Criando uma classe Python para cálculo do Sistema de Amortização Constante (SAC)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

“Amortizar pode ser definido como o processo de saldar uma dívida, originada por meio de empréstimo ou financiamento, de forma parcelada em um determinado período de tempo e de acordo com um sistema previamente estabelecido em contrato” – Livro: Introdução a Administração Financeira com HP12C

A amortização de uma dívida pode ser feita por meio de diferentes tipos de sistemas de cálculo. Em alguns financiamentos imobiliários, como no caso do programa Minha Casa Minha Vida, é utilizado o sistema de amortização constante (SAC). A principal característica do SAC é que a amortização é feita por meio de parcelas iguais, desta forma os valores dos juros e prestações são decrescentes. 

Neste tutorial iremos aprender como criar uma classe Python para o cálculo do SAC. 

Criando a classe SAC

Na Figura 1 temos a representação em UML da estrutura da classe SAC a ser criada. Como pode ser observado ela é composta de três atributos e dois métodos.

sacclass

Figura 1: Classe SAC

As fórmulas a serem utilizadas são:

amortizacao = saldo devedor / parcelas

juros = (taxa * saldo devedor) / 100

pagamento = juros + amortizacao

saldo devedor = saldo devedor anterior - amortizacao

A seguir temos a implementação da classe em código Python. 

Agora iremos criar um código para testar a classe criada. Para isto podemos utilizar o seguinte problema:

Um advogado comprou uma sala para instalar seu escritório por $ 120.000,00 utilizando o sistema de amortização constante (SAC). O banco financiou a compra dessa sala em 24 meses com juros de 2% ao mês. 

A seguir temos a solução utilizando a classe SAC:

Ao ser executado o código acima retornará à seguinte saída:

Com isso concluímos o nosso tutorial da classe SAC em Python. Logicamente, é possível criar essa classe em outras linguagens de programação, basta que sejam aplicadas as mesmas regras usando os recursos da linguagem que deseja usar. 

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Sergio Ribeiro

Mais artigos deste autor »

Pesquisador visitante na University of Regina (Canada). Doutor em em Gestão Urbana pela PUC/PR. Mestre em Computação Aplicada pela UEPG. Especialista em Educação Especial pela Faculdade São Luis. Graduado em Tecnologia da Informação pela PUC/Campinas, e Administração de Empresas pela UNOPAR. Criador do Sistema de Gestão Corporativa ERP+, foi desenvolvedor e consultor de aplicações comerciais em pequenas, médias e grandes empresas por mais de 20 anos. Atualmente é consultor independente, escritor e professor universitário em cusos de Administração e Computação.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">