O que eu preciso saber para começar uma carreira na área de TI?

Não se preocupe: é normal não saber por onde começar a estudar para uma carreira em TI, afinal, são muitos conhecimentos técnicos específicos da área, tanto que ela pode ser considerada outra língua, outra realidade a se aprender e adaptar-se. Apesar de haver mais vagas abertas do que profissionais para ocupá-las, não é fácil entrar no mercado de trabalho da TI.

Neste texto, vamos falar um pouco do que você precisa para conseguir um emprego ou até mesmo iniciar um negócio nessa área que nunca para de evoluir. Continue a leitura, prometemos que vai ser legal.

Conhecimentos técnicos

Antes de tudo, é preciso que você goste de ciências exatas e de tecnologia. Mas veja, não é um simples “gostar” de ficar mexendo no celular ou navegando na Internet o dia todo, é se interessar, ter curiosidade, querer ganhar seu dinheiro trabalhando com tecnologia. Isso, logicamente, não é um um sentimento somente para a área de TI. Qualquer profissional que realmente queira seguir uma determinada carreira, deve ter uma afinidade com a área desejada. Mas, enfim, aqui estamos num site de TI, não é mesmo? 🙂

Bom, sua relação com ela (a tecnologia!) pode determinar o nicho da TI que mais lhe interessa: oferecer ferramentas e serviços de TI para empresas, tal como o Wix.com – que é um dos mais famosos criadores de sites drag-and-drop do mercado, pode ser atribuição de um Consultor de TI; planejar o visual de produtos pode prenunciar um Designer ou Web Designer; interesse por coletar dados e transformá-los em informação útil para a empresa são tarefas para, respectivamente, o Analista de Business Intelligence e o Cientista de Dados; planejar a segurança desses dados é serviço para um profissional que atue na área de Segurança de Informação; desenvolver sites/programas/aplicativos/jogos é para o Programador (ou Programadora, claro!); e assim por diante. Para cada uma das áreas da TI existem cursos técnicos e superiores, cabe a você decidir o que é melhor para você e, claro, estudar!

No caso mais específico da área de programação, que oferece milhares de posições no mercado de trabalho, se você tiver conhecimentos tanto em front-end quanto em back-end, por exemplo, pode vir a se tornar um desenvolvedor full stack, posição que vem sendo muito requisitada por empresas de todos os portes.

Para chegar ao mercado de trabalho e deslanchar, você vai precisar fazer sacrifícios, não adianta relutar! Ou você acha que um médico ou um engenheiro ou um diretor de TI alcançam o sucesso compartilhando vídeos de zap-zap o dia todo? Lógico que não!

Como está o seu Inglês?

1-habilidades-essenciais

Só não vale responder que está bem e tomando um banho neste momento…rs

Enfim, dominar a língua inglesa é basicamente obrigatório na área de TI, afinal, é a língua predominante em nossa área – além dos termos técnicos, a grande maioria dos bons materiais estão em inglês. Não que não se encontre materiais em português, mas como a língua inglesa é universal, existe muito mais material em inglês. Você não precisa ser fluente – a não ser que realmente almeja cargos superiores ou trabalhar no exterior, até mesmo por que isso muito provavelmente demandaria uma vivência lá fora, mas você precisa sim saber se virar, não pode ficar de mimimi dizendo que “não tem material em português”… 

Além disso, o espanhol atualmente está sendo bastante requisitado para profissionais de TI, que muitas vezes podem ter clientes oriundos dos nossos vizinhos latino-americanos.

Mandarim também é outro idioma interessante de se aprender, pois o crescimento econômico da China faz surgir a necessidade de contratação de empresas e profissionais em outras áreas do planeta.

Habilidades pessoais

crescimento-carreira-habilidades-skills

Já falamos bastante sobre este assunto aqui no PTI, mas em um resumo rápido, abaixo estão algumas das habilidades pessoais esperadas de profissionais de TI nos dias de hoje:

  • Adaptabilidade: Como estamos em um mundo em que a tecnologia avança rapidamente, é preciso saber moldar-se diante das evoluções e aprender constantemente a lidar com o que é novo.
  • Capacidade de trabalhar em equipe: Apesar da área de TI já ter sido um reduto de pessoas introvertidas, esse cenário mudou bastante. Com a tecnologia invadindo cada vez mais setores das empresas, aumenta-se ainda mais a interação com as pessoas. Por consequência, saber trabalhar em equipe se transforma em uma necessidade para quem atua na área.
  • Comunicação eficaz:  O profissional de TI precisa ter a capacidade de transformar a sua linguagem para que outras pessoas entendam.
  • Autodidatismo: Aprender sozinho, correr atrás do conhecimento, desejar aprender mais e mais. Aqui cabe até mesmo uma frase eternizada por Steve Jobs: Stay hungry, stay foolish. Dê uma googlada para encontrar o significado da frase e o vídeo onde o lendário Jobs fala isso. Seja autodidata, pô!!! 🙂

Arranje jeitos de trabalhar

programador-full-stack-codigo-programando

Se você está na faculdade, o estágio costuma ser obrigatório. Procure estudar em instituições de ensino superior que mantenham parcerias com empresas. E, nesse momento, o mais importante é o conhecimento que vai adquirir e os contatos que poderá fazer, não de quanto será sua bolsa-auxílio.

Quem recruta em TI espera que os candidatos tomem a iniciativa de desenvolver trabalhos para o portfólio mesmo antes de formados. Se não surge nenhuma oportunidade nas empresas para as quais você enviou currículo, trabalhe num projeto próprio, procure sites que anunciam trabalhos freelance ou faça trabalhos voluntários – por exemplo, criar um site para uma ONG ou um aplicativo que ajude uma causa ou criar uma loja virtual para aquela lojinha da sua mãe, tia, irmã, etc.

Resumindo: não fique parado esperando cair do céu. Faça, cresça e apareça! Pense nisso 😉

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!