5 livros de TI que todo profissional da área deveria ler

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Quem já chegou a um determinado patamar de sucesso sabe o quanto os estudos contribuíram para isso. Buscar conhecimento constantemente é essencial para qualquer carreira bem-sucedida. E isso também inclui aquelas relacionadas a área de TI.

Em se tratando da busca pelo conhecimento, uma das fontes mais subestimadas é a leitura de livros. Hoje, com tantos avanços tecnológicos, há aqueles que preferem se apoiar em tendências como aulas online, cursos à distância e outras modernidades. Já os mais saudosistas continuam a dar mais atenção a um mestre que detém o conhecimento (geralmente de livros) e passa para os seus pupilos.

Tendo tudo isso em mente, quero resgatar aqui, neste artigo, a necessidade de encararmos os livros como uma excelente fonte de informação. Para isso, vou trazer, a seguir, uma lista com os livros que eu considero ser essenciais para todo profissional de TI. Essa seleção possui alguns títulos técnicos, mas dá preferência para aqueles que são mais amplos e podem beneficiar profissionais de diversas áreas de atuação tecnológica.

1. Um Bate-papo Sobre T.I. – Ernesto Haberkon

1-livros-de-ti

Um dos maiores desafios de quem está iniciando em uma carreira de TI é a adaptação à nova linguagem técnica usada na área. No início, é normal encontrarmos diversos termos e nomes que são uma completa novidade para qualquer um que ainda não detenha o conhecimento necessário para interpretá-los. Foi pensando nisso que o professor Ernesto Haberkon escreveu o título “Um Bate-papo sobre T.I.“.

Apesar de ser dos maiores especialistas em ERP (Enterprise Resource Planning) no Brasil, Haberkon escreveu essa obra para ser a mais ampla possível. Além disso, ele realmente tomou o cuidado para que o livro fosse acessível para os novatos da área. O seu objetivo era responder aquelas perguntas que todos querem saber, mas não têm coragem de perguntar. Uma ótima leitura para quem está iniciando na área de TI!

2. Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional – Roger S. Pressman

2-livros-de-ti

Roger Pressman é uma lenda viva quando o assunto é Engenharia de Software. Disciplina presente em praticamente qualquer curso de graduação ligado à área tecnológica, essa matéria definitivamente faz parte da vida de um profissional de TI, não importa qual seja o seu ramo de atuação.

É por isso que a obra “Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional” é a nossa segunda recomendação de leitura. Esse é um verdadeiro best-seller do segmento e pode ajudar a esclarecer diversos conceitos (básicos e avançados) sobre temas como a criação de softwares, gestão, linguagens de programação e muitos outros.

3. O Poder dos Quietos – Susan Cain

3-livros-de-ti

Longe de ser um livro técnico, “O Poder dos Quietos” é uma obra que pode ser muito importante para os profissionais de TI. Entusiasta do comportamento humano, Susan Cain se incomodava muito com a forma como a sociedade tratava os introvertidos – característica bem presente entre os que trabalham na área tecnológica. A maioria das pessoas acredita que os extrovertidos são aqueles que serão bem-sucedidos, enquanto os tímidos não terão sucesso.

Neste livro, lançado em 2010, a autora mostra que esse é um conceito errado e que não reflete a realidade. Depois de encará-lo, o leitor introvertido definitivamente vai começar a encarar a si próprio de maneira diferente e estará munido de técnicas incríveis de marketing pessoal e novas capacidades de superar os desafios da introspecção.

4. O Verdadeiro Valor de TI – Richard Hunter e George Westerman

4-livros-de-ti

Baseado em um estudo realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pelo instituto Gartner, o livro “O Verdadeiro Valor de TI” é uma obra que possui a difícil missão de transformar a percepção da diretoria em relação à TI. Escrito por Richard Hunter e George Westerman, essa obra é essencial para aqueles que ainda têm dificuldade de entender como a tecnologia é, hoje, parte integrante de qualquer companhia.

Uma boa gestão de TI consegue gerar um grande valor para qualquer negócio. Os autores mostram isso através de vários exemplos e comprovam, na prática, que os profissionais de TI devem ser muito bem valorizados. Hoje não existe empresas que não possuam um departamento de tecnologia. Ele pode ser pequeno (e composto unicamente pelo dono da companhia), mas ele precisa existir e deve ser bem gerenciado para ser útil para o negócio.

5. Os 11 Segredos de Líderes de TI Altamente Influentes (“The 11 Secrets of Highly Influential IT Leaders”) – Marc J. Schiller

5-livros-de-ti

O último livro da lista é uma obra em inglês e que ainda não foi traduzida para o português. Além de ressaltar a importância de possuir a habilidade de ler nesse idioma, essa obra ainda traz aqueles que são considerados os 11 segredos dos maiores e mais influentes líderes de TI da atualidade. Quem não gostaria de ser diretamente orientado por essas pessoas? Esse livro dá exatamente essa oportunidade!

É por conta disso que o livro “Os 11 Segredos de Líderes de TI Altamente Influentes” é considerado por muitos como um mapa do sucesso para qualquer profissional de TI. A obra ajuda a trazer conceitos importantes que auxiliarão na busca pelos objetivos profissionais e novos níveis dentro da carreira. Marc J. Schiller traz exemplos reais de transformações individuais e mostra como esses processos foram impactados pelos segredos compartilhados pelo livro.

Dica final: leia muito!

Além de recomendar que você leia os livros mencionados acima, gostaria de deixar uma última recomendação: leia muitos livros! A leitura, como mencionei no primeiro parágrafo, é a base de sucesso de muitos profissionais. É ingenuidade acreditar que você vai alçar voos altos sem contar com a ajuda de obras que foram escritas exatamente para te ajudar e encurtar o caminho até o seu objetivo final.

Busque também leituras em línguas estrangeiras, especialmente o inglês. Diversas obras importantes ainda não foram traduzidas e você estará se privando de um conhecimento ímpar se não for atrás delas. E lembre-se: não fique restrito às áreas técnicas. Livros sobre comportamento, desenvolvimento pessoal e biografias podem ser grandes aliados seus nessa jornada na área de TI.

Então, uma boa leitura para você!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

2 Comentários

Saulo
1

Muito boas as dicas, já li o livro do Pressman de Engenharia de Software e realmente é uma obra prima. Eu procuro expandir o conhecimento para além da TI lendo sobre economia, política, direito, etc. Essas áreas, dependendo das decisões que forem tomadas, têm grande impacto nas oportunidades e na carreira de TI. Na minha opinião, ficar vivenciando somente o mundo da TI não é suficiente.

Victor Giacomini
2

Eduardo Harata, obrigado pelas indicações.
Vou procurar ler os livros o mais breve possível.
Em toda minha vida acadêmica, nunca houve menção aos mesmos.
Acredito que se for enriquecer a leitura, os mesmos deveriam sem incluídos na leitura complementar dos cursos de TI.
Grande Abraços!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">