Como ativar o boot via pendrive em notebook Lenovo

Recentemente me questionaram como fazer para ativar boot via pendrive em notebook Lenovo. Então, aproveitando que estou no momento com um notebook deste fabricante aqui no meu escritório, decidi escrever este artigo para demonstrar os passos para fazer esta instalação.

Quando um notebook Lenovo é ligado, a primeira tela que aparece é com a logo Lenovo. Não aparece nenhuma informação como em outros modelos com, por exemplo, as teclas de atalhos para a BIOS e para a alteração da ordem de boot do sistema operacional.

1. Como entrar na BIOS

Neste momento que aparece a logo do fabricante, para entrar na BIOS devemos pressionar as teclas Fn + F2 (mantenha pressionada a tecla Fn e pressione algumas vezes a tecla F2 até aparecer a tela da BIOS).

Tela de início notebook Lenovo

2. Como alterar a ordem de Boot

Aparecendo a tela da BIOS, iremos pressionando a tecla com a seta da direita ate a opção Boot.

Tela da BIOS em notebook Lenovo

3. Atenção ao Boot Mode UEFI

Dentro de Boot, iremos alterar a opção Boot Mode de UEFI para Legacy Support.

Alterar o Mode Boot UEFI

Então, pressionaremos a tecla da seta da esquerda até a opção Configuration, onde iremos deixar como Enabled a opção USB Legacy para habilitar o boot via USB.

Não adianta apenas alterar o modo de Boot. Se não habilitar esta opção na hora que reinicializar o notebook, não irá acionar o pendrive para fazer o boot.

lenovo06

Agora, com a seta da direita do teclado iremos até a última opção que é Exit. Em OS Optimized Defaults, iremos alterar para Other OS.

4. Salvando a concluindo

E, por fim, iremos selecionar a primeira opção Exit Saving Changes para salvar as alterações e reiniciar o notebook.

lenovo07

Não precisa fazer mais nada. Ao reiniciar o notebook Lenovo com o pendrive plugado, automaticamente fará o boot para a instalação do sistema.

Este procedimento pode ser feito tanto para a instalação do Windows como também do Linux.

Se nunca foi feita uma instalação anteriormente no notebook Lenovo, ou seja, que ainda esteja com as configurações de fábrica, aconselho na instalação do sistema operacional excluir as partições do HD e particionar novamente.

Caso necessite de instruções para fazer a instalação do Windows 10, aqui no site você encontra um artigo meu demonstrando a instalação.

Acho que é isso e até a próxima.

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


11 Comentários

Kayan
3

Para dar boot em um computador no modo UEFI, você deve ter um pendrive de boot montado em UEFI também… normalmente é isso que impede o boot na maioria das vezes.
Eduardo, você deve manter a opção, se você voltar o boot do sistema irá parar de funcionar, as partições que o sistema (Windows) cria na instalação é diferente dependendo do modo escolhido.
Legacy cria 2 e UEFI normalmente cria 4.

Demétrius
5

No meu (Notebook 2 em 1 Lenovo, Intel® Core? i5, 4GB, 1TB, Tela de 14”, Yoga 520 – 80YM0007BR), ele não deixa alterar a opção de UEF1 para legacy Support.
Tem alguma ideia de como eu habilito esta opção neste modelo?
Grato.

Gabriel Carlos
6

Muito obrigado! Me ajudou de mais, estava tentando um monte, mas detalhe que tive que fazer o pendriver bootavel com o rufus no modo MBR.

Jaime
7

Boa noite!
Não sei se o site ainda está ativo, mas vou tentar…
Estou com um PC Lenovo Thinkcentre M910s, e este computador pertencia à uma agência bancária que se desfez dele, pois bem, depois de ler as dicas aqui, consegui fazer o computador ler o pendrive e chegar na tela de instalação do Windows, porém não consigo ir adiante, pois de alguma forma o PC desabilita o teclado e o mouse nessa etapa. Acredito que seja algum tipo de proteção na bios que não consigo identificar, pois só tem linguagem em inglês. Pode me ajudar?

LGUSTEC
9

No Lenovo YOGA 520 tem que ir primeiro no menu Configuration > SATA Controller Mode e habilitar o modo AHCI. Depois disso ele libera o Legacy Support. Abs.

Regis
10

Olá,
Tenho um ThinkPad X250 I5 e comprei ele em um leilão e não estou conseguindo entrar na BIOS, pois ele ja aparece para acertar a hora e como eu não consigo entrar na BIOS e parece que também o teclado está desabilitado. Alguém pode me ajudar?

João Pirozzi
11

Pretendo instalar o Windows 7, no Lenovo ThinkPad o win 10 deixou muito lento, porem não consigo habilitar o USB para Boot, pesquisei na Lenovo e o Tutorial é diferente do meu Notbook, que apresenta as abas- Main – Config – Date/Time – Security – Startup e Restart . gentileza me passar um tutorial para habilitar USB para Boot mo PenDrive.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!