Cloud Computing: 7 certificações para avançar sua carreira!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Com cada vez mais empresas estão abraçando tecnologias de nuvem como parte central de sua estratégia para inovação e transformação. Não chega a ser uma surpresa que em 2017 o mercado de cloud tenha crescido impressionantes 29%, chegando a movimentar US$ 117 bilhões.

Mas o amadurecimento da nuvem não traz benefícios apenas para empresas! Costumo repetir quase que diariamente para colegas que a cloud é bem mais do que simplesmente o computador de outra pessoa! Gosto bastante da definição do Gartner que diz que a nuvem é um estilo de computação em que recursos de TI escaláveis e elásticos são fornecidos como um serviço usando tecnologias da Internet.

Bem, apesar da nuvem ter um cardápio bastante longo quando o assunto é automação, a verdade é que sempre existirá a necessidade de profissionais qualificados em diversas áreas, desde especialistas nas soluções de grandes provedores de nuvem como AWS, Azure e Google, passando por experts em arquitetura, cibersegurança, governança corporativa de TI, gestão de riscos, continuidade de negócios, dentre outras diversas áreas.

Se você pensa em alavancar sua carreira, esse é um dos melhores momentos para se destacar no mercado. Pessoalmente, sou um grande fã de certificações e considero que, mesmo que uma sopa de letrinhas depois da sua assinatura nunca deva ser pensada como um substituto a experiencia prática, essa é uma excelente forma de adquirir conhecimento, ganhar notoriedade e rapidamente e se qualificar para muitas posições disponíveis no mercado.

Mas qual certificação é a melhor? Essa é uma pergunta bem pessoal que envolve fatores que vão desde a abrangência do conteúdo, o nível de dificuldade do exame, a percepção de valor da certificação no mercado, o investimento necessário e um bom planejamento sobre a rota que você deseja seguir na sua carreira.

Parece muita coisa para decidir agora? Não entre em pânico! Aqui estão 7 certificações de Cloud Computing que certamente são boas opções para qualquer profissional que deseja estar a frente da competição no mercado de trabalho: 

awscert

1. AWS Certified Solutions Architect – AssociateEssa certificação é destinada a profissionais que desempenham uma função de arquiteto de sistemas. Este exame valida a capacidade do candidato de demonstrar real conhecimento sobre como arquitetar e implantar aplicativos seguros e robustos em tecnologias da AWS, incluindo sua capacidade para definir uma solução usando princípios de projeto arquitetônico de acordo com requisitos dos clientes e também como fornecer à organização orientação de implementação com base nas melhores práticas durante todo o ciclo de vida do projeto.

Como se preparar: A própria AWS fornece materiais de estudo e treinamentos oficiais, mas se você gosta de estudar online e não está podendo investir muito, o curso está disponível, e quase sempre em promoção, na plataforma Udemy.

ccsk

2. Certificate of Cloud Security Knowledge (CCSK): Uma das certificações de cibersegurança na nuvem mais reconhecidas no mercado, o CCSK da Cloud Security Alliance é uma excelente opção para profissionais que desejam demonstrar sua competência adquirida através da experiência em segurança na nuvem, demonstrar seu conhecimento técnico, habilidades e capacidade para desenvolver efetivamente um programa holístico de segurança em nuvem alinhado aos padrões aceitos globalmente.

Como se preparar: Um ótimo primeiro passo é baixar o excelente CSA Security Guidance Version 4, fornecido gratuitamente pela própria CSA, que também tem diversos cursos online e seminários

COAcert

3. Certified OpenStack Administrator (COA): Se você ainda não conhece, de forma bem resumida o OpenStack é uma plataforma de computação em nuvem de código aberto, que pode ser usada para criar nuvens públicas e privadas, além de contar com contando com camada de orquestração (gerenciamento através de interface web, API ou CLI). O COA é a única certificação profissional oferecida pela OpenStack Foundation, e foi criado para profissionais com pelo menos seis meses de experiência no gerenciamento e operação de uma nuvem OpenStack.

Como se preparar: Você pode checar os requisitos para o exame na própria página da OpenStack Foundation, onde também estão disponíveis informações sobre opções para treinamentos.

comptiacloud

4. CompTIA Cloud Essentials: Bastante conhecida pelo Security+, a CompTIA também possui uma certificação bem atraente para profissionais que estão começando a desenvolver uma carreira em cloud computing. A certificação CompTIA Cloud Essentials se concentra nos problemas do mundo real e nas soluções práticas da computação em nuvem tanto na visão do negócio quanto na da TI.

Um ponto interessante dessa certificação é que, apesar de abordar adequadamente os princípios da computação em nuvem, ela não tem um foco pesado em aspectos técnicos. Dessa forma, muitos candidatos que fazem esse exame não são da área de tecnologia, muitas vezes trabalhando em posições que tem um foco muito maior no negócio.

