Por que sua empresa precisa migrar para um ERP em nuvem?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Cada vez mais o mundo dos negócios tem exigido agilidade no que diz respeito à gerência e tomada de decisões nas empresas. A utilização de ERP em nuvem tem sido um dos recursos mais utilizados pelos empresários, pois permite que a gestão do negócio seja feita a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, garantindo um aumento da produtividade, além da liberdade de gerenciar sua empresa de qualquer lugar.

Além dos fatores citados acima, existem várias outras questões importantes que devem ser monitoradas para garantir uma gestão de qualidade, tais como: entrada e saída de produtos, emissão de nota fiscal, controle financeiro, gestão de clientes e fornecedores, análise de desempenho dos profissionais de venda. Muita coisa, não é mesmo? São tantos aspectos que, se você não utilizar um software de gestão, certamente algo poderá deixar de ser feito, e isto pode acarretar em um desvio do foco principal de sua atividade.

erp-saas-software-nuvem-cloud-gestao

Cada vez mais os donos de pequenas empresas precisam obter uma visão holística do seu negócio, algo já comum às empresas de médio a grande porte, mas nem tanto assim aos pequenos, que por sua vez também precisam ter este controle de maneira fácil e clara, principalmente sobre sua saúde financeira. Ter um sistema de gestão empresarial no modelo SaaS permite, a qualquer hora, fazer uma consulta e perceber o andamento das atividades, seja através de um relatório ou gráfico, que te permita obter decisões rápidas e certeiras para o crescimento sustentável do seu negócio. Isso permite que o gestor seja assertivo em suas tomadas de decisões, evitando equívocos e poupando várias horas de análises.

Por que as plataformas ERP em nuvem são o futuro da Gestão de Negócios?

Existem várias opções a serem consideradas quando você contempla custos e implementações. Soluções baseadas na computação em nuvem são bem conhecidas em nosso atual cenário. É provável que a maioria de nós já tenha utilizado uma dessas soluções, como por exemplo o Whatsapp, Facebook, Google Drive ou Dropbox, todos estes oferecem o Software como Serviço (SaaS – Software as a Service), que são aplicativos hospedados em sites da internet, e podem ser acessados a partir de seu computador, celular ou tablet, conectados à internet sem necessidade de instalações quaisquer. E voltando ao mundo empresarial, um ERP com estas características de SaaS, pode ser a escolha perfeita para o que sua empresa precisa.

Quais são os benefícios de uma plataforma de ERP em nuvem SaaS?

Conheça e analise as principais vantagens de se ter um ERP online:

  • Infraestrutura: Com o seu ERP SaaS, você não precisa se preocupar com questões de infraestrutura, como contratação de profissionais especializados ou máquinas de servidores e redes, pois este tipo de solução exige pouco ou quase nenhum planejamento de instalações, todos os equipamentos estão localizados em um moderno data center, com proteção de dados avançada e com muita segurança.
  • Disponibilidade: O fornecedor de SaaS é responsável por manter a solução sempre disponível, gerenciando os servidores, realizando as manutenções de backup e atualizações. Para ter acesso a este serviço, você só precisa manter sua assinatura atualizada e utilizar um navegador da Web para acessar seus dados no ERP.
  • Segurança: As informações valem ouro, armazena-las em nuvem não significa que elas estejam públicas ou disponíveis a qualquer um. Todos os dados são criptografados e armazenados em servidores com várias camadas de proteções contra ataques e vírus. Montar uma estrutura semelhante em um servidor local, seria muito oneroso, e mesmo assim ainda estaria sujeito a assaltos ou desastres naturais.
  • Economia: Normalmente, os custos das soluções fornecidas pelo SaaS são cerca de 20% a 30% menores que uma licença de um software instalável (local). Isso significa que você pode economizar custos ao implementar um ERP.

No mundo dos negócios, a concorrência é acirrada e as empresas procuram encontrar vantagens. Ao adotar uma plataforma de ERP em nuvem (SaaS), sua empresa evita despesas de capital em infraestrutura e passa a investir em inovações, gerando assim outras fontes de receitas.

São diversos benefícios em se utilizar o SaaS para implementar seu sistema ERP, incluindo custo, escalabilidade, inovação e eficiência. À medida que a tecnologia continua a melhorar e os custos de infraestrutura aumentam, mais empresas adotam o SaaS para organizar suas informações.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Vinicius Moura

Mais artigos deste autor »

Vinícius Moura é CEO da UpGestão, aficionado por tecnologia, atuando estrategicamente na entrega de soluções inovadoras que facilitam a gestão empresarial. Formado em Sistemas de Informação e MBA em Gestão de Projetos, começou sua carreira aos 14 anos como desenvolvedor, e ao longo de sua trajetória, especializou-se também em DBA, UX, análise de sistemas e liderança. Apaixonado por suas “mulheres”, aproveita suas poucas horas vagas desafiando-se em suas ultra-maratonas por montanhas afora.


3 Comentários

Ítalo LelisÍtalo Lelis
1

Realmente o ERP em nuvem é uma ótima opção, bastante segura, menos onerosa, de facil acesso, etc. Porém existe um ponto fraco crucial, se não houver conexãocom a internet não há acesso ao software, e como todos sabemos que a internet do Brasil em geral é bastante instável, corre-se um grande risco de se ficar sem o seu ERP essencial para a empresa em momentos que isso não poderia jamais acontecer e acabar atrapalhando a produtividade.

Vinicius MouraVinicius Moura Autor do Post
2

Olá Italo, obrigado pela interação. Concordamos com sua posição e pensando nisso, o módulo de Frente de Loja (PDV) nos o construímos de tal forma que permite trabalhar off-line, ou seja sem a dependência da internet. Além disso, está saindo do forno o módulo de Força de Vendas para funcionar em dispositivos móveis (Smartphones e Tablets) que também funcionará off-line.

Eduardo André
3

Como tudo, há contras e prós, no caso de ter ou não conexão com internet, se for o caso de um servidor que hospede um sistema de vendas, e o aplicativo de vendas for em um dispositivo movel, em caso de perda com conexão não seria de fato um problema em si, uma vez que o pedido poderia ser enviado utilizando-se Wifi, ou pacote de dados, mas em caso de ERP realmente seria de fato um ponto negativo, caso falte energia (na falta de um gerador) e problemas de conexão com internet… contudo, é uma ótimo meio de facilidade.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">