O que é o método Lean?

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Lean é sobre sempre melhorar o que você é agora através de testes e métricas dos resultados. Então é sobre nunca estar confortável com o status quo, e sempre aprender como melhorar utilizando o método científico.” – Mary Poppendieck

Ao longo de décadas, organizações de praticamente todos os setores têm usado Lean como meio fundamental para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e melhor aproveitar o potencial humano. O interesse é crescente, novas técnicas e experiências continuam a ser desenvolvidas e compartilhadas e isso tem permitido que o aprendizado seja cada vez mais rápido e efetivo. 

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Trata-se de um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. Isso implica repensar a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. É através do pleno engajamento das pessoas envolvidas com o trabalho que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis. 

Toda iniciativa Lean precisa estar embasada em propósitos claramente definidos e orientados à criação de valor para o cliente. A partir dessa necessidade, estabelece-se uma relação com as mudanças requeridas nos processos e na maneira como o trabalho está organizado. Novos processos tornam explícitas lacunas de conhecimento e habilidades, criando oportunidades direcionadas para se desenvolver o conhecimento e as habilidades das pessoas envolvidas com o trabalho.

Para sustentar o esforço de transformação, mecanismos gerenciais precisam ser criados ou modificados e o comportamento das lideranças deve ser condizente com as novas premissas fundamentais. Considerando esses importantes elementos, aumenta-se a chance de sucesso e sustentação dos esforços de transformação, tornando possível a incorporação do pensamento Lean às práticas do dia a dia de maneira perene. 

Conheça os 3 conceitos-chave do método Lean:

  • O método Lean de melhoria de processos é um mindset: Talvez o maior diferencial entre o termo genérico “melhoria de processo” e o método Lean, é que o método Lean de melhoria de processos é um mindset e uma prática. Muitas empresas veem a melhoria de processos como um evento temporário ou atividade usada para resolver grandes lacunas sistemáticas. As empresas que usam o método Lean, veem a melhoria contínua como um mindset e prática diária. É o meio pelo qual as empresas podem cumprir suas promessas a seus clientes.

Lean, é um importante mecanismo de estímulo para a transformação da cultura organizacional

  • O método Lean é mais eficaz quando praticado em toda a empresa: Para que os esforços de melhoria de processo utilizando Lean sejam efetivos, todos departamentos e setores da empresa precisam estar abertos e dispostos a mudar. Caso contrário, as empresas correm o risco de ter equipes que, ao otimizar seu próprio desempenho, sub-optimizam o desempenho de outras equipes e, consequentemente, o desempenho da empresa em geral.
  • O método Lean ajuda a maximizar o valor e agilizar a entrega: O objetivo da melhoria de processos utilizando o método Lean é permitir que as equipes encontrem maneiras de oferecer mais valor aos seus clientes de forma mais rápida. Isso acontece através de uma abordagem sistemática e científica para fazer que o processo de melhoria contínua se torne parte das tarefas diárias como apresentado no diagrama do ciclo de melhoria contínua abaixo:
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Características de uma empresa que utiliza Lean

Uma empresa Lean típica segue um ciclo de aprendizagem – medida – construção e realiza muitos testes, freqüentemente se conecta com os clientes, entende seu valor e concentra seus principais processos para melhorá-lo continuamente.

É uma empresa flexível, busca qualidade por todos os membros da empresa e dos provedores, produz rapidamente produtos sem prejudicar a eficiência.

Usar Lean se:

  • O processo de produção estiver demorado e falho
  • A produção apresentar inúmeros defeitos
  • Tiver alto custo com desperdícios e retrabalho
  • For necessário aprimorar o atendimento aos clientes

Como implantar Lean:

  • Objetivo: Atender o cliente para a empresa conseguir o propósito de prosperar.
  • Processo: Avaliar cada fluxo de valor para certificar-se de que cada passo é valioso, capaz, disponível, adequado, flexível .
  • Pessoas: Garantir que cada processo importante tenha um responsável por avaliar continuamente o propósito de negócios e processo Lean. Analisar todos da empresa, garantindo que estejam utilizando corretamente o processo Lean e para continuamente melhorá-lo.

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Fontes/Referências:

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Flávio Costa

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Gerente de projetos de T.I com mais de 15 anos de experiência desde desenvolvimento de software, gestão de portfólios, programas e projetos, formação de equipes de auto desempenho. Possuo as principais certificações internacionais como especialista em gestão de projetos: PMP e PMI-ACP pelo PMI (Project Management Institute), Prince2 Practitioner, Prince2 Agile Practitioner e MoP - Management of Portfólio pela Axelos (Abordagem britânica) entre outras certificações em Scrum Master e Product Owner (PSM e PSPO) além de ser oficialmente um PRINCE2® Accredited Trainer (Professor autorizado a ministrar curso de Prince2 Practitioner).

Gerenciou grandes projetos e programas de implantação de sistemas nos segmentos de comércio, varejo, engenharia, segurança pública e informações geográficas sempre com foco no relacionamento interpessoal, gestão de mudança com alto valor estratégico. Sempre engajado e comprometido em construir e liderar equipes para atingir as metas corporativas, entregar valores e benefícios a organização e clientes.

Atualmente é: Gerente de Projetos na Hexagon, Professor em gestão de projetos pelo Site Campus e colunista nos portais Projetos e TI e Profissionais TI.


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