Como se preparar: A própria CompTIA fornece bastante material para estudo, além disso já existem alguns centros de educação que fornecem o treinamento aqui no Brasil. Outra opção bem interessante é o guia preparatório do Yuri Diógenes & Manoel Veras que é publicado pela editora NOVATERRA

exin-cloud

5. Exin Cloud Computing Foundation: Outra certificação bastante interessante para profissionais que estão ingressando na área é o treinamento em fundamentos de computação na nuvem da EXIN. Já ministrei diversas vezes o curso oficial e garanto que ele fornece uma visão dos principais conceitos necessários para que você conheça o básico sobre a nuvem. Assim como a certificação da CompTIA, o Exin Cloud Computing Foundation não exige conhecimentos técnicos avançados, o que o torna bastante atraente para profissionais de qualquer área, mesmo não técnicas, ou que estão iniciando sua carreira e querem obter mais conhecimentos sobre a cloud.

Como se preparar: No site da Exin é possível baixar um guia com as informações básicas do exame, e também um PDF simulado da prova de certificação. Aqui no Brasil existem várias empresas que fornecem o treinamento, pessoalmente eu recomendo a DARYUS pela qualidade do material e instrutores, outra boa opção é o pacote do curso e simulados publicados pelo Renê Chiari e Breno Andrade na Udemy.

googlecert

6. Google Certified Professional Cloud ArchitectA Google entende que arquiteto de nuvem é um profissional com um conhecimento profundo da arquitetura em nuvem e da sua plataforma, permitindo que as organizações aproveitem completamente as tecnologias do Google Cloud, além de ser capaz de projetar, desenvolver e gerenciar soluções robustas, seguras, escaláveis, altamente disponíveis e dinâmicas para impulsionar os objetivos de negócios.

Como se preparar: Você pode ver os detalhes do exame na página da Google, lá eles indicam opções de treinamentos online, além de outros recursos como o GCP Essentials e o Cloud Architecture quest.

microsoft-certs

7. Certificações de nuvem da Microsoft: A gigante de Redmond oferece opções bem interessantes de certificação para profissionais de cloud, incluindo a MCSA: Cloud Platform Microsoft Certified Solutions Associate, que exige que os candidatos sejam aprovados em pelo menos dois dos seguintes exames: Exam 70-532 Developing Microsoft Azure Solutions, Exam 70-533 Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solutions, Exam 70-535 Architecting Microsoft Azure Solutions, Exam 70-537 Configuring and Operating a Hybrid Cloud with Microsoft Azure Stack.

Outras opções incluem o MCSA: Linux on Azure e também MCSE: Cloud Platform and Infrastructure.

Como se preparar: A Microsoft conta com uma grande quantidade de centros de treinamento oficiais aqui no Brasil, nos links acima é possível obter informações básicas sobre os exames.

E aí está! São várias opções, adequadas aos diversos tipos de carreira, experiência e bolso! O importante é entender que vivemos um momento singular, onde globalmente existem mais vagas disponíveis do que profissionais qualificados, em outras palavras: Essa é a melhor hora para se planejar e decidir a melhor forma de se preparar para os desafios de um mercado sempre em evolução e cada vez mais exigente!

Publicado originalmente em Blog Claudio Dodt

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Cláudio Dodt - claudiododt.com

Mais artigos deste autor »

Evangelista em Segurança da Informação e Cloud, consultor, instrutor e palestrante, atua na área de tecnologia há mais de 15 anos, exercendo atividades como Analista de Suporte, Analista de Segurança Sr., Security Officer e Supervisor de Infraestrutura e Segurança.

Desenvolveu atividades em empresas brasileiras e multinacionais, tendo participando no Brasil e no exterior em projetos de segurança de diversos segmentos como Educacional, Financeiro, Telecomunicações, Saúde, Agroindústria, Indústria Alimentícia, Naval, Metal-Mecânica e Têxtil.

ITIL® Expert;
Certified Information Systems Security Professional (CISSP®);
Certified Information Security Manager (CISM);
Certified Information Systems Auditor (CISA);
Certified in Risk and Information Systems Control (CRISC);
ISO 27001 Lead Auditor;
ISO/IEC 20000 Foundation;
Information Security Foundation (ISFS) based on ISO/IEC 27002;
Information Security Management Advanced based on ISO/IEC 27002;
CobiT 4 Foundation;
CobiT 5 Foundation;
EXIN Cloud Computing Foundation;
EXIN Certified Integrator Secure Cloud Services;
EXIN Accredited Trainer – (ITIL Foundation; ISO 20000 Foundation, ISFS, ISMAS, Cloud Foundation).

Geek convicto, mergulhador autônomo, amante incondicional da leitura, cinema e dos videogames.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">