A Inteligência Artificial já faz parte do seu dia. Vamos integra-lá aos negócios!

A Inteligência Artificial está a sua volta, no seu assistente virtual e nas sugestões de notícias e filmes que você recebe, por exemplo.

Esse poder computacional pode ouvir, falar, ver, entender e fazer previsões. Isso é usado pelas empresas para atender seus clientes de forma personalizada, tomar decisões estratégicas mais assertivas e automatizar atividades, otimizando o tempo de gestores e funcionários.

Vejamos abaixo algumas ideias de como aplicar a Inteligência Artificial e agregar valor a seu negócio:

inteligencia-artificial-softwell-aplicacao-chatbot

Assistentes Virtuais – Chatbots

O termo em inglês “chatbot” é uma junção de duas palavras: “chat”, que significa conversa, e “bot” que indica robô. Literalmente significa robôs para conversas. Os chatbots, também conhecidos como assistentes virtuais, conseguem interagir com pessoas de forma automatizada, realizando atendimentos sem a necessidade de um atendente humano. Apesar da nomenclatura de robôs, são treinados para reconhecer comandos através de linguagem natural, mantendo um nível humanizado durante os diálogos. Estes bots podem ser aplicados em diversas áreas, tais como: agendamento de consultas, inscrições em eventos, suporte, reservas de hotéis, etc. De uma forma geral, em qualquer cenário onde haja interação entre homem e máquina. Estão acessíveis em diversos canais como sites, portais, aplicativos personalizados ou até mesmo no seu Whatsapp.

São soluções abrangentes e flexíveis, que podem se integrar a rotinas atarefadas de pequenas, médias e grandes empresas. Além de todos os pontos positivos que apontamos até agora, os assistentes virtuais possuem um grande diferencial: aprendizado. Em sua grande maioria são baseados em algoritmos cognitivos, que simulam a capacidade cognitiva de aprender com suas experiências passadas. Desta forma, na prática, quanto mais pessoas interagem com o chatbot, mais ele consegue aprender e melhorar seus níveis de assertividade. 

Apesar de geralmente serem baseados em uma interface muito simples para o usuário final, fornecem muitos dados e informações relevantes através de relatórios, gráficos de uso, índices de interações, etc. Portanto, também são fontes estratégicas importantes para transformar massa de dados em informação e auxiliar na tomada de decisão. 

Vendo, Ouvindo e Entendendo

As soluções de IA estão revolucionando a maneira como as pessoas interagem com os sistemas. É comum utilizarmos no nosso dia-a-dia aplicações fazendo uso do reconhecimento de imagens, onde os sistemas inteligentes conseguem enxergar através de fotos e imagens em tempo real, identificando objetos, animais, sinais ou até mesmo pessoas, através do reconhecimento facial. Este último tem grande potencial e está revolucionando o mercado de segurança no mundo. 

É fácil também encontrarmos na nossa rotina aplicações que conseguem nos ouvir e captar um comando dito em linguagem natural e, a partir disso, encontrar a melhor resposta em um banco de dados. O próprio chatbot é um bom exemplo de aplicações que conseguem ouvir e falar com pessoas.

Análise de Dados, Previsões e Insights

A inteligência artificial iniciou uma nova era na análise de informações. Cruzando dados, antes impossíveis de serem analisados nos gráficos ou relatórios, os sistemas de análise geram informações estratégicas e fazem previsões com alta precisão. Use esse poder computacional ao seu favor para fazer previsões, gerar insights, análise de Big Data e estabelecer comunicação em áudio e texto.

Gostaria destas soluções em seu negócio?

O que falta para aderir a Inteligência Artificial e mudar o seu negócio de patamar?

Quer conhecer um pouco mais sobre como I.A pode revolucionar o seu negócio? A Softwell Solutions é uma empresa especializada em soluções inteligentes e pode te ajudar. Acesse agora mesmo o nosso Hotsite sobre Inteligência Artificial e saiba como!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!