Solução para controlar Ar-Condicionado via web. Oportunidade de negócio para profissionais de TI

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A automação residencial está cada vez mais presente no dia a dia, ajudando as pessoas a terem mais segurança e conforto em suas rotinas. Há 10 anos, quem imaginaria, por exemplo, controlar um ar-condicionado à distância? Hoje já existe uma solução tecnológica que permite realizar isso de forma prática, rápida e intuitiva, pela internet.

Neste artigo, iremos mostrar como isso funciona e como essa tecnologia – que pode ser aproveitada em residências ou prédios comerciais – pode ser uma boa maneira de garantir mais conforto e economia. Além disso, vamos falar sobre como a solução pode ser um bom negócio para profissionais de TI. Confira!

intesis-app-arcondicionado-discabos-controle-web

Como funciona o controle do ar-condicionado pela internet?

A tecnologia que permite o gerenciamento de aparelhos de ar-condicionado é composta por um dispositivo e um sistema. O dispositivo é desenvolvido com um receptor de infravermelho que faz com o que ele interprete as informações enviadas pelo controle remoto ou pelo sistema.

O sistema é um aplicativo gratuito disponível para iPod, iPad, iPhone e outros dispositivos com o sistema operacional Android instalado ou por qualquer navegador web. É ele que oferece total controle do aparelho climático, incluindo todas as funções disponíveis no controle remoto e adicionando várias outras. Veja algumas delas:

  • ligar, desligar e inserir a temperatura desejada;
  • definir limite de temperatura;
  • programar funcionamento via timer;
  • colocar em modo de manutenção;
  • monitorar o funcionamento de diversos aparelhos.

Para aproveitar as funcionalidades é necessário ter internet na casa ou ambiente em que os dispositivos estão instalados, bem como no aparelho que está sendo utilizado para executar o sistema de controle. Também é permitido integrar o sistema de gerenciamento de AC pelo Assistente do Google e a Siri (sistema de comando por voz da Apple).

Quais são as vantagens de controlar Ar-Condicionado via Web?

Agora que já entendemos como é o funcionamento do aparelho, chegou o momento  de apresentarmos as principais vantagens dessa tecnologia — seja para ambientes residenciais ou comerciais.

Para isso, vamos considerar as características disponíveis nas soluções desenvolvidas pela Intesis. Confira!

Praticidade

Poder acionar, desligar e monitorar o clima de um ambiente à distância oferece muito mais praticidade no dia a dia. Após a instalação, será possível ligar o aparelho de ar-condicionado para que a casa esteja na temperatura ideal assim que os moradores chegarem do trabalho. A solução também facilita o uso em ambientes corporativos.

Com esse sistema é possível fazer com que o ar funcione sozinho programando horários, criando regras para ele durante o dia e mantendo uma temperatura homogênea.  

Facilidade

É possível criar e gerenciar vários usuários, configurando o que cada um pode ou não fazer de acordo com as necessidades. A funcionalidade facilita muito o uso do aparelho em locais em que muitas pessoas necessitam fazer o uso do aparelho, por exemplo.

Principalmente em edifícios grandes, é muito comum ter equipamentos de diversas marcas e não é viável ter uma aplicação para gerenciar cada uma delas. A melhor solução para isso é ter um controlador universal que pode ser aproveitado em diversas marcas. Pelo mesmo painel será viável regular, em tempo real, aparelhos de diferentes fabricantes – o que torna tudo mais fácil.

Economia

Existem alguns aparelhos de ar-condicionado que possibilitam o controle por meio do wi-fi. No entanto, o custo-benefício é muito inferior, principalmente se levarmos em conta que, caso seja necessário a troca, o controle não vai poder ser aproveitado em outros modelos.

Ligar e desligar o aparelho e fazer o ajuste de temperatura à distância também evita o desperdício de energia elétrica, o que também garante mais economia. O sistema de gerenciamento de ar-condicionado também permite programar o tempo em que o aparelho irá ficar ligado.

Sustentabilidade

A preservação dos recursos naturais é uma pauta urgente e que deve ser aplicada em todos os aspectos da vida, inclusive em como aproveitados a tecnologia. Fazer escolhas mais conscientes, como adquirir produtos e serviços de empresas que se preocupam com a sustentabilidade é fundamental.

A automação residencial, em especial o controle de aparelhos climáticos, também é uma maneira de contribuir. Afinal, como já foi dito, o recurso contribui para a redução de desperdício de energia elétrica, fazendo com o que o aparelho de ar-condicionado seja aproveitado de um jeito mais consciente.

De que maneira um profissional de TI pode aproveitar o recurso?

Devido a crescente necessidade das pessoas em automatizarem as suas casas, uma nova possibilidade de carreira também surgiu na Tecnologia da Informação: o integrador de automação residencial. O profissional, que deve ter profundo conhecimento nas soluções tecnológicas para automação residencial, é quem elabora o projeto, executa as instalações, procedimentos e integrações para tornar as residências e empresas mais inteligentes.

Porém, para ter sucesso na área, é essencial acompanhar as novidades que surgem no mercado, como o aparelho para controlar ar-condicionado via web. Quem trabalha no ramo tem a possibilidade de atender os mais diversos clientes, já que o controle de aparelhos climáticos interessa pessoas comuns, pequenas e grandes empresas.

Seja para quem está iniciando na área, ou para quem já tem experiência, é essencial contar com uma empresa especializada no gerenciamento de sistema de ar-condicionado. Ela será responsável por dar todo o suporte necessário para a execução do projeto, ajudando a encontrar as melhores ferramentas e sistemas para atender cada cliente.

O Grupo Discabos é especialista no assunto e certamente pode ajudar você a ter sucesso em seu projeto de gerenciamento de sistema de ar-condicionado. A empresa, criada em 1995, trabalha com produtos de excelente qualidade e com um ótimo custo-benefício.

Caso queira saber mais sobre o assunto ou conhecer mais os produtos citados no artigo, entre em contato com o Grupo Discabos.

Até a próxima!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Dennis Ventapane

Mais artigos deste autor »

Profissional de Biofísica com foco em Bioinformática, passou 5 anos trabalhando na pesquisa biomédica. Mas, após isso, descobriu sua paixão: o Marketing Digital. Dennis Já tem 2 anos de experiência com Marketing de Conteúdo, SEO, Inbound Marketing, Copywriting e escrita criativa. Promete escrever os melhores conteúdos que você já viu na vida, sempre com muita proximidade.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">