Será que você tem o perfil do profissional de TI do futuro?

Em que estágio da vida profissional de TI você se encontra neste exato momento? Escolhendo uma carreira para o futuro? Cursando uma faculdade na área de Tecnologia da Informação? Buscando certificações e qualificações?

Se há alguns anos bastava o profissional de TI ostentar em seu currículo o domínio de uma “sapa de letrinhas”, hoje isso já não impressiona recrutador algum. Não se iluda – o conhecimento técnico é muito importante, mas não pode se reduzir somente a esta habilidade.

Um caminho a ser percorrido

A TI “tradicional” vem vivendo seus últimos momentos na era da transformação digital. As habilidades para gerenciar e administrar hardware, sistemas operacionais, implantação de redes e servidores, configurações de software vêm percorrendo o caminho da obsolescência.

Se no passado o mercado valorizava os profissionais que apresentam um perfil extremamente introspectivo e técnico, hoje, o profissional de TI passou a ser um elemento estratégico para o mundo dos negócios.

O mercado em constante expansão, a necessidade de inovação contínua e a velocidade com que produtos e serviços são desenvolvidos e lançados, exigem que o profissional de TI esteja sempre alinhado às últimas tendências, como Cloud Computing, pressionando-o a mudar seu perfil e adquirir novas habilidades, tornando-se assim um Profissional Cloud.

Alguns analistas apontam para 3 tendências modernas: o avanço da inteligência artificial, o poder das plataformas de negócios e as implicações da vida em rede.

A necessidade desta mudança do perfil profissional é crescente, pois, a indústria mundial está incorporando cada vez mais a digitalização e a automação. Tecnologias como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, robótica, Big Data e Cloud Computing estão se tornando cada vez mais comuns.

Para atender a todas estas demandas, o profissional de TI necessitará desenvolver e aprimorar o conhecimento técnico para trabalhar com todas estas tecnologias, selecionando, projetando, desenvolvendo e, principalmente, possibilitando que estas trabalhem em um “único” sistema.

1508431626.216525

Que perfil de profissional de TI a Nuvem demanda?

Tecnologias como Cloud Computing, por exemplo, necessitarão de profissionais com habilidades empresariais e que estejam mais adaptados às necessidades do negócio, que saibam integrar e gerenciar os serviços necessários para cada um deles.

Quer seja tratando da complexidade técnica para a transferência da TI tradicional para os provedores de nuvem, do fornecimento de estratégia tecnológica, da adoção de aplicativos e serviços em cloud, além do relacionamento com os fornecedores destes serviços de nuvem.

Este profissional – denominado Profissional Cloud – deverá estar preparado para administrar e otimizar todas estas tecnologias e serviços, como também do crescente volume de dados gerados e armazenados pelos negócios.

Neste novo cenário da TI, a adoção do modelo de operações “DevOps” será necessária, pois as equipes de desenvolvimento de software deverão trabalhar em conjunto com as equipes de infraestrutura e operações para agilizar, construir, testar e entregar todos os produtos solicitados.

Mas, esteja atento, pois com o avanço tecnológico em todos os segmentos do mercado, o conhecimento técnico deixará de ser apenas uma habilidade inerente ao profissional de TI, tendo em vista que profissionais de outras formações terão um certo domínio dos recursos tecnológicos para desenvolver suas atividades.

Com isso, além das habilidades técnicas, o profissional de TI que queira se tornar um verdadeiro Profissional Cloud deverá desenvolver habilidades comportamentais, tais como:

  1. Visão de negócios,
  2. Gestão de projetos,
  3. Relacionamento interpessoal,
  4. Abertura para inovações,
  5. Resiliência,
  6. Técnicas de segurança,
  7. Flexibilidade e adaptabilidade,
  8. Perfil analítico e multidisciplinar,
  9. Análise de dados, programação e integração de sistemas,
  10. Domínio das tecnologias de Cloud Computing.

Para alcançar esse perfil profissional tão valorizado, faça uma análise do seu perfil atual.

Ele será suficiente para mantê-lo(a) no mercado com uma demanda cada vez maior de novas habilidades? 

Esteja certo de que no centro de todas estas inovações e necessidades está o Profissional Cloud

 

Sandro Rodrigues

Mais artigos deste autor »

Trabalha com Infra estrutura desde 2002 quando começou a atuar com sistemas Linux e segurança da informação, em 2004 iniciou um projeto como empreendedor e desde então atua no seu próprio negócio que hoje é responsável pela Infra estrutura de várias empresas em Florianópolis. Em 2014 iniciou o projeto CONACLOUD – Congresso Online sobre Cloud Computing e embarcou em um aprofundado estudo sobre a plataforma OpenStack. Hoje é certificado em administração de sistema OpenStack pela Red Hat e fundou uma outra startup de treinamentos online de Cloud Computing chamada Cloud Treinamentos.


2 Comentários

Orivaldo
1

Sandro , Bom dia.
Voce esqueceu de mencionar que um profissional com todas essas habilidades , vai ganhar salário mediano e ainda vai para casa , pensando em como melhorar os sistemas e backup , visando ter sempre uma carta na manga em casos de emergência.
Hoje em dia mesmo dando otimos resultados o profissional ainda tem desfasagem grande de salários e ajuda de custos com cursos..

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!