7 tapas na cara antes de empreender em TI

Empreender em TI é o caminho?

Muitos empregos de TI que sumiram, não estão voltando. Sendo assim, procurar o que não existe é uma perda de tempo e um insulto à sua dignidade.

Se você não notou, o mundo mudou radicalmente. A estrada tradicional de tijolos amarelos para o sucesso e a segurança financeira implodiram.

O caminho para um emprego bem remunerado costuma envolver graduação, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado, juntamente com habilidades técnicas específicas da sua profissão, somente para começar a subir a escada da carreira.

Hoje, a maioria das escadas estão sendo dizimadas. Dos empregos de TI que existem, os conhecimentos e as habilidades necessárias mudaram e estão mudando o tempo todo.

Este é o melhor momento de oportunidades que vimos na história humana, mas apenas se você sabe como aproveitá-los.

Para ter sucesso, você precisa mudar e se adaptar a como o mundo está funcionando agora. Se você está desempregado, subempregado ou quer assumir o controle de seu futuro financeiro, aqui estão 7 estratégias para empreender em TI e prosperar neste novo mundo.

1. Adapte-se à nova realidade

adaptabilidade-adaptacao-mercado-carreira-mudancas

Ao longo da última década, testemunhamos a morte de uma época. A estrutura corporativa e os sistemas monolíticos da era industrial começaram a desmoronar, estamos retornando à maneira como começamos, como empreendedores.

Nos tempos antigos a maioria das pessoas tinha seus próprios negócios, uma fazenda, mercado ou comércio. As pessoas usavam suas habilidades e hobbies para ganhar a vida como empreendedores.

Então, a era industrial mudou tudo e a maioria das pessoas se tornou empregada em novos sistemas de trabalho repetitivo de produção em massa.

A tecnologia recentemente nos conectou diretamente, destruindo canais de distribuição fortemente controlados e altamente valorizados, dando a cada empresário acesso imediato e direto a um mercado global de oportunidades, nas pontas dos dedos (smartphone ou computador).

Isso significa que a concorrência não vem apenas do negócio local, mas também de cada sala ou quarto de cada casa em cada cidade em todos os países do mundo.

Então é melhor tornar-se um aprendiz contínuo e melhorar constantemente suas habilidades e o que você faz melhor.

2. Pare de procurar um emprego e comece a procurar uma oportunidade

oportunidade-carreira-profissao-mercado

Pegue as habilidades em TI que você tem como empregado e transforme em um negócio de prestação de serviços. Você tem experiência e conhecimento, seu conjunto de habilidades pode ser tão único que você nem o reconhece como um diferencial pessoal.

Qual é a sua experiência e conhecimento únicos?

Peça a um amigo, colega ou ex-empregador para lhe dizer. Uma vez que você descubra sua especialidade, trabalhe seus conhecimentos, ofereça-o a várias empresas e empreendedores que precisam do que você pode oferecer.

Cada vez mais empresas estão contratando consultores de TI para projetos específicos com habilidades e serviços especializados.

3. O que você sabe fazer?

estudante-computador-duvida

  • Que produtos você tem que outros possam querer?
  • Que produtos você tem acesso fácil?
  • Que produtos você sabe produzir e as pessoas desejam?

Responda a uma ou mais dessas perguntas e leve seu produto ao mercado através do Mercado Livre, eBay ou Amazon.

Você também pode escrever sobre sua área, habilidades ou experiência. Você pode criar um ebook e vendê-lo através do Hotmart ou outra plataforma de venda de infoprodutos.

Você pode criar uma série de podcasts e distribuí-los através do iTunes ou de outros canais de distribuição. Pode criar um blog e distribuir conteúdo. Pode se cadastrar aqui no PTI e compartilhar seus conhecimentos a milhares de profissionais da área.

Se você tiver uma ótima idéia, provavelmente existem centenas de pessoas que querem saber o que você sabe ou como fazer o que você faz.

Além disso, nunca foi tão barato construir, equipar e comercializar seu negócio, os fornecedores são flexíveis e as parcerias estão abertas.

4. Quem você conhece?

3-habilidades-essenciais

Se você deseja calcular seu potencial de riqueza, não olhe para o seu saldo bancário atual, carro ou casa que você tenha. Veja quais são seus relacionamentos de alto calibre, depois da era Industrial, agora estamos na Era dos Relacionamentos.

De forma inequívoca, os relacionamentos que você criar serão o seu primeiro ativo nestes tempos de expansão e rápida mudança. Sua capacidade de networking é a habilidade que você deve aprimorar, praticar e dominar.

Sua capacidade de abordar, conectar e estabelecer relacionamentos com pessoas importantes será sua porta de entrada para qualquer objetivo, destino ou aspiração que você tenha.

