Como encontrar a melhor hospedagem de sites

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Ter um site nos dias de hoje é essencial para qualquer negócio. Seja um site próprio ou site profissional, ter um site é muito importante para a presença na Web. No processo da criação de um site, um dos principais fatores a serem considerados é o serviço de hospedagem de sites. É o serviço de hospedagem que ficará responsável por manter o site disponível para acesso na Internet. Para saber qual é a melhor hospedagem de sites, é importante observar alguns aspectos ao escolher o provedor que ficará responsável por manter o site no ar. Confira alguns dos pontos mais importantes!

Suporte

Seja você um usuário iniciante ou experiente, ter um suporte rápido e eficiente no serviço de hospedagem é algo essencial. Um profissional de TI que já precisou do suporte em serviços sabe a importância de ter um suporte eficaz. Contar com uma equipe que vai resolver o problema com agilidade e evitar dores de cabeça no seu trabalho. O mesmo ocorre com hospedagem de sites. Por mais que você seja um especialista em hospedagem de sites, existem problemas que podem fugir do seu controle. Esses só podem ser resolvidos pelo provedor de hospedagem. São nesses casos em que um suporte de qualidade pode fazer a diferença numa empresa de hospedagem. Por isso, antes de contratar uma hospedagem de sites, compare os provedores nos mínimos detalhes. Verifique os canais de atendimento e a disponibilidade do suporte. Procure também entrar em contato com o atendimento antes mesmo de realizar a contratação. Isto vai servir para ter uma ideia do atendimento que você poderá ter no futuro.

Localização do servidor

Um dos pontos que podem fazer a diferença no tempo de resposta do site, é a localização do servidor de hospedagem. Quanto mais próxima localização do servidor de hospedagem da localização dos visitantes, menor o tempo de resposta do servidor, e consequentemente, maior o desempenho do site. Se você está no Brasil e pretende receber visitantes que moram no país, priorize os servidores com data centers no Brasil. Muitas vezes essa informação não está clara no site da hospedagem, verifique as informações de cada plano, e claro, conte sempre com o atendimento para tirar essa dúvida.

Painel de controle

Embora alguns usuários com mais experiência prefiram gerencia seus servidores e hospedagem através de SSH, ter um bom painel de controle de hospedagem pode fazer a diferença. Um painel de controle intuitivo, fácil de usar e com a interface clara pode agilizar bastante, mesmo para o profissional de TI. Também é importante considerar as funções disponíveis no painel de controle. Ferramentas como Gerenciador de Arquivos, Gerenciador da Zona DNS, Instalador de Aplicações e Instalador de Certificado SSL podem variar bastante de uma hospedagem para a outra. Vários provedores de hospedagem utilizam o cPanel, um painel já reconhecido pela usabilidade e quantidade de recursos. Procure saber se a hospedagem de sites oferece essas ferramentas e tente experimentá-las antes de contratar. São as ferramentas que você deverá utilizar durante todo o período em que vai gerenciar a hospedagem.

Recursos adicionais incluídos

Os provedores competem para oferecer o serviço de hospedagem de sites em sua forma mais simples – um lugar para que o cliente possa hospedar seu site. No entanto, para tornar os planos mais atrativos, são oferecidos recursos adicionais, como uma espécie de cortesia para o cliente. É bastante comum ver as empresas de hospedagem oferecerem alguns adicionais como registro de domínio e SSL grátis na contratação do plano. Embora esses adicionais sejam por tempo limitado – geralmente 1 ano – é algo que agrega valor ao plano no momento de contratação. Apesar do destaque para os recursos adicionais, observe que existem recursos essenciais para um plano de hospedagem. Funções como criação e restauração de backups, criação de contas FTP adicionais geralmente fazem parte dos planos e não exigem custo adicional. Se a empresa de hospedagem cobra por esses recursos, questione o diferencial em relação das empresas que oferecem gratuitamente.

Afinal, qual é a melhor hospedagem de sites?

Além dos fatores listados, a melhor hospedagem de sites pode variar a depender do seu tipo de projeto. O ideal é buscar a hospedagem para o seu projeto em específico – se você quer ter maior controle do seu ambiente ou pretende ter muitos acessos simultâneos, uma hospedagem cloud ou VPS é uma opção mais recomendada do que uma hospedagem compartilhada. Você pode responder uma pesquisa de hospedagem para saber qual é o plano mais indicado para o seu site. Confira também o Melhor Hospedagem de Sites, que faz reviews e análises detalhadas dos provedores de hospedagem mais populares no Brasil.

melhor-hospedagem-de-sites

 


 

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">