Como criar um USB bootável com o programa Rufus

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá, pessoal!

Neste tutorial vou mostrar como usar um programa muito rápido e prático para criar mídias USB Bootáveis: o Rufus.

A diferença deste aplicativo para os outros dos artigos anteriores que fiz, é o fato deste aqui não poder fazer uma mídia USB multibootável (com mais de um sistema operacional no mesmo USB), como pode ser feito nos outros aplicativos. Mas, é outro programa bastante útil para criar um pendrive bootável.

Neste tutorial, usei a imagem ISO da build mais recente do Windows 10. Caso você queira fazer o mesmo, poderá baixar a imagem no site da Microsoft clicando aqui e escolhendo a edição.

Então, com a imagem do Sistema Operacional baixado, o próximo passo é fazer o download do aplicativo Rufus, o qual poderá ser feito clicando aqui

Através do gerenciador de janelas (Windows Explorer), acessaremos no diretório que foi baixado o aplicativo Rufus e então daremos um duplo clique nele para poder executá-lo.

Rufus_01

Após ter dado o duplo clique, aparecerá a janela de Controle de Usuário para podermos dar a permissão de execução do aplicativo, a qual deveremos clicar no botão Sim.

Rufus_02

A seguir, aparecerá outra janela, solicitando permissões para que o aplicativo procure atualizações na internet e então clicaremos em Sim.

 

Rufus_03

Com o aplicativo aberto e com o pendrive plugado, automaticamente o Rufus irá identificar o dispositivo USB que está conectado para ser utilizado. Na seleção de disco de boot, iremos clicar em SELECIONAR para localizarmos a imagem ISO do sistema operacional que iremos utilizar para a criação da mídia.

Rufus_04

Reparem que a imagem ISO do sistema operacional selecionado irá aparecer na seleção de boot e aparecerá a Opção de Imagem que iremos deixar como “instalação padrão do Windows”. Em esquema de ligação deixaremos como “GPT” e sistema de destino como “UEFI (não CSM)”. Em opções de formatação, poderemos definir um nome para o dispositivo. Em sistema de arquivos, foi selecionado como “NTFS”, pois a imagem baixada do site da Microsot, é maior que 4 GB e este tamanho de arquivo não é suportado por Fat32.

Agora é só clicarmos em INICIAR para  começar a criação do dispositivo bootável.

Rufus_05

Ao clicar em INICIAR, antes de prosseguir, aparecerá uma janela avisando que tudo que estiver dentro deste dispositivo será apagado. Se você está certo que é a mídia correta e que já efetuou os backups dos arquivos que lá estavam, basta clicar em “OK” para prosseguir.

Rufus_06

O restante do processo de criação será feito automaticamente e podemos acompanhar através da barra de Status situada na parte inferior do aplicativo. Quando esta barra aparecer totalmente preenchida e escrita PRONTO, poderemos clicar em FECHAR para finalizar o aplicativo. 

Rufus_07

 

Pronto! Agora o dispositivo está pronto e disponível para uso. Lembrando que é possível também usar um sistema operacional que rode diretamente no pendrive, como por exemplo o Linux. 

Caso queiram que crie um tutorial com o Linux executando do pendrive é só avisar.

Espero ter ajudado e até a próxima.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Analista de Sistemas. Há mais de 15 anos trabalhando em consultoria a usuários finais e à empresas.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">