É feio ter ambição na vida?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Vamos começar explicando o que é ambição: o ato de desejar alcançar algum objetivo específico.

Ressalto a sua importância, pois, ela tem a capacidade de nos impulsionar como um combustível que nos faz sentir vivos e desejosos por realizar os nossos sonhos.

A vontade de ter uma carreira brilhante, formar a própria família, educar os filhos, fazer um intercâmbio no exterior, comprar uma casa na praia, possuir o carro do ano, conquistar a casa própria, sair pelo mundo com uma mochila nas costas a fim de conhecer novas culturas e viver novas experiências tudo isso são exemplos de ambição – são objetos de conquista que se deseja alcançar e traz sentido à vida que se leva.

Tais objetos só são possíveis de serem identificados uma vez que o indivíduo se conheça e saiba claramente qual o seu propósito nesta vida a fim de que possa nortear a sua caminhada na direção certeira.

As habilidades são capazes de restringir as nossas ambições?

Somente se você permitir. Muitas vezes encontrei profissionais que, após décadas de atuação em uma área específica, perceberam que suas carreiras já não lhes davam mais sentido. Sendo assim, suas ambições mudaram naturalmente de direção. Eis onde nasce o dilema “como posso mudar se não tenho as habilidades necessárias para essa nova profissão?” e assim muitos dos meus clientes me procuram para orientá-los a como girar a vela do barco rumo a nova rota que querem para as suas vidas.

É nesse momento que o processo de desenvolvimento pessoal começa a nascer e a mostrar o caminho que eles precisam trilhar. Porque se há clareza e plena consciência desse movimento que se quer dar a carreira, não há falta de habilidade capaz de impedir essa guinada pessoal e profissional. Para isso precisamos apenas identificar como desenvolver essas novas habilidades de maneira consciente, estratégica e com determinação, porque o caminho não será fácil mas vale o esforço de se obter como resultado uma vida feliz e com sentido.

A Ambição movida pela Necessidade de Reconhecimento

Há uma relação direta entre ter ambição e a necessidade de reconhecimento. Começando pelo reconhecimento de si próprio. Nós não buscamos conquistar os objetivos para que somente o outro nos reconheça e valorize, pelo contrário, nos engajamos para provar a nós mesmos que somos capazes, que conquistamos, que fomos maiores do que as dificuldades e, por fim, que àqueles que duvidaram estavam enganados.

Ambição x Ganância – será que é tudo igual?

A ganância é um desejo desenfreado, uma ambição desmedida, onde vale tudo para se alcançar o que se quer, independente dos meios que serão utilizados, o fim acabará por justificá-los. Nesse ponto que mora o perigo, porque quando uma pessoa está imbuída pelo sentimento da ganância, o seu senso crítico e a sua percepção dos limites ficam gravemente comprometidos.

Outra confusão muito comum é acreditar que toda pessoa ambiciosa é fria, calculista e ultrapassa o que tiver pela sua frente sem dó. O que é um grande engano. Uma vez que eu seja alguém que me conheço, tenho clareza das minhas aspirações na vida e sei o que preciso fazer para realizar os meus objetivos eu não preciso abrir mão da minha empatia com os outros e nem calar minhas emoções para realizá-los.

É importante lembrar que somos seres humanos, seres falíveis, portanto, aprender a aceitar isso e me reconhecer como um ser não perfeito me ajuda a ter mais compaixão com o próximo e comigo mesmo. Deste modo, a cada insucesso eu não me puno, mas revejo onde falhei e tento novamente com mais segurança e um novo aprendizado sobre aquela ação.

Como as mulheres lidam com as suas ambições

Assim como toda pessoa que conhece a si mesma e sabe o que deseja realizar em sua vida, as mulheres também possuem suas ambições.

O que ocorre é que nem sempre possuem objetivos esperados pela sociedade em que vivemos – que em sua maioria entende que as mulheres precisam querer casar, ser mãe e viver para o cuidado de seu lar e nada além disto. O que não seria nenhum problema, desde que, este seja o propósito e a escolha de vida da mulher e não algo imposto a ela por alguém.

Muitas mulheres desejam ser bem-sucedidas em suas carreiras, conquistar uma posição de destaque no mercado de trabalho, ter um belo apartamento, viajar, conhecer diversas culturas e para muitas o desejo da maternidade não é uma realidade ou pelo menos não é prioridade.

Assumir e sustentar essas ambições pode lhe custar muitas críticas, julgamentos e até mesmo rótulos injustos e inverídicos.

Por essa razão, ainda presenciamos muitas mulheres omitindo ou tendo dificuldade em assumir as suas ambições por vergonha ou por receio de enfrentar apontamentos julgadores alheios.

Descobrindo a minha ambição – por onde começar?

Seguindo a máxima “CONHEÇA-TE”. É preciso antes de tudo ter clareza sobre quem você é, ter consciência do que lhe motiva na vida, entendendo o porquê de seus desejos e o que obterá em sua vida ao conquista-los. Caso contrário, se essa motivação for vaga ou se nem ao menos souber o ganho que isso lhe trará, a sua ambição facilmente cederá as primeiras dificuldades que enfrentar e você se resignará diante delas acabando por desistir. Como diz no filme Alice no País das Maravilhas: “se não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”.

Transformando ambição em ações práticas

Ao ter conhecimento de si mesmo, sabendo claramente aonde quer chegar no futuro, ficará muito mais fácil dividir sua ambição em metas mensuráveis e começar a traçar a melhor forma de executar e conquistar cada uma delas.

Assim sempre estará evoluindo como pessoa e a sua vida terá um sentido claro e valerá ser vivida diariamente a cada novo amanhecer.

Minha dica é refletir sobre as seguintes questões:

  • O que lhe falta hoje que, caso obtivesse, faria a sua vida mais feliz, por quê?
  • Por que ainda não conquistou isto que tanto deseja?
  • A vida está lhe cobrando um preço baixo ou alto pela falta disto?
  • O que está disposto a fazer desde já para diminuir esse preço e conquistar o que tanto quer?
  • Quando dará o primeiro passo?

Conclusão

Não é feio ter ambição na vida. A ambição é um fator crucial para a gestão da sua vida, não somente da sua carreira.

Ela será a bússola que mostrará o caminho que precisa seguir para atingir cada um de seus objetivos e com isto ter uma vida alinhada ao seu propósito, que faz sentido, que traz vigor e não lhe deixa ser levado pela maré.

Pense nisso e comece desde já a avaliar o seu 2017 e a projetar o seu 2018.

Não esqueça de comentar suas percepções sobre esse tema, terei grande satisfação em lhe responder e a sua dúvida poderá contribuir muito com todos da comunidade.

Sucesso!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Carolina Souza

Mais artigos deste autor »

Especialista em Gestão de Carreira Empresarial, em Gerenciamento de Projetos [PMP] e Engenharia de Requisitos [CPRE-FL] com 14 anos de vivência no mundo corporativo, atua como consultora, palestrante e mentora nas áreas de gestão, liderança, processos operacionais e desempenho de equipes. Colunista de revista e site especializados em TI.


2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">