O grande mercado de contabilidade e advocacia para o suporte de informática

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Trabalhei por quase 8 anos com suporte de informática, atendendo aos mais diversos tipos de clientes, profissionais liberais, pequenas e médias empresas e usuários domésticos. Atualmente sou contadora formada e entrei para o negócio da família, um escritório de contabilidade que também presta serviços advocatícios.

Decidi escrever esse texto para o portal Profissionais TI para alertar técnicos de suporte de informática da grande lacuna de bons profissionais com alguns conhecimentos específicos que existe no mercado de advogados e contadores.

Mercado de contadores e advogados para Profissionais de TI

Durante o tempo em que trabalhava com informática, eu mesmo dava o suporte para o escritório da família e para outros clientes do mesmo ramo, mas quando mudei de área essa tarefa ficou inviável.

Para minha surpresa tivemos grande dificuldade de encontrar um(a) profissional que conseguisse atender a essa demanda no escritório com o conhecimento necessário.

A boa notícia é que não precisa ser nenhum grande gênio de TI para conseguir oferecer esse serviço, são apenas alguns conhecimentos simples que apresento agora a vocês.

O que é necessário conhecer

Desde 2011, com o lançamento do sistema do PJe (Processo Judicial Eletrônico), os escritórios de advocacia precisam de profissionais que saibam instalar e testar corretamente certificados digitais (A1 e A3), que consigam fazer configurações de segurança (configurar exceções) no Java e que consigam instalar versões mais antigas do Firefox quando necessário.

No começo era mais complicado, o PJe só funcionava em uma determinada versão do Firefox e do Java, ainda era necessário configurar algumas regras para que tudo funcionasse. Hoje está disponível o navegador próprio do PJe (baseado no firefox), só precisar instalar e configurar o certificado digital que tudo funciona.

A maioria dos problemas estão ligados ao certificado digital ou alguma atualização do Java que causou problemas. Quando o profissional não consegue sozinho identificar o problema, existe um suporte técnico que pode auxiliá-lo.

No ramo de contabilidade a demanda é parecida, com o adicional que os contadores por vezes tem algumas dificuldades com programas da área, que são fáceis de resolver por um técnico em informática ao telefone com o suporte, mas pra eles é uma grande dor de cabeça.

Também existem problemas com o acesso aos sites da prefeitura de cada cidade, receita federal e bancos. Entender um pouco de software de emissão de nota fiscal ajuda mas, se necessário, cada programa oferece suporte e você só vai precisar mesmo do seu conhecimento técnico.

Frequência dos serviços

Posso compartilhar com vocês a minha experiência… São clientes que geralmente exigem do seu conhecimento técnico e que o atendimento seja feito no menor tempo possível, mas estão menos preocupados com os custos do serviço.

O profissional pode cobrar um percentual a mais para atender com urgência a essas demandas e terá por muito tempo um cliente que precisa constantemente dos seus serviços e que estão dispostos a pagar muito bem por isso.

Isso sem contar que o profissional terá as demandas normais de manutenção,, tal como reinstalação de sistemas, remoção de malwares, configuração de rede e impressoras, entre outros serviços comuns que todos já conhecem, além da possibilidade de fechar um contrato de manutenção.

Como encontro esses clientes

Ter um site e anunciar os seus serviços (Google Adwords/Facebook Ads/Jornais) é um bom começo, geralmente é assim que o cliente encontra um(a) profissional quando não consegue indicações. Existe ainda a possibilidade de procurar por mídias e sites específicos frequentados por esses profissionais para anunciar os seus serviços especializados voltados para esse mercado.

O importante é estar pronto para quando a oportunidade aparecer, você não deixar escapar, boa sorte e sucesso a todos os profissionais de informática.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Denise Costa

Mais artigos deste autor »

Denise Costa, atualmente é contadora formada e trabalha no escritório de contabilidade chamado Hope Contábil (https://hopecontabil.com/).

Trabalhou por muitos anos com suporte de TI e hoje apenas acompanha a área, mas procura ajudar os profissionais que estão iniciando ou em dificuldade nesse mercado.

Escreve eventualmente para o Profissionais TI e outros grandes portais de informática.

No site da Hope Contábil indica bons treinamentos, como o curso de SPED fiscal e contábil e dicas práticas para quem deseja trabalhar na área de contabilidade.


5 Comentários

Alexandre
1

Interessante o texto, trabalhei durante anos na empresa da família, onde prestava suporte em T.I, como vantagem sabia configurar e instalar tudo quanto é aplicação do governo e softwares específicos da empresa. Sai da empresa para seguir carreira na área de software, anos depois o pessoal da empresa comenta comigo que ninguém é capaz de dar um suporte técnico adequado a empresa, foi onde eu disse que normalmente o pessoal tem o costume de formatar e instalar softwares básicos como Office, a maioria nem vai saber o que é um certificado digital, ou o que é Conectividade Social, Sefip, Caged Etc.

