Convergência Tecnológica entre sistemas de TI, Áudio e Vídeo

Convergência tecnológica é um termo que, de uma maneira geral, é utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes.

Na área de AV (Áudio e Vídeo) a Convergência Tecnológica é bastante percebida, pois cada vez mais empresas buscam a redução de custos utilizando recursos que já estão disponíveis em seus parques tecnológicos.

convergencia-tecnologica-infraestrutura-mercado-ti

IP dominando o mundo AV

O mundo IP veio para se misturar com todos os segmentos e se tornar o dorso da tecnologia. O segmento AV já vem notando essa tendência há algum tempo e tem alertado os integradores para que invistam em qualificação com o objetivo de aprimorar seus negócios para atender as novas demandas que vão surgindo no mercado.

Integradores estão procurando conhecimentos de informática

Alianças e parcerias entre empresas de desenvolvimento de TI e PRO AV, tem se tornado mais frequentes para a busca de soluções que otimizem a transmissão de áudio e vídeo e para o desenvolvimento de aplicações com capacidade para coexistirem com redes de TI. O mercado já se depara com diversas soluções para transmissão de sinais de áudio e vídeo baseados no protocolo IP, por exemplo. Leia aqui sobre HDMI via IP.

O principal desafio para os integradores é a familiarização com esse novo ambiente, porque em última análise, quem será mais competitivo são os fornecedores que têm habilidades e conhecimentos em áudio, vídeo, comunicações e TI, ou seja, aqueles que conseguem aplicar a tal Convergência Tecnológica.

Esse conhecimento pode ser um passaporte para um caminho de novos negócios e oportunidades, no sentido que muitos empreendimentos desejam ou necessitam se beneficiar das mais recentes tecnologias, e esses sistemas só podem ser implementados por integradores adaptados, atentos e conscientes da importância de se manter atualizado.

Em busca de coexistência

Como acontece em outros segmentos, a interação com a indústria de TI gera conflitos na medida em que esses profissionais não são muito abertos para a inclusão de aplicativos que consomem largura de banda significativa para rodar em sua infraestrutura de rede.

Essa preocupação existe por N motivos, entre eles:

  • Medo de perda e atrasos nas operações de TI
  • Fatores de segurança

Apenas o conhecimento técnico e treinamentos no campo da Tecnologia da Informação permitirá a desmistificação desses tabus e a possibilidade de ambas as áreas falarem a mesma língua e buscarem soluções para a coexistência.

O que devo fazer para começar a oferecer serviços AV?

Para você, que já atua na área de TI, a dica é que faça treinamentos AV para ir se familiarizando com as possíveis demandas da Convergência Tecnológica. Empresas do segmento de Áudio e Vídeo costumam disponibilizar treinamentos e o parceiro do PTI, o Grupo Discabos – empresa brasileira com mais de 20 anos no mercado – oferece ótimos conteúdos GRATUITOS!

Para ter acesso aos conteúdos, basta clicar aqui, escolher os treinamentos desejados e preencher o formulário de inscrição.

Há uma frase que usamos no PTI desde os primórdios do portal e ela se encaixa perfeitamente neste contexto:

CONHECIMENTO NUNCA É DEMAIS!

Se você quer estar à frente, tem que explorar e aproveitar oportunidades.

Bons estudos e bons negócios!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!