CMDLETS: Gerenciando Serviços com PowerShell no Windows 10

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa, pessoal!

Continuando com os tutoriais sobre CMDLETS do PowerShell para gerenciamento do sistema, estarei demonstrando aqui como gerenciar os serviços do Windows 10.

Primeiramente iremos executar o PowerShell com permissões elevados para que o cmdlet seja executado com êxito.

Para isso, iremos clicar com o botão direito do mouse na logo do menu do Windows, situado no canto inferior esquerdo da área de trabalho e depois clicar com o botão esquerdo em “Windows PowerShell (Admin)”.

Get-ServicePS_01

Como estamos querendo executar com permissões administrativas, irá aparecer a janela de Controle de Conta de Usuário onde iremos clicar em “Sim” para permitir que o Windows PowerShell faça alterações no sistema.

Get-ServicePS_02

O comando para listar todos os serviços que estão configurados no sistema é “get-service”, o qual iremos digitar e em seguida pressionar a tecla <enter>.

Get-ServicePS_03

Reparem que aparecerá a lista de todos os serviços configurados no Windows e que podem estar sendo executados ou, no momento, estarem parados.

Get-ServicePS_04

Supondo, como exemplo, que temos um serviço em específico que queremos deixá-lo parado. Neste meu caso, é o SQLEXPRESS.

Para para o serviços, preciso saber o nome correto deste processo. Então irei filtrar digitando o seguinte comando: ” get-service *sql* ” e em seguida pressionarei a tecla <enter>. Reparem que, para pesquisar por um trecho do nome, colocamos este pedaço entre astericos (*). 

Get-ServicePS_05

Como resultado, foram filtrados somente os serviços que tem SQL no nome e que estão executados ou parados.

Se quiser ainda filtrar os serviços SQL e mostrar só os que estão sendo executados, iremos utilizar o comando “get-service *sql* | where { $_.status -eq ‘running’ }”, seguido de pressionar a tecla <enter>. O pipeline ( | ) serve para concatenar comandos.

Get-ServicePS_06

Como queremos parar o primeiro serviço listado, que é o MSSQL$SQLEXPRESS, iremos digitar o comando “stop-service ‘MSSQL$SQLEXPRESS'” seguido de pressionar a tecla <enter>. Como neste caso temos um caractere especial no nome, que é o cifrão ($), teremos que colocá-lo entre apóstrofe. Se quiséssemos parar o SQLWriter, poderíamos digitar o comando “get-service SQLWriter ” <enter>

Depois que o comando foi executado com êxito, retornará ao prompt do PowerShell como é mostrada na imagem abaixo.

Get-ServicePS_07

Se, por exemplo, quisermos saber quais serviços SQL estão parados, digitaremos o comando “get-service *sql* | where { $_.status -eq ‘stopped’ }” e ao final do comando sempre pressionando a tecla <enter>.

Get-ServicePS_09

Se quisermos filtrar um serviço em específico que está sendo executado e na mesma linha parar este serviço, usaremos o pipeline ( | ) para concatenar estes comandos. Com o SQL como exemplo ficaria da seguinte forma: “get-service *sql* | where { $_.status -eq ‘running’ } |  stop-service” seguido de pressionar <enter>.

Os comando sendo executados com êxito, voltará para o prompt de comando.

Get-ServicePS_10

Se quisermos iniciar o serviço do SQL novamente, digitaremos o comando “start-service ‘MSSQL$SQLEXPRESS'” seguido de pressionar a tecla <enter>. Iremos notar que aparecerá a mensagem que o serviço solicitado está sendo iniciado.

Get-ServicePS_12

Se quisermos saber maiores informações sobre um serviço em específico, que neste exemplo é o SQLWriter, iremos digitar o seguinte comando: “get-service sqlwriter | select-object *” seguido de <enter>. A instrução após o pipeline trará maiores informações sobre o serviço solicitado.

Get-ServicePS_11

Acho que é isso pessoal. 

Nos próximos artigos trarei outros comandos bastante utilizados no PowerShell.

Espero que seja útil para quem curte (ou necessita) gerenciar via linha de comando. Até a próxima! :)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


1 Comentários

Vinicius Giacomini
1

Bom dia!
Excelente artigo técnico! Bastante detalhado e com boa didática. Muito obrigado pelas informações, são úteis para nosso aprendizado em PowerShell.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">