Sobre estar preparado para as oportunidades no início da carreira

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Estar preparado para as oportunidades que chegam é vital para que você consiga entrar pelas portas que se abrem para você.

Todos estão cansados de saber que não adianta nós ficarmos parados esperando as oportunidades virem bater à nossa porta e que precisamos correr atrás daquilo que objetivamos para nossa carreira.

Mas também de que adianta ficar buscando a oportunidade perfeita para sua carreira se você não está preparado para isso?

profissional-carreira-crescimento-mercado

É verdade que muitas vezes é difícil fazer planos concretos e traçar objetivos para serem cumpridos de maneira simples e objetiva, pois muitas coisas podem acontecer para mudar os planos da noite para o dia.

Mas não podemos simplesmente deixar ano após ano entrar sem objetivos muito claros para nossa vida pessoal e profissional. Até porque, muitos planos e objetivos que traçamos dependem ainda de outras pessoas, empresas ou até acontecimentos que ficam ainda mais longe de nosso alcance. Às vezes, a própria economia do nosso país faz que todos os nossos objetivos tenham que ser adiados e nosso foco, talvez, alterado.

Só que colocar a culpa em variáveis fora do seu alcance é muito fácil. De que adianta reclamarmos daquilo que não podemos mudar? Ainda mais se recapitularmos o lembrete de que não importa a fase da carreira, as coisas não acontecem da noite para o dia. As próprias oportunidades, no começo, chegam de fontes que nem estávamos esperando.

Com todas essas questões na sua jovem mente profissional é óbvio que o mais difícil sempre serão as escolhas. E para gerar ainda mais ansiedade, descobrimos que as escolhas que tomamos no início da carreira são incrivelmente decisivas e podem mudar totalmente o rumo futuro que sua vida profissional terá.

Ter receio de tomar a escolha certa, portanto, é a coisa mais comum do mundo. Porém, o ponto que eu quero chegar com tudo isso é que há sim um ponto que temos controle: a nossa preparação!

É um raciocínio simples. Para que possamos abrir algumas portas e gerar oportunidades para nossa carreira é importante que tenhamos capacidade de sentar na cadeira, ou seja, capacidade de assumir um desafio e dar conta dele. Já vi casos de pessoas que desejam muito um cargo, mas usavam todo seu tempo livre para desperdiçar em besteiras que em nada lhes aproximavam da oportunidade que queriam e nem lhe preparavam para essa posição.

Conhecimento é algo que ninguém nos tira. Quando deixamos o aprendizado de lado, já estamos dizendo não para oportunidades que ainda nem nos foram oferecidas.

Muito pior do que as oportunidades não chegarem, é elas chegarem e não conseguirmos agarrá-las porque não estamos preparados. Estar preparado para o que virá pela frente, ajudará você a tomar decisões mais inteligentes que terão mais chances de aproximar você de seus sonhos e objetivos.

Resumindo, posso dizer que as coisas costumam chegar quando você menos espera e estar preparado para assumi-las vai depender do seu esforço e sua dedicação. Imagina que ruim se a oportunidade que você tanto sonhou chega até você e você não está preparado para assumi-la?

Pense nisso! :)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">