HDMI via IP: distribuindo sinais de áudio e vídeo por IP em empresas

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Cada vez mais o profissional de TI tem sido solicitado para a implantação e manutenção de sistemas que fazem parte de outros segmentos. É comum o cliente que confia no serviço do profissional de TI pedir para ele também instalar sistemas de videoconferência, de segurança, audiovisual ou de comunicação interna. 

Mas, o que era analógico vem sendo substituído por soluções digitais e muitos prestadores de serviço encontram-se “perdidos” entre o antigo e o novo, entre o analógico e o digital.

Para ajudá-los, neste artigo falaremos sobre uma das principais tecnologias para transmissão de sinais de áudio e vídeo por IP e, para isso, usaremos como base a instalação utilizada na sede de nosso parceiro Grupo Discabos.

hdmi-ip-instalacao-rede-audiovisual

Sobre áudio e vídeo por IP

HDMI via IP é uma tecnologia que permite a distribuição de sinais HDMI de alta resolução pela rede IP. Trata-se de um sistema que comprime sinais HDMI para serem distribuídos através do protocolo IP, possibilitando seguir as mesmas possibilidades de um sinal de dados, ou seja, conectar e replicá-lo para vários locais usando switches de rede para distâncias de até 100 metros entre cada conexão – utilizando cabo UTP CAT5e – ou chegar a distâncias muito maiores utilizando um conversor de mídia para fibra ótica.

A principal vantagem em utilizar um sistema de áudio e vídeo por IP é a utilização da infraestrutura de rede que, na maioria dos casos, já está pronta – o que facilita a implantação.

Planejando a distribuição de sinais HDMI de alta resolução pela rede IP

A necessidade

A empresa precisa distribuir sinais HDMI de 3 fontes distintas (Câmeras de Segurança, TV por Assinatura e um Computador) para 5 telas distribuídas ao longo da empresa. Além da instalação de um sistema de áudio para avisos sonoros e fundos musicais.

O projeto resumidamente

Pensando em uma usabilidade intuitiva e nas distâncias, o sistema HDMI via IP MHIR da AV Life foi utilizado para distribuir os sinais de vídeo por possuir opções que facilitam a gestão dos equipamentos.

Foram utilizados 3 transmissores (1 em cada fonte de sinal), 5 receptores (1 em cada TV), 8 cabos HDMIs pequenos (menos de um metro) e cabos de rede.

A parte de sonorização contou com sistemas de áudio por IP da marca WORK PRO, utilizando 3 fontes de sinal (microfone para avisos, fundo musical, player para avisos automáticos) e 6 zonas de alto falantes.

Se você deseja conhecer mais detalhes deste projeto, clique no botão abaixo para baixar um PDF com mais informações sobre como distribuir áudio e vídeo por IP pela empresa.

btn-red-saiba-mais

Acreditamos que ninguém está numa posição extremamente confortável para abrir mão de novos serviços e de recusar dinheiro, não é mesmo? Por isso, vale a pena saber mais sobre esta tecnologia que vai facilitar muito a vida dos técnicos de TI em instalações audiovisuais utilizando a conexão HDMI.

Desejamos sucesso! ;)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">