Por que estudar Agile e quais os melhores cursos online

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Cursos online são ótimas ferramentas para adquirir conhecimento e se sobressair na carreira profissional. Embora muitas vezes não seja uma diferença curricular muito grande (certificações são mais interessantes do ponto de vista de CV), ter os conhecimentos em dia e estar afiado com os conceitos de base de sua área com certeza faz uma grande diferença na evolução profissional.

Além das disciplinas técnicas, a linha organizacional e gerencial também merece atenção na hora de refinar os conhecimentos e, nesse sentido, o tema dos Frameworks Agile e as diversas metodologias ágeis existentes são especialmente importantes para o profissional de TI. Foi pensando nisso que reunimos aqui um compilado dos melhores cursos online na área.

Por que estudar Agile?

Mais do que aprender uma metodologia que esteja em voga, acreditamos que assimilar os conceitos e práticas principais da filosofia Agile agrega habilidades que extrapolam mesmo o contexto profissional. Por se tratar de um conjunto de conceitos e práticas, um framework Agile não se define por uma área de aplicação específica.

A indústria de software foi a pioneira e é onde o tema é mais importante por ter sido o seu berço de nascimento. Mas com pouco tempo de estudo já dá para perceber como algumas práticas fazem sentido na organização pessoal, no planejamento em geral e são extensíveis a praticamente qualquer outra indústria.

Ser um profissional capacitado nos valores Agile certamente nos torna mais preparados para trabalhar em grupo, para lidar com mudanças e saber conviver com incertezas e erros. Assim, estudar Agile é importante, e dado as excelentes opções de materiais e cursos disponíveis, é algo perfeitamente ao alcance.

Antes de simplesmente apresentar a nossa lista de cursos, vale passar duas dicas legais para extrair o melhor do conteúdo Agile:

  • Foco nas características universais mais do que em uma metodologia em si. Em outras palavras, ao invés de se tornar um especialista em uma única metodologia, foque em aprender o conjunto de práticas e valores Agile, extraindo um pouco de cada método. Existem diversos nomes e siglas: Scrum, XP, TDD, FDD, DSDM, dentre outros. Todos eles possuem muitos valores em comum e diferenças importantes. Conhecer o que cada um tem de melhor e saber adaptar o próprio método ágil para cada ambiente é fundamental. Ou seja, use as práticas que as necessidades pedirem, e não as que a sua metodologia preferida prega simplesmente por ser a sua preferida.
  • Extrapole o contexto profissional. Os valores Agile, como adaptabilidade, não ter medo de errar e errar o mais cedo possível, usar processos incrementais e dar valor ao feedback constante, se aplicam perfeitamente à vida pessoal, acadêmica e qualquer coisa que exija um processo de dedicação e organização. Em resumo, estude para se tornar mais ágil e resolver problemas, e não apenas ser um aplicador/defensor do método x ou y.

Tendo em vista essas duas dicas que acreditamos ser importantes, vamos conhecer algumas das melhorias fontes de conhecimentos Agile.

Prepare um bom café e comece a fazer um curso Agile

Prepare um bom café e comece a fazer um curso Agile

Cursos gratuitos disponíveis online sobre Agile

As três grandes plataformas de cursos online são logo de início os principais fontes de cursos Agile e sobre vários métodos ágeis. O Coursera e o Edx são os nossos preferidos devido ao fato de reunirem cursos online e gratuitos das melhores universidades do mundo. O que quer dizer que os melhores professores do mundo estão disponíveis online para ensinar sobre Agile e métodos ágeis.

1 – Coursera

Os cursos do coursera abordam a filosofia Agile, e há também opções sobre ciclo de vida e processos de desenvolvimento de software. Alguns juntam temas diferentes e fazem um interessante mix de ideias, como o primeiro da lista abaixo que faz uma ponte entre Agile e Design Thinking.

A melhor e mais completa opção é a especialização em Agile, que reúne 5 cursos em um único Framework de aprendizado:

Para quem gosta de conteúdo em português, o destaque fica para os 3 cursos que o ITA mantém na plataforma:

2 – Edx

O Edx possui três cursos com foco em Agile:

O curso focado na linguagem Ruby possui dois níveis: Básico e avançado. Além deles, há também um “micromaster”, nome dado pela plataforma a um conjunto de cursos que formam uma espécie de especialização em um dado tema. No caso, trata-se do micromaster em Software Development, com um módulo que aborda os princípios Agile e de gerenciamento de projetos.

Além do Edx e coursera, as plataformas adicionais que sugerimos também já são consolidadas na comunidade de MOOCs, são elas o Udemy e o Skillshare. 

3 – Udemy, Skillshare e PMI

A Udemy é uma plataforma aberta na qual qualquer pessoa ou empresa pode criar um curso e disponibilizá-lo online. Devido a essa flexibilidade, a oferta de cursos é muito grande. No entanto, muitos deles são curtos e abordam apenas aspectos básicos. No tema Agile, existem vários cursos especializados em certificações Scrum e metodologias específicas, como o próprio Scrum, Extreme Programming e outras. 

O Skillshare também possui uma boa oferta de cursos Agile e de variações focadas em ferramentas específicas. Tal como o Udemy, os cursos são mais rápidos e não vão tão a fundo como no Coursera e Edx.

Por fim, uma última alternativa que merece ser citada é o curso de  9 módulos do PMI – Project Management Institute. Com a crescente importância do framework Agile, a renomada instituição que certifica gerentes de projeto em todo mundo lançou também a sua própria certificação Agile, englobando diversas metodologias e conceitos. Além de te preparar para a certificação, o curso é bem completo e tarimbado. O problema nesse caso é o preço salgado.

As opções do Coursera e Edx são de ótima qualidade e GRATUITAS, nossa sugestão é começar por eles. Eventualmente, um complemento no Udemy focado em uma ferramenta que você utilize no dia-a-dia pode ser interessante. No mais, é lembrar que o conhecimento em Agile vem para melhorar a sua capacidade de resolver e lidar com problemas, e não para simplesmente te tornar um aplicador do método x ou y.

Que tal aproveitar e dar uma relida no manifesto ágil original de 2001?

Qualquer sugestão, deixe um comentário. Bons estudos!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Vitor Vidal

Mais artigos deste autor »

Engenheiro eletricista apaixonado por eletrônica e desenvolvimento de sistemas de hardware e software. Mestrando em Engenharia Elétrica no CEFET-MG. Produtor de conteúdo e redator na área de tecnologia. Escritor e poeta nas horas vagas.


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">