Paulo
2

Percebi essa lacuna, mas um caso específico me fez ter “medo” de advogados.

Uma advogada me contatou a cerca de 3 meses atrás dizendo que não conseguia acessar trt2. Ela digitava diretamente no browser http://www.trt2.jus.br e mesmo retornava servidor não encontrado. Peguei meu celular é joguei trt2 no sabe tudo Google, q retornou trtsp.jus.br.
Perguntei inocentemente para a distinta advogada se por acaso o site pudesse ter mudado de endereço, e fui retrucado com sorriso no canto da boca, ser “impossível” ter mudado e q outros computadores estavam acessando.

Fui nesse outro computador e perguntei para o usuário “como vc acessa o trt2?”. Ela simplesmente joga no Google e clica no primeiro q aparece (trtsp.jus) e diz “tá normal”. Voltei para a advogada e disse q endereço tinha mudado… Ela custou a acreditar e, em resumo, ligou no trt2 para saber se mudou mesmo.

Tem uns q são bons de atender, mas tem esses pro caminho.

Andressa Aparecida Garcia dos Santos
3

Excelente artigo e observações Denise, parabéns!

Sou advogada, mas sempre me dei muito bem com tecnologia e por curiosidade e o famoso “vamos fuçando aqui, procurando os tutoriais ali até dar certo” sempre acabei me virando muito bem para instalar e utilizar certificados digitais, mas aprendi na marra e na necessidade, tendo em vista que vivenciei a transição para o processo eletrônico e na época ainda como estagiária em um escritório de advocacia de médio porte e com uma consultoria de TI terceirizada era desesperador precisar que o certificado digital funcionasse na máquina, requisitar o suporte técnico e depois de horas e horas de trabalho perdido o técnico nos dizer que não tinha conseguido ou que funcionada em um sistema eletrônico e no outro não, porque embora de fácil instalação é preciso se atentar ainda para uma série de requisitos técnicos exigidos por cada sistema eletrônico, sendo que uma mesma máquina de um advogado que atua em todo o território nacional deve estar apta a utilizar adequadamente todos os sistemas judiciais eletrônicos (E-saj, Projudi, PjE, Tucujuris e por aí vai), a não unificação de um sistema eletrônico, infelizmente um problema tanto para a área de TI como para a Jurídica.

Mas, enfim, resumo da ópera: no desespero acabei me debruçando no estudo do funcionamento dos sistemas eletrônicos que o escritório utilizava e a transformei minha máquina na queridinha dos advogados, porque era a única que “funcionava” em todos os
sistemas eletrônicos e, no fim, quando o problema era certificado digital, java e navegador já nem chamavam mais o TI.

Tive a oportunidade de voltar a esse mesmo escritório recentemente e eles continuam com a mesma empresa de TI, porém a empresa atenta as mudanças do mercado jurídico, cada vez mais exigente nesse quesito, já contam com uma pessoa expert nas “necessidades tecnológicas” do advogado e dos escritórios jurídicos.

Aro
4

Fui técnico de informática durante muitos anos e atualmente trabalho como estagiário numa empresa de contabilidade há mais ou menos 6 meses. Nunca tinha trabalhado nesse setor, mas de cara vi como era dificultoso por conta dos sistemas obsoletos e sem qualquer padronização. Fico imaginando como, nos dias de hoje, ainda existirem sistemas baseados em Java ou, como o Prosoft utilizado na empresa, que ainda utilizam controles ActiveX em sua programação. A falta de evolução destes sistemas acaba atrasando o emprego de técnicas mais apuradas na contabilidade, já que uma integração com os sistemas do governo é mais complicada e cheia de “gambiarras”.

Outra coisa que vejo onde trabalho é a falta de sintonia entre o TI e a Diretoria, onde, por conta de pouco conhecimento dos donos do negócio, acham que quase tudo em informática pode se resolver com aquele “jeitinho”, sem qualquer preocupação com normas, planejamentos e projetos. Minha intenção é sair da empresa, me especializar em gerência de TI e me tornar uma ponte entre o técnico e o setor administrativo da empresa, com a missão de não só manter tudo funcionando, mas manter da melhor forma, da maneira mais simples e mais eficiente para reduzir custos e aumentar a produtividade.

No mais, excelente texto.

Edilson
5

Legal esse artigo, atualmente sou Analista de TI de um escritório de advocacia e esses problemas com sites de tribunais são um caos mesmo na vida dos advogados, principalmente os PJes.
Aqui trabalhamos ainda com um ERP desenvolvido em Delphi que atende a necessidade aqui do escritório.
Outro ponto interessante são os robôs automatizados que fazem petições e outras coisas que facilitam a vida dos advogados.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">