O papel da hiperconvergência na jornada para a transformação digital

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A transformação digital é um dos temas mais abordados da atualidade. É um assunto muito amplo, mas sua essência se refere a busca por mudanças estruturais nas empresas com o objetivo de melhorar seu desempenho e alcançar resultados superiores. No centro desse processo está a tecnologia que é a principal ferramenta para que tudo isso aconteça. 

Alimentado pelos avanços tecnológicos e experiências cada dia mais digitais, o mercado exige que as empresas desenvolvam formas mais inteligentes, rápidas e práticas de atender às demandas crescentes do público.

gestao-tecnologia-informacao-ti-infra

Qual o papel da TI na Transformação Digital?

Os líderes de TI sentem a necessidade crescente para modernizar, automatizar e transformar suas infraestruturas para dar suporte às demandas de um mundo cada vez mais rápido, digital e com volume de dados crescente. Tudo está mudando rapidamente e, às vezes, de modo inesperado. A transformação para uma economia digital está levando inovação a diversos setores e impulsionado a TI a encontrar novas formas de fornecer acesso ininterrupto a informações significativas, relevantes e acionáveis.

As empresas buscam se transformar para continuarem competitivas, mas como a TI deve liderar esse processo? As iniciativas de transformação estão relacionadas a inteligência artificial? A big data? Ou elas estão relacionadas apenas à migração para a nuvem em todas as suas variedades? O mais importante é o suporte para dispositivos móveis ou maneiras mais ágeis de trabalhar e desenvolver software?

A transformação digital e de TI depende de todos os itens acima e de muito mais. Ela se refere a uma mudança cultural nas organizações, em que a tecnologia passa a ter uma função estratégica central e não apenas uma presença superficial.  É preciso entender como entrar de vez na era digital, melhorando processos e proporcionando experiências superiores aos usuários. 

Como a hiperconvergência apoia a Transformação Digital?

Esse processo de mudança constante também depende de uma infraestrutura resiliente que pode ser facilmente adaptada às prioridades de negócios em constante mudança sem a necessidade de longas horas gastas em manutenção, atualizações e solução de problemas de disponibilidade de serviço. 

As tecnologias de transformação como a hiperconvergência, capacitam as equipes de TI para enfrentar os desafios mais críticos da economia digital. O impulso dessas tecnologias confirma que os profissionais estão bem cientes da importância e do possível impacto da transformação da TI e estão tomando medidas para que suas empresas andem nessa direção.

Os sistemas hiperconvergentes fazem muito sentido no centro dos esforços de modernização do datacenter, servindo de base na migração para a nuvem e outras iniciativas relacionadas à transformação digital. Essa tecnologia garante elasticidade, implementação mais rápida e redução de despesas de capital e operacionais, maximizando o desempenho das cargas de trabalho.

Uma infraestrutura realmente hiperconvergente também reduz drasticamente as vulnerabilidades da TI na adaptação às mudanças das necessidades de negócios e de tecnologia. Isso acontece porque, ao adotar a hiperconvergência, a responsabilidade de gerenciar recursos de armazenamento, processador e memória ficam por conta do software. Assim, um data center que antes era constituído por diversos equipamentos como storages especializados, servidores, switches SAN, concentra-se em uma estrutura mais enxuta, gerando cada vez menos pontos de falhas.

Outro ponto positivo é a diminuição do risco de erros humanos, que causam paradas ou falhas de comunicação entre times de redes, armazenamento ou servidores. A complexidade é removida e o data center passa a ser gerenciado por uma única console, que abrange todos os recursos de computação, que estão em servidores, também conhecidos como nós de hiperconvergência.

Com os sistemas hiperconvergentes é possível gerenciar processamento, armazenamento e sistemas de rede em uma única ferramenta, reduzindo a sobrecarga de gerenciamento associada às abordagens de TI tradicionais. Essa nova proposta permite que a TI invista em um carro único, testado e com garantia, em vez de precisar comprar o carro em partes separadas (motor, chassi, freios etc.).

Saiba mais sobre essa e outras tendências de TI em blog.integratto.com.br

Fontes:

  • Transformação digital e de TI com o software e os sistemas de infraestrutura convergente da Dell EMC
  • Dell EMC: Sinergia imediata para clientes de soluções hiperconvergentes
  • Infraestrutura hiperconvergente: Modernize seu negócio
  • O roteiro para a transformação da TI
AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Dominique Fernandes

Mais artigos deste autor »

Especialista na área de TI com mais de 12 anos de experiência no mercado. CEO e fundador da Integratto Tecnologia, maior parceira da Dell no centro-oeste com portfólio completo de soluções para infraestrutura e segurança tecnológica.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">