Bloqueando acesso a dispositivos de armazenamento removíveis no Windows 10

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa, pessoal!

Neste tutorial vou demonstrar como restringir acesso a dispositivos de armazenamento removíveis. 

Várias empresas de médio a grande porte utilizam desta política de restrição em máquinas clientes (usuários finais), para terem uma maior segurança na proteção dos dados, além de outras restrições de acessos.

Então, vamos ao passo-a-passo deste procedimento.

No campo de pesquisa do Cortana, situado na barra de tarefas, iremos digitar gpedit. Aparecerá como a primeira resposta da pesquisa “Editar política de grupo”, a qual iremos clicar. Caso não apareça este campo de pesquisa, pode clicar com o botão direito do mouse em cima da logo do Windows situado no canto inferior esquerdo da área de trabalho e depois clicar com o botão esquerdo em Executar (ou pode usar o atalho Windows + R), e quando abrir a janela de executar, digitar gpedit.msc e em seguida pressionar a tecla <Enter>.

bloqueiousb01

Com o Editor de Política de Grupo Local aberto, iremos expandir a segunda opção de Modelos Administrativos referente a Configuração de Usuário, situado na coluna da esquerda.

bloqueiousb02

Com a opção Modelos Administrativos da Configuração de Usuário expandida, iremos expandir a opção Sistema. 

Na sequência iremos clicar na primeira opção que se refere a “Acesso de armazenamento removível”. 

Ao clicar nesta opção, aparecerão alguns itens no lado direito da janela, os quais podemos definir permissões de acessos.  

bloqueiousb03

Dentre estes itens iremos dar um duplo clique em Discos removíveis: negar acesso de leitura

bloqueiousb04

Abrirá a janela referente a este item. Então iremos clicar em Habilitado e na sequência clicaremos em OK.

Quando restringimos acesso a leitura destes dispositivos, bloqueamos também a gravação de arquivos. Sendo assim, não necessitamos habilitar a restrição de gravação em dispositivos removíveis.

bloqueiousb05

Reparem na imagem abaixo que tenho conectado um pendrive de nome LQGUSSO na porta USB, porém, ao clicar neste dispositivo aparece a mensagem de Acesso negado.

bloqueiousb06

Espero ter ajudado com este tutorial.

Até a próxima. 

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Analista de Sistemas. Há mais de 15 anos trabalhando em consultoria a usuários finais e à empresas.


1 Comentários

Ronaldo
1

boa ajuda, mas temos como acessar esses dispositivos de armazenamento removíveis com uma senha por exemplo, ou seria realmente necessário retroceder o processo?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">