Eu sei que você acha que não tem esta habilidade, mas estou falando de colegas, chefes, ex-chefes, fornecedores, clientes, amigos, amigos de amigos, etc.

Não precisa se apavorar e imaginar que vai ter que se relacionar com um monte de estranhos. Quando seu negócio prosperar, você contrata alguém para fazer isso.

5. Que problema você pode resolver?

problemas-resolver-tecnologia-vida-cotidiano

A crise econômica criou uma tonelada de novos problemas que precisam ser resolvidos. E os problemas são o alimento e oxigênio para o empreendedorismo. Aqueles que criam soluções para os novos problemas serão os beneficiados nestes novos tempos.

Lembre-se, 90 por cento dos empresários começaram do zero, quebraram ou tinham pouco capital. Hoje, muitos deles estão entre os mais ricos do mundo.

6. Se responsabilize por sua vida

caminhos-escolhas-carreira-vida-escolher

Você faz suas escolhas, logo, suas escolhas fazem você. Tudo na sua vida existe por que você escolheu algo, as opções são a raiz dos seus resultados.

Você escolheu ser o receptor passivo do que quer que seja, azar o seu. A maioria das pessoas não assume a responsabilidade por suas vidas, preferem culpar os outros e esperar que outra pessoa ou o governo resolva seus problemas.

Você não pode contar com ninguém para o seu sucesso, somente com você.

7. Tome o controle do seu futuro

controle-carreira-vida-profissao-futuro

Se auto-avalie e abandone os problemas e fraquezas, foque nos seus pontos fortes desenvolvendo a mentalidade, os hábitos, as ações e a persistência que te levará para o controle do seu futuro.

Suas soft skills podem lhe dar a vantagem, pois com a velocidade da mudança e da multidão de concorrentes, as habilidades necessárias para o sucesso são menos sobre estudo acadêmico e estudo técnico e mais soft skills como: inteligência emocional, adaptabilidade, resiliência, relacionamento, responsabilidade, produtividade e habilidades de liderança.

Já se pegou pensando por que pessoas com menos estudo e habilidades técnicas que você tem sucesso? Agora você sabe!

Não há segredos, atalhos ou soluções rápidas para o sucesso, é preciso muito trabalho, responsabilidade e boas escolhas.

Pense nisso. Agora é a hora!

PS: Este é apenas um capítulo do livro Como Planejar sua Carreira de TI, adquira o seu.

Demian dos Santos

Mais artigos deste autor »

Coordenador de TI | NOC | Segurança | Infraestrutura | ITIL | COBIT | ISO 27001 | LGPD
Mais de 15 anos de experiência, executando projetos e Gestão de Serviços de TI, minha especialidade é melhorar processos e resolver problemas de TI para que eles não afetem o negócio, propondo soluções para gerar mais resultado.


3 Comentários

Jhonny Freire Oliveira
1

Gostei do texto, acho que o título não condiz com o conteúdo.
Além disso livros como este de auto-ajuda e empreendedorismo sempre focam que o sucesso depende apenas da própria pessoa e de seus relacionamentos, isso não é verdade pois vivemos em uma sociedade que pode mudar de uma hora para outra como uma crise que foge totalmente ao nosso controle.
Além disso a frase “Você não pode contar com ninguém para o seu sucesso, somente com você.” não é contraditória a ideia de ter bons relacionamentos? Se tem relacionamento você não está sozinho. Quando você está sozinho você chega muito rápido em algum lugar, mas em conjunto você vai muito mais longe e fica lá por muito mais tempo.
Mas falando de tapa na cara, gosto da citação do Craque Daniel:
“Se você quiser.
Se você se esforçar.
Se você treinar.
Se você entrar de cabeça.
Se você se concentrar.
Nada garante que você vai conseguir.”

Henrique Cunha de Paula
2

Interessante artigo. Muitas pessoas tem medo e receio de partir para o empreendedorismo, e estão certas, pois trocar um salário fixo e benefícios garantidos mensalmente para partir para seu próprio negócio sem a certeza que vai dar certo é um tiro no escuro. Mas também tem que se pensar que, se não tentar nunca saberá se vai conseguir. Além de todos os itens citados no artigo, é interessante antes de se aventurar nessas águas, guardar e fazer uma reserva financeira.

Guizera
3

Essa segunda dica foi simplesmente matadora! “Pare de procurar um emprego e comece a procurar uma oportunidade” talvez se as pessoas enxergassem as coisas dessa forma cresceriam de verdade e não seriam tão explorados nos empregos por aí, e ainda acham que isso é crescimento!!! PS: Adorei o blog, ganhou um leitor! Grande abraço!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!