Empregos no exterior para profissionais de TI: Hype ou Tendência?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A palavra Hype, em inglês, significa divulgar algo de forma desmedida, exagerada. Porém, neste caso, já não há como negar a tendência.   

Por algum tempo, questionava-se se o número de empregos na área de TI havia realmente crescido exponencialmente. Agora, no entanto, a importância, e a escassez, desse profissional está virando notícia em todo o mundo.

No ano 2000, a empresa de consultoria de marketing Interbrand criou a primeira versão do “Best global brand report“, relatório que confere um ranking das marcas mais valiosas em esfera global. Por 13 anos, a Coca-Cola manteve a primeira posição, mas em 2013 tudo mudou: tanto a Apple como o Google ultrapassaram a Coca-Cola e, no final de 2018, a Amazon e a Microsoft também o fizeram.

ingles-english-ninjas-mercado-tecnologia-carreira-2

A forma como enxergamos e nos relacionamos com o mundo em 2019 se reflete nestes resultados. Empresas de tecnologia não param de crescer, e indústrias consideradas “tradicionais” se digitalizam a cada dia. Pense numa necessidade básica e é bem provável que alguém já a tenha transformado em um aplicativo, ou criado uma solução tecnológica. Até indústrias tardias, como a agricultura, estão se digitalizando, e um número cada vez maior de especialistas em TI e suas múltiplas vertentes será necessário para suprir a demanda por produtos e serviços digitais.

Caça talentos

ingles-english-ninjas-mercado-tecnologia-carreira-4

Ciente do desafio de encontrar os melhores talentos em grande volume e sua importância no cenário competitivo internacional, diversos países de primeiro mundo criaram vistos especiais para profissionais desta categoria. Canadá, Alemanha e Reino Unido são alguns exemplos de nações que criaram condições que abrandam os requerimentos e facilitam a imigração para profissionais de TI. Mas ainda assim, faltam profissionais.

Na cena de startups de Berlim, por exemplo, é comum escutar que a falta de desenvolvedores e outros profissionais atrasam lançamentos de aplicativos e novas versões, e que há constantemente diversas vagas a serem preenchidas. De fato, um estudo conduzido pelo Institut der Deutschen Wirtschaft (IW) em 2018 afirma que há na Alemanha um número recorde de vagas não preenchidas nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. 314.800 vagas, para ser exato.

A importância do idioma inglês

ingles-english-ninjas-mercado-tecnologia-carreira-1

Não é porque há muitas vagas que os processos seletivos não são rigorosos. Pelo contrário, as empresas estão em busca de profissionais qualificados e cuja cultura e valores combinem com os seus. E claro, que possam se comunicar de forma efectiva. Por essa razão, um bom nível de inglês é essencial para passar nas entrevistas e alcançar a posição almejada. As perguntas costumam envolver desde habilidades técnicas a atitudinais, de pretensão salarial a ambições profissionais.

Com a importância do inglês em vista e considerando o fato de que em 2017, um cidadão em cada trinta no mundo morava fora do seu país de origem – um número recorde em toda a história da humanidade, observamos um número crescente de soluções para aprender inglês online e por aplicativos. Ali Servet, fundador da English Ninjas, enfatiza no entanto:

“É importante falar bem, não apenas entender. Falar bem será o seu grande diferencial, o seu cartão de visitas.”

A English Ninjas, disponível para iOS e Android, é um aplicativo para conversar em inglês com professores nativos. O App tem uma abordagem diferente: as aulas são por temas da escolha do estudante. “Acreditamos que seja mais fácil aprender inglês quando o tema é de interesse do aluno”, afirma Ali Servet. Com uma interface leve e intuitiva, o App permite agendar aulas, com duração entre 15 minutos e 1 hora, com professores americanos, britânicos, canadenses e australianos.

ingles-english-ninjas-mercado-tecnologia-carreira-3

Inglês para Tecnologia da Informação está entre os temas profissionais mais requisitados para aulas no App da English Ninjas. Em segundo lugar, está medicina. “Notamos um crescente interesse oriundos destes profissionais, e diversificamos os tópicos para discussão nas duas áreas”, complementa Ali Servet.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


1 Comentários

AvatarXiwang Jishu
1

E mesmo sendo a profissão mais importante do mundo, segundo a OMT (Organização Mundial do Trabalho), o mercado não valoriza essa profissão e esses profissionais. Veja que tudo que usamos no nosso dia a dia envolve TI num certo nível, de sacar dinheiro em caixas eletrônicos, assistir TV até no uso de microondas (sim, foi um profissional de TI que programou como o microondas funciona).

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">