Windows PowerShell: Alterando nome do Servidor

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Neste tópico, você aprenderá a alterar o nome de um servidor, com o Windows Server instalado, através do Windows PowerShell. 

Exemplo Prático: 

1. Faça logon com a conta de administrador ou equivalente.

2. Clique em “Ferramentas Administrativas” (ou faça uma busca por PowerShell). Aparecerá vários consoles. Procure pelo console que tem o nome Windows PowerShell. Clique com o botão direito no nome do console e, no menu de opções, selecione “Executar como administrador”, conforme a figura 1.1.

7026342.1.png-550x0

Figura 1.1 – Ferramentas Administrativas – Windows PowerShell

Será apresentado o console host do Windows PowerShell com o perfil do usuário Administrador carregado, conforme a figura 1.2.

8124165.2.png-550x0

Figura 1.2 – Console Host – Windows PowerShell

No console host do PowerShell, vamos criar uma variável chamada $sysinfo, onde a mesma irá armazenar as informações do servidor. Obteremos essas informações por meio do cmdlet Get-WmiObject, que tem como finalidade obter instâncias de classes WMI ou informações sobre as classes disponíveis. As instâncias (ou informações) que obteremos por meio do cmdlet Get-WmiObject serão a do sistema (servidor) e, para isso, informaremos a classe chamada Win32_ComputerSystem. Vamos lá.

3. No console host do Windows PowerShell, digite o comando $sysInfo = Get-WmiObject -Class Win32_ComputerSystem, conforme a figura 1.3 e dê um Enter no teclado.

Figura 1.3 – Console Host – Windows PowerShell

Figura 1.3 – Console Host – Windows PowerShell

Feito isso, a variável $sysInfo irá armazenar as informações do sistema que são obtidas por meio do cmdlet Get-WmiObject, anteriormente explicado. Feito esse armazenamento das informações do sistema, poderemos alterá-las.

Vamos agora alterar o nome do servidor para um novo nome chamado ServerDC1, acessando as propriedades do sistema armazenadas na variável $sysInfo. Primeiro, digitaremos o nome da variável em que está armazenada as propriedades do sistema e, logo após, alteraremos uma dessas propriedades – que no nosso exemplo, é a propriedade do nome do servidor. Usaremos para isso o Rename, que fará a alteração do nome do servidor para um novo nome que informaremos dentro dos parênteses (), logo a seguir. Vamos a prática.

4. Ainda no console host do PowerShell, digite: $sysInfo.Rename(“ServerDC1″) e dê um Enter no teclado. Aparecerá uma mensagem informando que o servidor precisa ser reiniciado para a nova configuração de nome entrar em vigor. Feito isso, digite o comando shutdown /r para forçar a reinicialização do sistema. Aparecerá uma mensagem informando que você escolheu sair, conforme a figura 1.4 abaixo. 

Figura 1.4 – Reiniciando o servidor pelo comando shutdown /r

Figura 1.4 – Reiniciando o servidor pelo comando shutdown /r

5. Clique em Fechar. Feito isso o servidor será reinicializado e a configuração de nome entrará em vigor.

6. Com o servidor reinicializado, podemos confirmar que o novo nome foi aplicado acessando as propriedades de sistema do servidor e procurando pelo campo Nome do Computador, conforme ilustrado na figura 1.5 abaixo.

Figura 1.5 – Propriedades do Sistema - Windows Server

Figura 1.5 – Propriedades do Sistema – Windows Server

Artigo publicado originalmente em diegogouveia.com.br/2017/11/04/windows-powershell-alterando-nome-do-servidor/

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Diego Gouveia

Mais artigos deste autor »

Nascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Microsoft Technical Audience Contributor) e escreve para diversas comunidades técnicas. Atualmente é técnico em Suporte e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.

Acredita que educação a distância é o futuro, pois através dela, podemos aprender com os melhores educadores do mundo e não apenas os melhores de sua cidade.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">