Jornada para a certificação Professional Scrum Master III da Scrum.Org

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá,

Hoje gostaria de compartilhar minha jornada para a obtenção da certificação Professional Scrum Master III (PSM III) da Scrum.Org.

Comecei a trabalhar com Scrum e Agile há aproximadamente 12 anos, como uma alternativa à clássica metodologia Xtreme Go Horse, que foi a realidade dominante da minha carreira profissional durante os 10 anos anteriores.

PSM-I_Assessment_260x450

Lá pelos idos de 2013, eu já era certificado CSM (Certified Scrum Master) da Scrum Alliance e PMI-ACP (a certificação Agile do PMI) quando um colega de trabalho havia comentado sobre a certificação PSM I. Quando vi sobre a certificação, confesso que me senti desafiado e resolvi encara-la. P/quem não conhece trata-se de um exame que:

  • Possui 80 questões, todas em inglês
  • 60 minutos de realização (45 segundos por questão)
  • 85% de acerto p/ passar, ou seja, errar apenas 12 questões de um total de 80
  • Na época gastei 100USD, hoje custa 150USD

Na época, meu material de referência foi somente o Scrum Guide e a base prática que eu já tinha de alguns anos. Embora fosse um exame focado em conceitos, sempre ficava aquela dúvida do “como diz o Guide” versus “como eu faria”, além de não ter total fluência no idioma. Foi bem desafiador e passei com 90% de aprovação. Depois comecei a ministrar alguns treinamentos focados nesta certificação e com o passar dos anos fui indicando uma base mais estruturada para os estudos. Atualmente recomendo:

Depois sempre fiquei pensando em encarar o nível II do exame, mas sempre fui adiando. Seja pelo idioma, seja por julgar que não estava preparado, seja pelo valor. Neste intervalo obtive outras certificações como a Professional Scrum Product Owner (PSPO) e Scaled Professional Scrum (SPS, sobre a qual escrevi um artigo que pode ser lido neste link). 

PSM-II-Badge

Eis que a Scrum.Org fez algumas reformulações em suas certificações e agora a PSM II passaria a se chamar PSM III e foi criada uma “nova” PSM II, tentando buscar um público intermediário entre a PSM I e a PSM III. Resolvi encarar a PSM II em 2016 que trata-se de um exame que:

  • Possui 30 questões todas em Inglês
  • 90 minutos de realização (3 minutos por questão)
  • 85% de acerto p/ passar, ou seja, errar apenas 4 questões de um total de 30
  • Valor de 250USD

Na época não usei material nenhum de referência, fui na cara e coragem e confiando na minha experiência, agora já como empresário e consultor no tema Scrum/Agile. Passei bem apertado com 90% e sem dúvida alguma não é um exame para aventureiros e iniciantes e sim p/ quem já possui alguma “cancha” no assunto, pois tratam-se de questões 100% situacionais onde seu conhecimento em Scrum/Agile deve servir para resolver problemas organizacionais e não só saber qual a duração e quem participa da Daily Meeting. Hoje costumo recomendar o seguinte plano de estudos para quem quer encarar o desafio:

Scrumorg-PSMIII_certification-250_medium

Passada por toda a jornada, resolvi encarar a temida Professional Scrum Master III. Primeiramente algumas informações sobre ela:

  • Pouco mais de 200 certificados no mundo
  • Pouco menos de 10 certificados no Brasil
  • Custa 500USD
  • Material de referência é praticamente inexistente, uma das raras fontes é o blog do Simon Kneafsey, mas para acessar o conteúdo de estudo você deve desembolsar 30EUR.
  • 34 questões, sendo 27 dissertativas e 7 alternativas
  • 2 horas para realização (acredite, você vai utilizar praticamente todo este tempo!!)
  • 85% de acerto para passar
  • Resultado em até 10 dias úteis

Para me preparar para o exame, revisitei alguns livros de cabeceira:

  • Agile Project Management With Scrum do Ken Schwaber (ajudou pouco)
  • The Enterprise and Scrum do Ken Schwaber (ajudou)
  • Gestão Ágil de Produtos do Roman Pichler (ajudou)
  • Scrum Essencial do Kenneth S. Rubin (ajudou muito!)
  • Coaching Agile Teams da Lyssa Adkins (ajudou muito!)
  • Nexus Guide (ajudou muito!)
  • Scrum Guide (sempre ajuda!)

