Como ganhar dinheiro trabalhando com TI

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O principal motivo pelo qual as pessoas trabalham é ganhar dinheiro, a verdade é que só trabalhamos por que precisamos de dinheiro, apenas por isso. Eu sei que você vai pensar coisas como:

  • Eu amo o que eu faço!
  • Eu não conseguiria ficar parado…
  • Se você faz o que ama não é trabalho, é prazer…
  • As pessoas precisam trabalhar, precisam se sentir útil…

Estas não são verdades absolutas, são desculpas para justificar o que fazemos, são expressões que usamos para amenizar esta carga de acordar todos os dias no mesmo horário, fazer as mesmas coisas repetitivas, estudar os mesmo assuntos e ver as mesmas pessoas.

dinheiro-mercado-tecnologia-carreira

Por mais que você trabalhe com inovação, criação, você tem que criar e inovar o tempo todo.

Mesmo que você tenha horário flexível e trabalhe conhecendo novas pessoas ou lugares. Você acaba fazendo isso rotineiramente.

E fazemos tudo isso por que precisamos: comer, morar, vestir, adquirir coisas… Então precisamos de renda, “dinheiro”.

Neste momento você pode pensar nas pessoas que já tem dinheiro e continuam trabalhando até morrer. Estas pessoas já estão condicionadas a isso, trabalharam arduamente por muitos anos, então fica difícil mudar este hábito. Não vou entrar no viés filosófico e psicológico desta situação.

Mas e a geração Y, Z, W, H, F, FUC*#$K, ou outra expressão destas que inventam a toda hora. A geração que está sempre acelerada, motivadona, empreendedora… a geração digital?

Esta geração digital nada mais é que uma novidade. Nos últimos anos tivemos uma avalanche de informação, juntando isso com a criatividade humana, faz surgir um milhão de coisas para fazer o tempo todo.

Notou que todos querem criar, inovar, ter idéias… Fazendo uma analogia, é como você descarregar um caminhão de doces para uma criança. A criança vai ficar parada? Claro que não, vai ficar a mil, acelerada, eufórica querendo fazer um monte de coisas e mostrar para todo mundo.

Esta é a super geração digital, que faz 1.000 coisas ao mesmo tempo e aparentemente entrega 1 com valor, mas tem que ser com horário e local flexível. A questão é: quanto tempo vai durar este barato?

E para onde você e a nova geração está direcionando toda a insanidade após doses cavalares de informações? Para ganhar dinheiro é óbvio, ou você acha que realmente alguém quer montar uma startup para mudar o mundo?

Enfim, precisamos de dinheiro, nem que seja para sobreviver em um kitnet ou enchendo o notebook de areia sentado na praia ou em uma cabana na floresta comendo folhas.

E já que gostamos de Tecnologia da Informação, como podemos ganhar dinheiro com isso?

Tendências do mercado para ganhar dinheiro

Para começar, aconteça o que acontecer, nunca leve em consideração as tendências do mercado. Aquelas matérias falando sobre “carreiras do futuro”, “carreiras mais promissoras de TI nos próximos 5 anos”, “carreiras digitais”, “profissões de TI do futuro”, e outras bobagens deste tipo.

E já notaram que estas matérias são sempre respaldadas por alguém importante: “segundo a psicóloga”, “segundo o especialista em neurociência”, “segundo o instituto especializado em recursos humanos de Frankfurt, Harvard, Califórnia, Massachusetts. etc”.

Vocês já pararam para pensar que quem escreveu esta matéria foi um jornalista como qualquer outro, que pesquisou algumas horas o trabalho de outra pessoa qualquer?

Não interessa se esta pessoa estudou em Harvard, não faz a menor diferença. É só uma pessoa com a opinião “dela” sobre determinado assunto, não quer dizer que ela esteja certa.

Para você entender melhor é o mesmo que falarmos sobre dietas:

  • Um renomado, super médico especialista de uma instituição fodástica de um país distante afirma com toda convicção baseado em evidências científicas que devemos comer de 3 em 3 horas e uma dieta balanceada.
  • Um renomado, super médico especialista de uma instituição fodástica de um país distante afirma com toda convicção baseado em evidências científicas que devemos priorizar proteínas e gorduras e comer quando sentirmos fome.
  • Um renomado, super médico especialista de uma instituição fodástica de um país distante afirma com toda convicção baseado em evidências científicas que devemos esporadicamente fazer jejum e adicionar muitas frutas e verduras a dieta.
  • Um renomado, super médico especialista de instituição fodástica de um país distante afirma com toda convicção baseado em evidências científicas que devemos evitar frutas por causa da frutose, comer carnes brancas e evitar comer a noite.

