Solucionando problema com a fonte Twain para dispositivos de imagens

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá, pessoal!

Decidi fazer este tutorial, porque recentemente tive um problema com um cliente que utiliza um scanner da Canon para digitalização de documentos, onde o mesmo parou de digitalizar de uma hora para outra, acusando a seguinte mensagem: “Não foi possível abrir a fonte TWAIN. Verifique a conexão com a Internet e reinicie o toolbox.

Para relembrar, “Twain” são drivers de 32 bits utilizados por Scanners para a digitalização de documentos. 

A reinstalação ou atualização do driver do Scanner e de seu software não resolve o problema, então, aqui irei demonstrar como resolver esta questão.

Neste tutorial estarei utilizando o Windows 10 Professional 64 bits.

O primeiro passo a fazer, é localizar a pasta que contém os drivers Twain. Por default, quando se trata de sistema operacional de 64 bits, a pasta com as fontes de dados Twain fica localizada dentro do diretório do Windows, com o nome “twain_32″como é mostrado na imagem a seguir.

Fonte_Twain_1

Dentro da pasta Twain, iremos encontrar uma subpasta com um nome iniciado com CNQ, que no caso aqui é CNQ4210.

Fonte_Twain_9

Ao entrar dentro desta subpasta CNQ4210, iremos encontrar diversos arquivos que são as fontes de dados utilizadas pelos Scanner. Aqui no caso está vazia, pois foi criada esta pasta apenas para esta demonstração.

Então, na barra de endereço onde fica o caminho completo do diretório iremos selecionar o caminho completo e copiá-lo para futura utilização. Para copiar poderá utilizar tanto o comando CTRL+C como o botão direito do mouse e clicar com o botão esquerdo em Copiar.

Fonte_Twain_11

Para a utilização dos drivers Twain, precisamos incluir o caminho do diretório que acabamos de copiar para dentro das “Variáveis de Ambiente”.

Para isso, no campo de busca do Cortana, localizada da barra de tarefas, digitaremos apenas “variávies” e entre as primeiras opções da busca aparecerá “Editar as variáveis de ambiente do sistema”. Existem outras formas de acessar as variáveis de ambiente, mas acredito que esta é a mais prática.

Fonte_Twain_4

Ao clicar em “Editar as variáveis de ambiente do sistema”, irá abrir a janela de Propriedades do Sistema direto na guia Avançado, onde está localização o botão Variáveis de Ambiente.

Fonte_Twain_5

Ao entrar na janela referente as Variáveis de Ambiente, iremos localizar e selecionar a variável “Path” dentro do quadro Variáveis do sistema e em seguida clicaremos em “Editar…”

Fonte_Twain_6

Dentro da janela de edição da variável de ambiente, clicaremos no botão “Novo” localizado no lado direito da janela.

Dentro do quadro de edição, aparecerá um campo, onde iremos colar aquele caminho completo que copiamos anteriormente dos drivers Twain e finalizamos clicando em “OK”.

Fonte_Twain_12

Depois é só fechar todas as janelas abertas e voltar a utilizar o Scanner.

Espero ter ajudado! Caso tenha dúvidas ou queira complementar o conteúdo, use a área de comentários abaixo, Ok?

Até a próxima!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">