Por que cultivar conexões que você possui é tão importante quanto criar novas

Saiba por que mais importante do que conhecer pessoas novas ao construir seu networking, é continuar cultivando as conexões que você já tem ao seu redor.

Networking são pessoas que estão conectadas a sua rede de contatos e isso inclui parentes, amigos, colegas, especialistas e profissionais que vão preenchendo essa rede.

Conectar-se e conhecer novas pessoas é excelente para você e sua carreira. As pessoas que você vai conhecendo, vão agregando também coisas novas para você e lhe aproximando de novas oportunidades que você nem fazia ideia que poderiam existir.

networking-contatos-profissional-carreira

As pessoas que você conhece e se conecta ao longo de sua vida compõem uma importante rede de relacionamento cheia de habilidades, conhecimentos e experiências dos mais diversos tipos.

A intensidade do vínculo com as pessoas é proporcional à convivência e a relação de confiança que conseguimos criar com essas conexões, isto é, ir além de chamá-las apenas de conexões e conseguir gerar valor nessas relações criadas. Valor de verdade, para você e para as outras pessoas.

Não é suficiente apenas marcar alguns encontros ou trocar cartões para formar uma boa rede de contatos. É ainda pior “usar” ela de maneira fria, pois ela pode fazer muito para você, mas espera que você também possa fazer coisas legais por ela.

O retorno que a rede de contatos consegue lhe dar é proporcional ao que você gera para ela.

Por isso, que nesse artigo quero provocar você a refletir sobre o que vem gerando de valor para a rede de contatos que você formou até hoje. Muito temos ouvido falar sobre a importância de um networking forte e pensamos que precisa-se conhecer o maior número possível de pessoas e que essas pessoas gerem impacto ou sejam “importantes” para aproximar você das oportunidades.

Não é assim que funciona. Diferente das redes sociais online, onde as pessoas compartilham entre si e com todos as coisas, oportunidades apenas aparecem para quem está buscando abrir aquelas portas, ou seja, sua rede de contatos irá aproximar você das boas oportunidades se você realmente mostrar que é uma pessoa de valor e que merece esse tipo de “recompensa”.

Não adianta querer usufruir e sugar de sua rede de contatos se você não tem nada para oferecer para eles ou gerar valor em suas vidas.

Nada adianta sair se conectando ou conhecendo pessoas novas se você não consegue nem conversar de verdade com algumas pessoas que já está conectado hoje. E isso nem precisa ser assim tão estruturado ou complexo.

Você pode, por exemplo, compartilhar artigos com algumas pessoas que você se interessa pelo que ela gosta e está preocupado em lhe ajudar com um pouco mais de conhecimento. Além disso, uma simples dica de um livro que você gostou já pode mostrar também essa sua ligação com seu contato. As próprias redes sociais nos mostram quem conseguiu um novo emprego, quem foi promovido, ganhou um prêmio ou concluiu um projeto especial, etc. Usar essas informações para iniciar uma conversa relevante é muito simples.

E melhor ainda será se você conseguir se organizar para encontrar algumas dessas pessoas. Um almoço, um café, um happy hour. Sempre há um tempinho livre quando a gente quer. O encontro pode ser apenas para bater papo e atualizar um ao outro sobre a vida profissional ou então para pedir uma segunda opinião para algum projeto.

Resumindo, sempre podemos fazer algo pelas pessoas que estão conectadas à nós. Mesmo que simples. E essas pequenas relevâncias criam valor que voltam para nós na mesma intensidade e podem nos ajudar a abrir portas e alcançar oportunidades enriquecedoras.

Sinceramente, sua carreira agradece.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!