Reinstalando ou restaurando Apps nativos do Windows 10 via PowerShell

Olá, pessoal!

Neste tutorial, quero demonstrar como restaurar ou reinstalar aplicativos nativos do Windows 10 que por algum motivo pararam de funcionar ou foram desinstalados acidentalmente.

Neste caso, a ferramenta mais apropriada para isso é o Windows PowerShell, não sendo necessário executar como administrador.

Existem algumas maneiras de executar o Windows PowerShell: clicando com o botão direito do mouse na logo do Windows no canto inferior esquerdo da área de trabalho e clicando com o botão esquerdo em Windows PowerShell. 

installappsnitivos1

Ou clicando nas teclas Windows + R, onde aparecerá a caixa de execução de aplicativos, então digitaremos powershell e clicaremos em OK.

installappsnativos6

Ou ainda no campo de busca do Cortana localizado na barra de tarefas, digitaremos PowerShell e clicaremos com o botão esquerdo do mouse em Windows PowerShell.

installappsnativos7

Ao abrir a janela do Windows PowerShell, digitaremos o comando Get-AppxPackage | Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)\AppxManifest.xml”} e depois apertaremos a tecla Enter.

installappsnitivos2

Agora inicia-se o processo de reimplantação dos Apps nativos do Windows e então aguarde o processo ser finalizado.

installappsnitivos3

Só a nível de demonstração, enquanto a operação de reimplantação está sendo executada, poderemos abrir o menu do Windows e notaremos que aparecerá uma barra nos aplicativos conforme estão sendo reinstalados.

installappsnitivos4

Ao finalizar todos os processos de reinstalação e restauração, o prompt do PowerShell aparecerá e ficará  pronto para novas instruções como é mostrado na imagem a seguir. Como não precisa ser feito mais nada na linha de comando, só precisaremos então fechar esta janela

installappsnitivos5

Não existe aqui a necessidade de reiniciar o Windows, mas também não há nada contra a reinicialização.

Na próximo tutorial pretendo demonstrar como desinstalar os aplicativos nativos do Windows, estes que não possuem a opção de desinstalar no próprio aplicativos

Espero ter ajudado. Até breve!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!