7 vantagens do ensino de robótica em escolas

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A tecnologia está em constante evolução, e por isso, mudando gradualmente a maneira com que as pessoas fazem coisas simples e rotineiras. A robótica e a inteligência artificial, que pareciam algo tão distante, estão mais presentes no nosso dia a dia do que podemos imaginar. O uso de aspiradores de pó autônomos, de robôs que cozinham até 2 mil receitas, robôs seguranças, assistentes de voz, carros que se dirigem sozinhos já é uma realidade. Crianças e adolescentes de hoje já nascem conectados e sabendo usar tablets e celulares, mas é preciso prepará-los para esse novo campo em franca expansão.

bot-robo-robotica-automatizar

Além do mais, o ensino de robótica tem inúmeros benefícios. Confira alguns deles:

1. Interdisciplinaridade na prática

Um projeto robótico exige dos alunos conhecimentos de diversas áreas para além da matemática e da física. Na construção e reconstrução dele, o estudante precisa entender e organizar os passos que precisa seguir, e as maneiras de resolver problemas que podem surgir. Para isso vai precisar utilizar diversas áreas do conhecimento, como eletricidade, eletrônica, mecânica, arquitetura, ciência, inglês… É a chamada educação STEAM, metodologia que considera os conhecimentos inter-relacionados como ponto de acesso para guiar a pesquisa do aluno e o seu pensamento crítico. 

2. Tornar a programação fácil

É senso comum achar que programação é algo extremamente difícil e inacessível. E por mais que os computadores estejam presentes no nosso cotidiano, a programação continua sendo um conceito abstrato. Na aula de robótica, o aluno começa a usar e entender de maneira simples como códigos inseridos no computador podem afetar o mundo real. Ao introduzir a programação no processo de ensino, o aluno vai aprendendo naturalmente conforme sua evolução, uma vez que alguns robôs são projetados para aumentar a dificuldade aos poucos. Algumas escolas brasileiras, a exemplo do Colégio Porto Seguro, em São Paulo, estão adotando ferramentas como o Dobot Magician, um braço robótico de mesa voltado para a educação, que desempenha várias funções, como escrita, desenho, impressão 3D. 

Dobot-Magician

3. Estímulo do raciocínio lógico

Quando um projeto de robótica é criado, algumas metas são estipuladas, por exemplo, o robô deve andar para frente, para trás, para direita e para esquerda. E essas funções são cumpridas de acordo com um comando que é dado. Se por acaso alguma coisa não funcionar, algum problema aconteceu na hora da programação. Por esse motivo é fundamental que uma lógica seja seguida. O raciocínio lógico, dessa forma, é estimulado ao longo de todo o projeto: na criação, na programação, nos testes para ver se a máquina está respondendo e na resolução de problemas que podem vir a acontecer. 

4. Estimula a curiosidade e a criatividade

Montar um robô costuma gerar muito curiosidade. Perguntas como: “O que acontece se eu colocar essa peça aqui?”, “E se eu usar outro material nesse lugar?”, “Será que consigo fazer o robô andar mais rápido?”. Ao tentar encontrar essas respostas, o aluno vai aprendendo por meio da investigação, elaboração de hipóteses e de diversos testes. Além do mais, a criatividade também é estimulada, pois ele precisa imaginar o que a máquina pode fazer e quais serão os estímulos necessários para ela cumprir aquela função.

5. Trabalho em equipe

A aula de robótica é uma prática educacional onde normalmente os alunos são divididos em grupos para a realização de um projeto. Para que o resultado final dê certo, é preciso que haja uma troca de ideias entre a equipe, que tarefas e responsabilidades sejam designadas para cada membro do grupo, e que as funções preestabelecidas sejam respeitadas. 

6. Futuro mercado profissional 4.0

Não há dúvidas de que a automação é um caminho sem volta. Milhões de postos de empregos serão eliminados nos próximos anos, em todo o mundo, e os trabalhadores serão substituídos por robôs. E, de acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial, 65% das crianças que estão na escola primária hoje irão realizar trabalhos que ainda não existem. Prevê-se que a robótica e a inteligência artificial levarão à criação de cerca de 2 milhões de novos empregos até 2025. Mas a economia 4.0 demandará alto nível de conhecimento técnico e de desenvolvimento intelectual. Por isso, é preciso começar a pensar na formação das novas gerações de brasileiros desde cedo. 

7. Desmistificar o universo da robótica

Muitas pessoas ainda tem uma visão bastante negativa sobre a robótica, reforçada por filmes com robôs assassinos ou por matérias publicadas que dizem que os robôs vão acabar com os empregos. Ensinar o que as máquinas podem e não podem fazer, mostrar como elas funcionam, e esclarecer qual o papel que a robótica vai ter inserida na sociedade são maneiras de mudar essa visão.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Yukin Pang

Mais artigos deste autor »

My years of Marketing, Sales and Branding experience at tech companies involves me working for corporate brands including Dobot, Makeblock and Wondershare and major product brands including Codey Rocky, MakeX, Airblock, Makeblock Neuron, Codeybot, Filmora, Dr.Fone, MobileGo, MobileTrans and TunesGo.

I’m most passionate about working with the team (part marketing & part branding ) to understand business and putting together a unique communications/branding program strategy, and experiencing the successful achievement of goals through global execution.

Specialties: Integrated Marketing, Strategic communications, PR planning/execution, media relations, content creation, press release writing, and integrated messaging.

What I am staying in the Marketing & Branding biz for: I'm in it for the fun and sense of self-actualization, and I'm in it for the high pressure and room for improvements. Bonus point: interesting conversations with people who I admire / adore / look up to / keep learning things from.

Besides Marketing & Branding, my passions include music, film, language-learning and dancing. I'm also a bit of a social media addict (aren't we all now?) and an avid reader of quality books.


1 Comentários

AvatarMurillo Rennó
1

Não dá pra negar que esse é o futuro, tenho clientes no mercado de robótica e o desempenho gerado e a redução de custo com robôs é muito incrível, fico impressionado ao ver alguns gráficos. O legal é que os robôs não vão acabar com os empregos, na verdade vão criar muito outros, ainda desconhecidos pela maioria das pessoas.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">