6 carreiras promissoras ligadas à área de Inteligência Artificial

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da Tecnologia da Informação (TI) que está em constante crescimento mundialmente. A inteligência presente nas máquinas e robôs já não estão presentes apenas nos filmes, elas estão no nosso cotidiano.

Quem nunca conversou com a Siri, no iPhone, ou com a Cortana, em algum dispositivo Windows? Ou ainda utilizou um serviço de chat e nem mesmo desconfiou que estava falando com um chatbot? Esses são exemplos bem básicos de como a IA está presente no nosso dia a dia.

Grandes empresas, como a Google, IBM, Apple, Samsung, Twitter, Facebook e muitas outras gigantes da tecnologia estão investindo muito dinheiro e esforços na área de IA. Se a demanda está sendo gerada, logicamente, carreiras ligadas à Inteligência Artificial vão surgindo ou ficando em evidência, com isso, cada vez mais profissionais qualificados são requisitados.

inteligencia-artificial-carreira-tecnologia

Se você tem interesse em seguir na área de Inteligência Artificial, neste artigo elencamos algumas profissões que estão em alta (e ficarão mais ainda). Vamos lá!

1. Cientista de Dados

É um profissional bem multidisciplinar, com habilidades técnicas em diferentes áreas, principalmente na Matemática, Estatística, Ciência da Computação e na análise de tendências. Os Cientistas de Dados, nos EUA, chegam a ganhar, em média, mais de U$ 100.000,00 por ano. Ou seja, se você pensa em trabalhar fora do Brasil, o país norte americano é uma boa pedida.

Mais estritamente, o profissional irá trabalhar muito com Big Data, tendo que ser capaz de analisar um grande volume de dados de uma empresa para, posteriormente, apresentar soluções eficientes para auxiliar nas tomadas de decisões da mesma.

O Cientista de Dados é um profissional mais robusto, que recebe os dados brutos e analisa os resultados para apresentar as melhores escolhas com base em uma estratégia. Já o Engenheiro de Machine Learning, que falaremos no próximo tópico, somente aplica os algoritmos em novas soluções. Portanto, podemos dizer que o Cientista de Dados é um profissional mais completo, fazendo esta pequena comparação.

2. Engenheiro de Machine Learning

Existem muitas profissões que surgiram com o avanço da Inteligência Artificial, mas talvez esta seja a mais conhecida atualmente.

Para ser um Engenheiro de Machine Learning, você deve possuir algumas habilidades, como saber programar, conceitos de estatística e muitos conhecimentos sobre o pré-processamento de bases de dados. Esta última é muito importante, pois o profissional irá trabalhar, geralmente, com base de dados transacionais. Ele terá que converter estas bases de dados em um formato específico para que as análises possam ser realizadas da maneira correta.

Também é muito importante o profissional possuir habilidades em uma linguagem ligada à Data Science, como Python ou R.

Para sintetizar, podemos dizer que o Engenheiro de Machine Learning cria soluções de software que permitem resolver um problema de negócio com base em modelos preditivos. Este profissional, portanto, aplica algoritmos e cria soluções eficientes.

3. Cientista de Machine Learning

De uma forma mais ampla, o Cientista de Machine Learning desenvolve e pesquisa novos algoritmos com o intuito de criar sistemas inteligentes. Um exemplo de sistema inteligente é a Siri, que falamos anteriormente.

Se você é uma pessoa que adora pesquisar e tem uma base sólida em Matemática, Estatística e programação, esta pode ser a sua melhor escolha. Estes profissionais criam algoritmos inteligentes para analisarem os dados necessários e fornecer algum tipo de resposta.

4. Arquiteto de Dados

Se você é daqueles que ama arquitetura de dados, seguir esta carreira pode ser a sua melhor escolha.

O profissional em questão fica responsável por toda a administração (manutenção dos modelos e dicionários de dados) e arquitetura de dados (de sistemas de bases de dados até a modelagem dos dados e sua manutenção) de uma empresa.

5. Engenheiro de aplicações/plataformas

Este é um profissional super requisitado atualmente. Ele fica responsável por desenvolver sistemas, aplicações e plataformas para dispositivos móveis, como smartphones, tablets, computadores de bolso e consoles portáteis.

O trabalho de um Engenheiro de Aplicações engloba, geralmente, várias tecnologias, como GPS, touch, WAP, etc.

6. Engenheiro de Integração de Hardware

Esta profissão não é tão conhecida assim, mas é super importante no campo da IA. O Engenheiro de Integração de Hardware é responsável pela pesquisa, projeto, desenvolvimento e teste de peças e equipamentos de computadores e máquinas, como chips, roteadores, placas de circuito, etc. Ele também trabalha para resolver problemas que afetam algum sistema que, se não forem corrigidos, podem danificá-lo por completo.


Pronto! Aí estão algumas sugestões de carreiras a seguir na área de Inteligência Artificial. Mas você acha que acabou?

Você também poderá escolher outras carreiras ligadas à IA, tais como: Engenheiro de Dados, Engenheiro de Big Data, Arquiteto de Soluções de Big Data, Especialista em Business Analytics (Analista de Negócios), Desenvolvedor de Visualização de Dados, Gerente de Analytics e Estatístico.

A Inteligência Artificial cresce a passos largos, então busque a qualificação necessária para entrar nesse mercado de trabalho sendo capaz de fazer a diferença.

Comece buscando um bom curso de Inteligência Artificial e aprimore suas habilidades para não ficar para trás. Por fim, escolha uma carreira que tenha a ver com você, pois só assim o seu crescimento como profissional valerá a pena.

Pense nisso e sucesso!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Dennis Ventapane

Mais artigos deste autor »

Profissional de Biofísica com foco em Bioinformática, passou 5 anos trabalhando na pesquisa biomédica. Mas, após isso, descobriu sua paixão: o Marketing Digital. Dennis Já tem 2 anos de experiência com Marketing de Conteúdo, SEO, Inbound Marketing, Copywriting e escrita criativa. Promete escrever os melhores conteúdos que você já viu na vida, sempre com muita proximidade.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">