5 cidades na Europa para lançar sua carreira em TI

Com algumas das cidades mais interessantes e progressistas do mundo, a Europa se tornou um hub para profissionais de TI. Rico em diversidade e cultura, o continente é um destino certo para quem quer dar um novo passo na carreira. Descubra quais são as cidades europeias mais promissoras para um especialista em TI.

Lisboa

Próxima ao mar, colorida e charmosa, com uma bela arquitetura, bom vinho e boa comida e uma vida noturna animada, Lisboa oferece todos os ingredientes para quem busca o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Tudo isso com um razoável custo de vida.

lisboa-landing-jobs-top-program

A segunda capital mais antiga da Europa abriga hoje uma cena tech em ebulição. Lisboa é uma cidade onde é possível fazer acontecer e essa é uma das razões pela qual não param de surgir startups com propostas inovadoras e que vão conquistando territórios fora de Portugal, como Farfetch e Unbabel.

O fortalecimento da cena tech em Lisboa fez com que há três anos a cidade passasse a sediar  um dos maiores eventos da área no continente europeu, o WebSummit. A evolução do mercado tem resultado também na atração de empresas já consolidadas: TripAdvisor, Hitachi Vantara e Volkswagen Digital Solutions são algumas das que têm escritórios em Lisboa.

O compromisso do governo português com o mercado de TI levou à criação de um programa especial de vistos para os especialistas da área. Lançado em janeiro de 2019, o Tech Visa é uma medida para facilitar o recrutamento de profissionais altamente qualificados em tecnologia fora da União Europeia. Embora seja muito recente, algumas empresas já estão se beneficiando do Tech Visa, como o marketplace de tecnologia Landing.jobs, que vai trazer 30 profissionais de TI para Portugal até o fim do ano, através do programa TOP (Tech Opportunities in Portugal) aberto apenas para não-europeus.

Berlim

A cidade alemã é uma das mais excitantes e inovadoras atualmente. Pode parecer uma afirmação exagerada, mas não é à toa que muitas empresas estão escolhendo Berlim como sede e muitos recrutadores olham atentamente para os profissionais ali. A cena tech está explodindo com uma nova startup surgindo a cada 20 minutos.

berlin-landing-jobs-top-program

Inteligência Artificial, FinTech, FoodTech, MedTech e Cibersegurança estão entre os setores que mais têm crescido na cidade. MyTaxi, Babbel e N26 são alguns dos nomes que marcam presença na cena tech berlinense. Além disso, segundo a consultoria McKinsey, espera-se que o mercado de startups em Berlim vá gerar 100 mil empregos até 2020. Que tal?

Berlim não é exatamente uma “beleza europeia” mas é uma das cidades com mais personalidade no continente. A cultura, a história, a cena artística e criativa, a vida noturna animada e uma evolução constante fazem com que Berlim seja ‘o’ lugar para estar atualmente. Isso sem falar na estabilidade econômica que a Alemanha oferece e o respeito às liberdades individuais.

Amsterdam

Uma das cidades mais populares da Holanda, Amsterdam é conhecida mundo afora por sua ‘abertura’. Mas tem muito mais a oferecer, é claro. Amsterdam é uma cidade de referência para as tecnologias de informação e comunicação, sendo um local de eleição não só para profissionais do mundo todo como também para uma série de empresas inovadoras.

amsterdam-landing-jobs-top-program

A cidade tem uma infraestrutura digital impressionante e um dos maiores hubs de transporte de dados do mundo (AMS-IX). Some-se a isso uma série de conferências tech, programas de aceleração e incubadoras de startups e você encontra em Amsterdam uma cena tech animadora que conta com nomes fortes, como Booking.com e Netflix mas e outras empresas em fase de crescimento, como WeTransfer e Zivver.

Muito diversa e internacional, com pessoas muito amigáveis e onde o inglês é um idioma amplamente falado, Amsterdam também é conhecida pela forte cultura do ciclismo e pela beleza dos seus múltiplos canais, que lhe renderam o apelido de ‘Veneza do Norte da Europa’.

Barcelona

Conhecida como ‘Joia’ da economia espanhola, Barcelona se desenvolveu nos últimos anos como um ponto focal da cena digital: um local que passa por um desenvolvimento acelerado e já é uma referência no mundo das startups.

barcelona-landing-jobs-top-program

A capital da Catalunha figura no top 10 de cidades hubs de startups na Europa, segundo o relatório de 2019 da MWCapital. Uma das razões para isso é que as startups baseadas em Barcelona conquistaram 871 milhões de euros em investimentos em 2018. Algumas empresas tech que têm escritórios lá: Typeform, Travelperk e Glovo.

À beira do Mar Mediterrâneo, Barcelona é uma das cidades mais cosmopolitas da Espanha. Segunda maior do país, tem grandes atrativos, como a arquitetura de Gaudí, um estilo de vida animado e um dos melhores times de futebol do mundo.

Some a isso a multiculturalidade, uma culinária estimulante e um custo de vida relativamente baixo – para o padrão das grandes cidades europeias – e você tem uma aposta certa para um profissional de TI.

Londres

Em que pesem as incertezas sobre o Brexit, não se pode falar em cidades tech na Europa sem mencionar a capital inglesa. Londres é, sem dúvidas, uma dos maiores hubs de tecnologia do mundo e uma verdadeira capital da inovação. A grande concentração de sedes de empresas tech na cidade – a maior da Europa – garante acesso a uma rede internacional de profissionais e projetos.

londres-landing-jobs-top-program

Com mais de 240.000 especialistas na área de TI, o ecossistema digital de Londres se destaca nas áreas de FinTech, InsurTech, MedTech e AdTech, com uma forte presença de empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento e big data.

Referência no setor financeiro mundial, Londres é uma cidade multicultural com fácil acesso para todo o continente europeu. Tudo isso gera um alto custo de vida, mas os altos salários para profissionais de TI costumam ser mais do que suficientes para garantir uma vida tranquila por lá.

E aí, preparado(a) para lançar sua carreira de TI na Europa? Que tal iniciar por Portugal através do Tech Opportunities in Portugal.

Inscreva-se_ja

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


2 Comentários

Mauricio
1

Pessoal, na minha opinião (CONSTRUTIVA) acho meio vago fazer estas chamadas de ‘oportunidades na europa’ sem citar os custos de tudo e para quem realmente tudo isso vale a pena ? Será que o Brasil é tão ruim ? Eu mesmo trabalhei 2 anos nos EUA como ex patriado em TI, e posso afirmar: a VIDA LÁ FORA É FANTASTICA SIM, MAS NÃO É FACIL ! Se quiserem, posso dividir minha experiencia.
Sugiro que acessem https://www.expatistan.com/cost-of-living e confiram um pouco melhor os custos, e sempre lembrem: NUNCA CONVERTAM a moeda local, você vai gastar ELA lá fora 🙂
Abraço.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!