Dicas simples para fazer vídeos de aparência profissional

Uma pessoa em média passa mais tempo assistindo a vídeos online do que lendo texto ou olhando para imagens.

Na verdade, o vídeo foi responsável por 73% de todo o tráfego online em 2018, o que significa que quando alguém está na internet, há uma alta probabilidade de estar assistindo a um vídeo.

É o tipo de conteúdo mais fácil e mais popular de consumir por que:

  • É muito mais fácil assistir a um vídeo sobre, digamos, uma técnica do Photoshop do que ler sobre ele
  • É o meio mais poderoso e versátil de comunicar uma mensagem e envolver um público

Apesar de todas essas vantagens que vêm com a disponibilização de conteúdo de vídeo online, é menos competitivo para distribuir do que texto e imagem.

Isso porque fazer vídeos é comumente intimidador para a pessoa comum, mesmo que não seja tão assustador assim.

camera-video-carreira-internet-editor-videos

Fazer vídeos como um profissional – Dicas importantes

Neste post, vamos passar dicas práticas de vídeo para você começar a fazer vídeos como um iniciante completo.

No final, você será capaz de começar a incorporar vídeos na estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa ou até mesmo criar um fluxo de receita extra através da monetização de vídeos.

1. Descreva o seu objetivo

O que você está procurando alcançar com seu vídeo? Você está tentando fazer as pessoas rirem? Você está tentando fazer com que elas visitem seu site? Está a promover o seu produto? Ensinando-lhes algo novo?

Defina seu objetivo antes de seguir em frente.

2. Identifique o seu público-alvo

Não é possível atingir todos no mundo, então com quem você gostaria de falar?

Não ter uma visão clara de seus grupos ideais de espectadores resultará em uma mensagem diluída no conteúdo do seu vídeo.

Seu público vai determinar a maneira como você escreve seu roteiro, a maneira como você grava seu vídeo e a maneira como você o edita.

Ele também vai determinar onde você vai distribuir seus vídeos, dependendo de onde seu público principal está online.

Pense em quem você quer estar vendo isso, e então pense em onde na internet eles costumam “sair” para que você possa saber onde encontrá-los.

3. Usar o poder das emoções

Emoções é o que leva os espectadores a seguir em frente com sua chamada para a ação, seja assinando seu canal, compartilhando seu vídeo ou comprando seu produto.

Está provado repetidamente que as emoções desencadeadas pelo conteúdo são o que impulsiona as motivações para realizar com os CTAs.

4. Escolha o fundo certo

O fundo do seu vídeo nunca deve ser uma reflexão posterior. Vai ajudar a contar a sua história, enviar a sua mensagem e contribuir para a sua marca. Também afetará a qualidade do seu vídeo.

O fundo que você escolherá dependerá do tipo de vídeo que estiver produzindo, seus objetivos e seu público. Os dois principais tipos são:

4.1. Fundos Reais

Estes incluem um ambiente da vida real, como um escritório, uma sala de estar ou uma localização ao ar livre. Algumas pessoas vêem esta opção como a mais fácil por que você começa a trabalhar com o que você tem.

Basta ter certeza de que não está distraindo, confundindo ou tem qualquer coisa que não contribui para a história, mensagem ou marca.

4.2. Fundos falsos

Esses fundos incluem telas verdes, cortinas ou papéis. Fundos falsos são ótimos para a consistência. As telas verdes são especificamente ótimas por que permitem substituir o fundo real por qualquer coisa que você queira.

No entanto, eles são difíceis de configurar e trabalhar, e não são recomendados para criadores de vídeo iniciantes.

Qualquer que seja o tipo de fundo que você decida usar, certifique-se de escolher conscientemente as cores que deixam em destaque o primeiro plano – especialmente o assunto que você está filmando.

Para ter certeza de que as cores no quadro são harmoniosas: não escolha uma cor que faça brotar uma horrenda ferida ocular, nem uma cor tão monótona que faça com que os espectadores adormeçam. Equilíbrio é a palavra.

5 – Não é necessário comprar uma câmara nova e cara

Não se preocupe muito com qual câmera de vídeo usar, especialmente se você estiver começando.

Embora você possa se sentir tentado a gastar muito dinheiro em uma câmera de vídeo de alta qualidade, não é realmente necessário no início de sua carreira de vídeo quando você nem sabe se isso é algo que você vai continuar fazendo.

Encontrar uma câmera decente para gravar vídeos de qualidade não é difícil hoje em dia. Você provavelmente conhece alguém com uma câmera que você poderia pedir emprestada, ou você provavelmente já tem uma guardada em algum lugar da sua casa (dica: o seu telefone celular pode lhe ajudar e muito!).

Estas são algumas dicas simples para você começar com um clique a filmar vídeos de grande qualidade.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!