A ética e os direitos autorais

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Atualmente, dependendo do círculo com o qual convivemos, diferentes opiniões surgem sobre direitos autorais. Alguns, em sua leve inocência, costumam argumentar que conhecimento deve ser compartilhado, e não armazenado na mente de outrem. Segundo estas opiniões, os downloads e cópias ilegais dos milhares de livros que são lançados diariamente é uma ação humanitária e revolucionária para que as pessoas possam ter acesso à leitura do material. Para eles, esse é o mais correto dos argumentos já abordados sobre o assunto.

Mas, neste caso, eu pergunto: e o respeito? O respeito pelo autor que passou meses trabalhando, suando a camisa para dar à lume sua obra? Todo aquele esforço para criar algo que possibilite a ele expor sua experiência ou ideias, todo o conhecimento acumulado ou descoberto com o passar dos anos e, através disso, oferece-lo ao público?

respeito-profissional-etica-autor-escritor

E o respeito à gráfica, ao(s) editor(es) que trabalharam no livro? E o publicitário ou analista de marketing, e o distribuidor que levou o livro para as lojas? E o dono da loja, os atendentes da loja que estão ali para fazer o processo todo acontecer? Onde fica o respeito a todas estas pessoas que atuam e, muitas vezes, vivem desse mercado?

Deste que me conheço por gente, compro livros. Seja romances, livros técnicos e gestão, quadrinhos ou de história medieval e mitologia (alguns dos meus preferidos), sempre fui a uma livraria ou site para adquiri-los. Não só por que adoro livros e acho maravilhoso ver a infinidade de conteúdo que é gerado diariamente, mas também por que entendo o esforço de quem escreve. E o respeito! 

“Mas Felipe, os livros estão caros! Vi um custando R$ 200!! Isso é justo??”

Olha… Não posso dizer se é justo ou não, mas uma grande opção para você é adquirir eBooks, por exemplo, na Amazon. São rápidos para ter em mãos e, muitas vezes, são a metade do preço. 

“Mas Felipe, eu estou desempregado! Como faço então pra ter acesso a conteúdo?”

A própria Amazon libera planos do Kindle para ler uma infinidade de livros por R$ 19,90 por mês. É um valor bem acessível para quem precisa de conteúdo na mão, sem gastar muito. É fácil, é simples e, principalmente, respeita quem escreveu e gastou seu precioso tempo para disponibilizar a você, caro leitor, um pouco do conhecimento que o autor detém. Ele está, com certeza, compartilhando, mas há um preço

Por fim, deixo uma frase que costumo usar em conversas sobre direitos autorais: todos criticam empreendedores / empresários e autores… Até se tornarem um. Aí quer vender produto, livro, treinamento e tudo o mais, sem lembrar daquele plugin que você usou para baixar o áudio do curso e distribuir pra galera ou buscar em aplicativos Internet a dentro para baixar o livro e mandar no grupo de WhatsApp. 

Por favor. Respeitem quem fornece esse conteúdo, pois, no futuro, pode ser que nem ele consiga mais publicar. Tenhamos ética!

Grande abraço!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Felipe Oliveira

Mais artigos deste autor »

Palestrante, professor, gerente, consultor, Scrum Master e eterno aprendiz. Certificado ASM, P2AF, PSM I, PSPO I, SFC, ITIL V3, COBIT 5.


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">