Gerente de Projetos de TI: quais os principais desafios da profissão?

O gerente de projetos de TI é uma peça-chave para o sucesso dos projetos de tecnologia da informação em uma empresa. Mas o que será que podemos esperar para o futuro dessa profissão? Continue lendo e descubra quais os principais desafios de ser um gerente de projetos de TI atualmente!

Vamos começar pelo básico:

O que faz um Gerente de Projetos de TI?

O gerente de projetos de TI é o responsável por coordenar todas as ações de gestão dos projetos de tecnologia da informação. Isso significa que ele elabora o planejamento e monitora a execução dos projetos de TI, avalia riscos e atua sobre conflitos e problemas, garantindo que o projeto seja entregue com sucesso. É ele também que escolhe a metodologia de gestão de projetos que será utilizada (ágil ou clássica), de acordo com as características do projeto.

gerente de projetos de ti

Sempre que acontece algum problema nas iniciativas do departamento, cabe ao gerente de projetos de TI atuar para resolvê-los. É claro que o gerente de projetos de TI não trabalha sozinho. Ele deve contar com o apoio de uma equipe que atuará na execução das atividades e auxiliará em etapas específicas do planejamento.

O gerente de projetos de TI normalmente é formado em Sistemas de Informação ou Ciências da Computação e possui algum tipo de especialização em projetos. A mais comum e reconhecida delas é a certificação PMP®, concedida pelo Project Management Institute (PMI). O PMI é uma entidade reconhecida internacionalmente por disseminar as boas práticas em gestão de projetos. Por isso, um profissional filiado a essa entidade possui muita credibilidade.

Confira as principais atividades do gerente de projetos de TI:

  • Definir o escopo do projeto: mapear todo o trabalho necessário para entregar o projeto.
  • Montar o cronograma do projeto: estruturar um calendário com as datas de início e conclusão de cada atividade, atribuindo responsáveis pelas entregas.
  • Planejar o orçamento do projeto: distribuir os custos de forma equilibrada.
  • Gerenciar a equipe do projeto: definir as alocações e cobrar o cumprimento de prazos e atividades.
  • Validar o projeto: garantir que o cliente do projeto concorde com as decisões que estão sendo tomadas no projeto e aceite o resultado final.
  • Monitorar o projeto: acompanhar o andamento do projeto e realizar mudanças, caso seja necessário.

Agora que você já sabe o que faz um gerente de projetos de TI, vamos ao que realmente interessa:

Desafios na carreira de Gerente de Projetos de TI

Em seu dia a dia o gerente de projetos de TI passa por muitas dificuldades e saias justas. Na lista abaixo elencamos as principais delas para que você consiga se preparar para enfrenta-las!

1. Muitas restrições nos projetos

Existem algumas situações que podem ser uma pedra no sapato de um gerente de projetos de TI. Um exemplo delas é ter que lidar com projetos que possuem prazos apertados e/ou orçamentos reduzidos. Por não terem uma visão do todo, muitas vezes as áreas de negócio acabam “querendo tudo para ontem, sem tirar dinheiro do bolso”.

 Nessas horas é importante saber negociar, explicar para os stakeholders as limitações e riscos de projetos com essas características e buscar alternativas para realizar o projeto. Isso pode significar a contratação de mais recursos, a realização de otimizações no escopo e até o replanejamento de prazos. Caso essa negociação não seja feita, corre-se o risco de entregar projetos atrasados, com baixa qualidade e fora do escopo.

2. Projetos de alta criticidade

Existem projetos que são naturalmente de maior risco, seja porque envolvem muitas áreas, possuem um escopo desconhecido ou estejam ligados diretamente à estratégia da organização. Por isso, o gerente de projetos de TI precisa ter habilidades de gestão muito afiadas para conseguir lidar com esses fatores.

 No caso de projetos que envolvem muitas áreas é preciso integrar todos os participantes do projeto na mesma página, promovendo momentos de discussão em grupo. Além de aumentar as chances de resolver eventuais problemas no projeto, as dinâmicas em equipe proporcionam o alinhamento necessário para a boa condução das atividades.

 Já no caso de projetos que possuem escopo desconhecido é preciso encontrar metodologias de gestão de projetos que sejam compatíveis com a baixa quantidade de informações e sejam mais flexíveis às mudanças. Esse é o caso da Metodologia Ágil de Gestão de Projetos, por exemplo.

E, por fim, no caso de projetos que estejam diretamente ligados à estratégia da organização é preciso fazer um controle de riscos muito bem apurado. Análises de dados e reuniões são ferramentas que podem ser utilizadas para medir o grau e o tipo de risco, a fim de pensar em formas para mitigar esses riscos, caso eles aconteçam.

3. Falta de engajamento da equipe

O sucesso de um projeto de TI não depende somente do gerente de projetos, mas também de sua equipe. Se o time não estiver engajado e comprometido com a entrega dos resultados dificilmente o projeto será entregue dentro das condições estipuladas. E para fazer o trabalho em equipe dar certo é preciso muita liderança e comunicação!

É papel do gerente de projetos de TI promover ações que recuperem a autoestima da equipe, fazendo com que as pessoas se sintam valorizadas e importantes para a organização. Entre essas ações está a realização de reuniões periódicas (a frequência dependerá do tipo de projeto e do tamanho da equipe) para discutir o desempenho individual e do time, criando uma relação de confiança entre gerentes e participantes do projeto.

4. Conhecimento desatualizado

A tecnologia da informação e a gestão de projetos se renovam constantemente. Logo, é preciso acompanhar de perto o que está sendo descoberto em cada uma dessas áreas. Uma boa forma de fazer isso é apostar em cursos, oficinas e certificações, que proporcionarão os conhecimentos necessários para gerenciar projetos de TI em qualquer situação.

Quanto mais crítico um projeto é, mais habilidades de gestão ele exige. Por isso, é normal que em situações mais complicadas, como a implantação de um ERP, por exemplo, o gerente de projetos de TI precise chamar reforços. Nessas horas é possível contar com o apoio de uma consultoria em projetos de TI, que dará todo o suporte necessário na condução do projeto.

Qualquer dúvida estou à disposição!

Rafael Correa

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Sócio diretor da Euax, empresa de consultoria empresarial. É graduado em Economia pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Possui mais de 16 anos de experiência em projetos de desenvolvimento e implantação de software em empresas de grande porte. Possui certificação PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute), ITIL Foundation e Lean IT pela EXIN.


3 Comentários

Marcos Daniel Petry
1

Olá Rafael.
Seu artigo é muito bom. Direto e bem completo!
Tá salvo aqui como referência nos favoritos.
Parabéns.
Um abraço!
Marcos Daniel Petry

Marcos Salgado
2

Está cada vez mais difícil defender a nossa profissão e explicar os desafios que enfrentamos no nosso dia-dia.
Vagas como esta – Program Coordinator & Executive Assistant, publicadas esta semana por uma grande empresa de tecnologia (Oracle), me faz questionar o quanto somos valorizados pela gestão de projetos, que muitas vezes são de alta complexidade e demandam uma série de especializações.
Artigo muito bem escrito.

Bruno Gasparotto
3

Olá Rafael.
Posso dizer que a falta de hardwares e softwares pode influenciar na falta de um bom protejo
Mesmo o tempo sendo alto e também o dinheiro disponível, acredito que uma grande dificuldade também seja essas, por mais que a tecnologia esteja avançando todos os dias a falta de tecnologias especificas seja uma falta.
Obrigado por seu artigo esta me ajudando e muito na faculdade.
Abraço Bruno Gasparotto

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