ferramentas/IDEs mais populares, segundo a editora é a seguinte:

  1. Python programming language;
  2. The Git software version control system;
  3. Microsoft’s Visual Studio IDE;
  4. Eclipse IDE;
  5. Java programming language;
  6. The Notepad++ code editor;
  7. Linux;
  8. R statistical language;
  9. Docker container system;
  10. Microsoft Excel;

Crescimento do Python e ferramentas mais valiosas

A pesquisa aponta que a linguagem cresceu em popularidade por conta da comunidade altamente engajada e de seu rico conjunto de bibliotecas e frameworks disponíveis. 

Em relação às habilidades e aos salários, a pesquisa também traz outros dados interessantes. O país com o maior salário médio é os EUA, como esperado. De acordo com a pesquisa, o Brasil estaria em quarto lugar, atrás de Reino Unido e Alemanha. 

As ferramentas associadas aos maiores salários foram cinco. São elas:

  • Splunk;
  • Kafka;
  • Hadoop;
  • Chef;
  • Kubernetes;

As três mais valiosas são todas relacionadas à área de big data, mostrando que profissionais da área tem uma boa perspectiva salarial no mercado atual. O salário médio para os desenvolvedores que trabalham com Splunk foi de 100 mil dólares/ano.

A pesquisa conta ainda com outras interessantes estatísticas sobre as tendências e educação tecnológica. Vale a pena conferir!

Vitor Vidal

Mais artigos deste autor »

Engenheiro eletricista apaixonado por eletrônica e desenvolvimento de sistemas de hardware e software. Mestrando em Engenharia Elétrica no CEFET-MG. Produtor de conteúdo e redator na área de tecnologia. Escritor e poeta nas horas vagas.


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!