Entendeu que cada um tem sua opinião baseada no seu estudo, isso que estamos falando de médicos com análises clínicas.

Quando falamos de empregos, carreira e previsões estamos falando em jornalistas e especialistas com seus “achismos”, pois, por mais que estudem exaustivamente é impossível prever este tipo de coisa.

A economia muda todo ano, novas tecnologias surgem, novas tendências surgem em questão de meses e podem morrer em semanas.

E a principal falha de todas as previsões tecnológicas: toda previsão sobre tecnologias futuras é baseada em tecnologias, conhecimento e criatividade que existem hoje.

E se no mês que vem surgir algo totalmente inovador que muda todo o rumo e esmaga as previsões?

Algo como o que aconteceu com: Facebook, Instagram, iPhone, Netflix, Spotify, Youtube, armazenamento (SATA, SAS, SSD, Cloud), Infraestrutura toda na nuvem, virtualização, etc.

Nada disso foi previsto com precisão, pois foram criados devido a uma nova tecnologia ou a uma nova maneira de usar tecnologias que já existiam.

Ok, você não acredita em mim e não concorda com nada que eu falei até agora.

Basta você pesquisar o que era tendência 10 anos atrás, ou 5, 3 anos, pesquise o que era tendência no começo do ano passado.

Da uma olhada nos filmes antigos que falavam sobre o futuro, coloque no Google: “como as pessoas do século 19 enxergavam o ano 2000″.

Mas qual a solução então, como ganhar dinheiro?

Se você pretende ser empregado analise o mercado, mas mantenha o foco no que você vem estudando, torne-se um especialista no que você gosta de fazer e faz melhor. Mesmo que surjam novas tecnologias, elas serão baseadas no que já existe, e você sendo um especialista a adaptação é bem mais rápida.

Alguns exemplos para ficar claro e gravar em sua mente:

  • Você é especialista em máquinas virtuais, vai se adaptar facilmente às novas tecnologias de virtualização;
  • Você é especialista em programação, vai conseguir programar em qualquer linguagem que surgir;
  • Você é especialista em projetos, vai ser capaz de gerenciar qualquer tipo de projeto em qualquer tecnologia;
  • Você é especialista em Linux, basta ir se adaptando às novas ferramentas que surgem;
  • Você é especialista em Microsoft: Windows Server 2012, 2016, 2020, então se adaptar ao novo Server ou novo Azure, vai ser mamão com açúcar.

Acho que agora convenci você… O segredo é ignorar estas notícias e manter o foco até virar ninja em algum assunto. Se você for realmente bom em algo, o dinheiro é consequência.

Como ganhar dinheiro com TI

É como Dragon Ball… Quando você acha que acabou, surge um inimigo mais forte e Goku tem que se adaptar e ficar mais forte ainda, ou juntar forças com outros, ou coordenar guerreiros diferentes.

Desculpa se você não entendeu a referência, mas tive que usar.

No próximo artigo completo o assunto falando de empreendedorismo em TI.

“O poder surge em resposta a uma necessidade, não em resposta a um desejo.” Goku

Este artigo foi publicado no meu site Diário de TI. Se você trabalha com TI dá uma olhadinha.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Demian dos Santos

Mais artigos deste autor »

Arquiteto de Soluções com MBA em Segurança, certificado COBIT, ITIL, ISO 20000, tenho mais de doze anos de experiência em Infraestrutura, Gestão de TI, Segurança da Informação e Tecnologia de Negócios. Sendo mais direto, eu resolvo problemas de TI para que eles não afetem o negócio e busco soluções em tecnologia para o negócio gerar mais resultado.


4 Comentários

Carlos Franca
2

Ola Demian, muito bom seu artigo, parabéns, excelente conteúdo, tenho uma pergunta para você, quando uma equipe ou empresa desenvolve um programa ERP, o mesmo precisa de algum certificado ou algo do tipo que seja obrigatório para ser comercializado?

Saulo
3

“Para começar, aconteça o que acontecer, nunca leve em consideração as tendências do mercado.”

Demian, concordo totalmente com a frase acima. Tendências só são tendências, elas ainda não são aplicáveis. O que importa é o que o mercado quer agora! Para o que vir depois a gente faz as adaptações no momento necessário.

Realmente é impossível prever, calcular e fazer planejamento central em toda a economia. A melhor referência em economia e empreendedorismo pra mim é a Escola Austríaca de Economia (www.mises.org.br) que tem uma visão totalmente oposta ao modelo econômico que é aplicado hoje no nosso país e outros lugares e que não tem dado certo.

Gostei da referência a Dragon Ball. É um anime especial pra mim também e que ajudou na construção da minha personalidade.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">