Fiz um resumo destes livros, reforçando alguns pontos e lacunas de entendimento e também paguei os 30EUR para ter acesso ao conteúdo do Simon Kneafsey no link: www.thescrummaster.co.uk/scrum/how-to-pass-the-professional-scrum-master-iii-psm-iii-assessment-from-scrum-org/

Com o material do Simon você se prepara para o tipo de questão que cai no exame, além do feedback dele sobre as respostas. Realizei o simulado duas vezes (tive que pagar 30EUR por cada tentativa), na primeira fiquei com 75% (abaixo do % de aprovação) e na segunda com 88%.

Algo importante, por mais que os livros e o material citado acima ajude, meu mais sincero conselho é que você não encare este exame se você não tiver pelo menos uns 5 anos de experiência prática e algumas “cicatrizes de combate”. Definitivamente não é uma prova para iniciantes e, pelo bem do mercado, NÃO, eu não vou ministrar nenhum tipo de curso preparatório para este exame.

Mas eis que encaro o grande desafio e percebo que:

  • São muitas questões dissertativas para pouco tempo (em média menos de 4 minutos por questão)
  • Tenho dificuldade no idioma, pois todas as respostas devem ser fornecidas em Inglês. Aqui me perdi num processo “macarrônico” de: escrever em Português-jogar no Google Tradutor-jogar no editor de texto-ajustar a tradução-jogar de volta no Google Tradutor p/ ver se faz sentido e colar no exame.

Com isso fiquei com menos de 20 minutos para responder 10 perguntas. Liguei um Xtreme Go Horse para responder as questões restantes e me restou menos de 30 segundos para finalizar o exame. Como o exame é dissertativo, você não obtém o resultado na hora. Mas no meu caso recebi o feedback em 1 dia útil e ele não foi positivo: 80%, ou seja, não passei.

Mas a Scrum.Org passa um feedback de quais tópicos você não foi bem e, coincidentemente, os tópicos em que não fui bem foram justamente as questões finais que respondi com a pressão do tempo. Ou seja, se eu refizesse o exame com uma melhor estratégia de tempo, passaria com certeza.

Após a minha primeira tentativa não bem sucedida, compilei as respostas das questões, reformulei algumas respostas, deixei algumas respostas “prontas” em um arquivo texto e lá vamos nós p/ a segunda tentativa!

Na segunda tentativa eu estava bem mais preparado pois  já tinha algumas respostas pré-formatadas e me sobrou 1 hora e 20 minutos para responder 7 questões mais complexas, onde seria necessária uma dissertação mais profunda. O que pude perceber é o que o exame te testa em 4 dimensões:

  • Conhecimentos básicos (Ex: Por que é importante rodar uma Daily?)
  • Conhecimentos intermediários (Ex: Como Scrum Master de que forma você atuaria em um cenário específico?)
  • Conhecimentos de escala (Ex: Como você ajudaria a montar equipes em escala e o que você levaria em consideração?)
  • Conhecimentos avançados (As piores questões do exame na minha opinião, pois são muito abertas. Ex: Como você identifica e lida com conflitos no seu time?)

Depois desta segunda tentativa, demorou mais 1 longo dia útil e recebi o feedback de aprovação com 91% de acerto! Espero que este artigo o ajude na jornada e o inspire a passar por esse grande desafio!

Abraços e até o próximo artigo

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Vitor Massari

Mais artigos deste autor »

Profissional com mais de 15 anos de experiência em projetos de software. Sócio-proprietário da Hiflex Consultoria, profissional PMP e agilista, acredita no equilíbrio entre as várias metodologias e frameworks voltados para gerenciamento de projetos.
Lema: "Agilista convicto sempre, agilista obcecado jamais"


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">