Ativando instalação de S.O. via pendrive em notebooks Lenovo

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa pessoal!

Recentemente me questionaram como fazer para habilitar o pendrive para fazer uma instalação do Windows 10 em um notebook Lenovo. Então, aproveitando que estou no momento com um notebook deste fabricante aqui no meu escritório, decidi escrever este artigo para demonstrar os passos para fazer esta instalação. 

Quando um notebook Lenovo é ligado, a primeira tela que aparece é com a logo Lenovo. Não aparece nenhuma informação como em outros modelos com, por exemplo, as teclas de atalhos para a BIOS e para a alteração da ordem de boot do sistema operacional.

Neste momento que aparece a logo do fabricante, para entrar na BIOS devemos pressionar as teclas Fn + F2 (mantenha pressionada a tecla Fn e pressione algumas vezes a tecla F2 até aparecer a tela da BIOS). 

lenovo00

Aparecendo a tela da BIOS, iremos pressionando a tecla com a seta da direita ate a opção Boot.

lenovo01

Dentro de Boot, iremos alterar a opção Boot Mode de UEFI para Legacy Support.

lenovo02

Então, pressionaremos a tecla da seta da esquerda até a opção Configuration, onde iremos deixar como Enabled a opção USB Legacy para habilitar o boot via USB. Não adianta apenas alterar o modo de Boot. Se não habilitar esta opção na hora que reinicializar o notebook, não irá acionar o pendrive para fazer o boot.

lenovo06

Agora, com a seta da direita do teclado iremos até a última opção que é Exit. Em OS Optimized Defaults, iremos alterar para Other OS. 

E, por fim, iremos selecionar a primeira opção Exit Saving Changes para salvar as alterações e reiniciar o notebook.

lenovo07

Não precisa fazer mais nada. Ao reiniciar o notebook com o pendrive plugado, automaticamente fará o boot para a instalação do sistema. Este procedimento pode ser feito tanto para a instalação do Windows como também do Linux.

Se nunca foi feita uma instalação anteriormente no notebook Lenovo, ou seja, que ainda esteja com as configurações de fábrica, aconselho na instalação do sistema operacional excluir as partições do HD e reparticionar novamente.

Caso necessite de instruções para fazer a instalação do Windows 10, aqui no site você encontra um artigo meu demonstrando a instalação.

Acho que é isso e até a próxima. 

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Analista de Sistemas. Há mais de 15 anos trabalhando em consultoria a usuários finais e à empresas.


2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">