YouTube alcança marca de 2 bilhões de usuários por mês

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Um verdadeiro gigante da indústria do entretenimento, o YouTube vem se tornando cada vez mais popular entre usuários de todo o mundo. Criada em 2005, a plataforma surgiu como uma opção para aqueles que desejavam compartilhar vídeos de forma mais prática que utilizando os tradicionais e-mails, que eram o principal meio de envio de informações entre usuários.

Hoje, o padrão de consumo do YouTube é completamente diferente do que em sua criação, já que cada vez mais pessoas utilizam da ferramenta como meio de entretenimento ou como fonte de informações. Nele, é possível encontrar desde tutoriais completos de maquiagem até informações sobre os melhores e mais seguros cassinos online, tornando a plataforma uma verdadeira central de divertimento e conhecimento para os mais variados temas. Isso porque ele se tornou também um buscador, assim como o Google, especialmente para quem prefere conteúdo de vídeo em vez de texto.

youtube_mobile

De site de entretenimento a plataforma de estudos ou informação, o YouTube tornou-se uma verdadeira central de conhecimentos e diversão; e apesar do início despretensioso, firmou-se entre os gigantes digitais e segue em constante crescimento.

A mudança padrões de uso

Classificada como a segunda maior rede social do mundo – perde o posto apenas para o Facebook -, o YouTube reúne dois bilhões de usuários, que procuram a ferramenta como uma central de diversão e informações.

Percebe-se que as infinitas possibilidades que o YouTube oferece influenciaram diretamente no padrão de acesso dos usuários. Se antes ele costumava ser acessado via computador e visava um propósito específico, atualmente, com a popularização das smarTV, a ferramenta vem se tornando uma verdadeira central de diversão, reunindo músicas, filmes, séries, programas de televisão e muitos outros em um só lugar.

Segundo informações fornecidas pela empresa, são mais de 250 milhões de horas de uso, um número impressionante para qualquer plataforma de reprodução de vídeos. O mais incrível é que mesmo com o aumento da quantidade de concorrentes diretos e indiretos, o YouTube segue como um líder no mercado, reunindo milhões de usuários ao redor do mundo.

O YouTube como ferramenta de marketing

Passamos cada vez mais tempo online na plataforma, por isso, divulgar informações sobre produtos e serviços no YouTube é algo cada vez mais comum. Seja na forma de criação de conteúdos de análises e resenhas para canais ou mesmo com a veiculação de propagandas no meio dos vídeos convencionais, que apresentam produtos e recursos para potenciais clientes.

Para tornar essas campanhas publicitárias mais eficientes, a empresa utiliza de algoritmos para compreender o perfil de cada usuário e apresentar propagandas que sejam compatíveis com suas demandas, tornando as campanhas mais atraentes e personalizadas.

Por isso, cada vez mais empresas vêm optando por divulgar seus produtos e serviços no YouTube, afinal, diferente de meios tradicionais, é possível direcionar suas campanhas a públicos específicos, tornando-as mais eficientes que ações realizadas em outras plataformas – por exemplo, na televisão.

O que esperar para o futuro?

Se você pensa que o YouTube está consolidado como uma plataforma de entretenimento e por isso não precisa de ajustes, está completamente enganado.

Mesmo passado tantos anos desde a sua criação, o espírito empreendedor dos criadores segue vivo e firme na marca, por isso o produto segue em constante evolução e ajustes para oferecer ao expectador a melhor experiência o possível.

Seja na forma de pequenas mudanças no algoritmo ou no oferecimento de novos serviços – como o serviço de assinatura de vídeos on demand -, o YouTube vem mostrando que o segredo para se manter no topo do mercado é ouvir constantemente a demanda de seus usuários e oferecer soluções para suas necessidades.

As mudanças na casa atingem, inclusive, empresas que decidem realizar campanhas publicitárias no espaço, afinal, quanto melhor for a análise algorítmica, mais especializada será a ação de propaganda, já que é a partir dessas campanhas que a empresa gera a monetização necessária para a sua manutenção.

Por estar atenta às flutuações dos clientes e parceiros, esperamos que o YouTube siga firme como uma das maiores plataformas de compartilhamento de vídeos do mundo.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">