Como ser Desenvolvedor RPA (Robotic Process Automation)

Automação Robótica de Processos (RPA – Robotic Process Automation) é a aplicação de tecnologia, regida pela lógica de negócios e insumos estruturados, visando automatizar os processos de negócios.

Usando ferramentas de RPA, uma empresa pode configurar um software, ou um “robô”, para capturar e interpretar aplicativos para processar uma transação, manipular dados, disparar respostas e se comunicar com outros sistemas digitais. Os cenários de RPA variam de algo tão simples quanto gerar uma resposta automática a um e-mail até implantar milhares de bots, cada um programado para automatizar tarefas em um sistema ERP.

Cada vez mais empresas estão se voltando para a Automação Robótica de Processos para agilizar as operações e reduzir custos. Com RPA, as empresas podem automatizar os processos de negócios com base em regras, permitindo que os usuários de negócios dediquem mais tempo para atender os clientes ou outras atividades igualmente de maior valor.

Outros veem RPA como um ponto intermediário a caminho da automação inteligente via ferramentas de aprendizado de máquina (Machine Learning) e inteligência artificial (IA), que podem ser treinadas para fazer julgamentos sobre as saídas futuras.

E um dos profissionais responsáveis para que isso aconteça é o Desenvolvedor RPA, uma carreira em ascensão em todo mundo que oferece cada vez mais oportunidades de trabalho e projetos, com alta remuneração.

bot-robo-atendimento-automacao-chatbot

O Que Faz um Desenvolvedor RPA?

De modo geral, um Desenvolvedor RPA é alguém que trabalha de forma cruzada com operações de negócios e analistas de negócios para criar e otimizar processos de fluxo de trabalho. No entanto, essa é uma carreira relativamente nova e os títulos formais de muitos desenvolvedores RPA diferem. Outras posições semelhantes podem usar títulos como Process Designer ou Automation Architect.

O papel de um Desenvolvedor RPA requer habilidades específicas e melhores práticas, como documentação e planejamento. Para automatizar um processo de negócio, um Desenvolvedor RPA precisará criar diagramas de fluxo de trabalho e documentar estrategicamente o processo antes da implementação.

Embora as responsabilidades de um Desenvolvedor RPA possam variar, alguém nessa função geralmente é responsável por projetar e gerenciar projetos de automação de fluxo de trabalho. O profissional também pode ser responsável por testes ou correções de bugs, por isso as habilidades em programação também são importantes. Para ter sucesso na função de Desenvolvedor RPA, você deve ter a capacidade de navegar por várias soluções RPA, como o UiPath ou o Automation Anywhere.

Habilidades Desejáveis ​​para Desenvolvedores RPA

Agora que você sabe o que é um Desenvolvedor RPA e quais são suas funções, é hora de investigar quais habilidades são essenciais para este perfil profissional. Algumas das habilidades mais importantes são descritas abaixo.

1. Habilidades de Planejamento Estratégico: O planejamento é imprescindível para o sucesso nessa função. Definir metas de design ou iniciativas para o projeto de RPA e mapear o fluxo de trabalho permitirá uma implementação mais fácil.

2. Habilidades Analíticas: Você precisará ser capaz de analisar um processo e fornecer recomendações de melhoria. Um dos principais benefícios da adoção de RPA é sua capacidade de melhorar o fluxo de trabalho; portanto, como Desenvolvedor RPA, você é responsável por gerenciar a tecnologia que faz exatamente isso: melhora o fluxo de trabalho.

3. Habilidades de Solução de Problemas: A automação nem sempre ocorre suavemente na primeira vez. Erros acontecem e bugs aparecerão. A capacidade de depurar um robô será útil, poupando tempo e estresse ao lidar com qualquer crise que surgir.

4. Habilidades em Programação: É essencial que você tenha experiência e conhecimento profundo em pelo menos uma das linguagens de programação, como C/C++, Java ou Python.

Como Iniciar Sua Carreira Como Desenvolvedor RPA

Os principais fornecedores RPA oferecem exames de certificação para que o profissional comprove suas habilidades e conhecimento em RPA. Os exames são inglês e mais detalhes podem ser obtidos no site dos fornecedores. As certificações mais reconhecidas são da UiPath e da Automation Anywhere.

Decidido em dar o próximo passo na sua carreira e se tornar um profissional de Automação Robótica de Processos? Você encontra diversos cursos gratuitos (todos em inglês) fornecidos pelos principais provedores de soluções RPA. São cursos básicos de introdução, em geral tutoriais, que podem ser úteis para complementar o aprendizado.

Mas se estiver procurando um material profissional e top de linha, esta é a melhor opção em português: Formação Desenvolvedor RPA.

Formação Desenvolvedor RPA é uma Formação completa, com mais de 240 horas de treinamento, com os seguintes cursos:

1. Fundamentos de Automação Robótica de Processos

Neste curso o aluno aprende os fundamentos de RPA, compreende o que são processos, como analisá-los, como identificar se são ou não candidatos a automação, o que é BPO (Business Process Outsourcing), como é feita a integração de robôs RPA internamente na empresa, como criar e apresentar um Business Case, como integrar o robô RPA para autenticação em sistemas e muito mais.

2. Automação Robótica de Processos Enterprise com UIPath

No curso número 2 o aluno aprende Automação Robótica de Processos com a ferramenta líder no mercado, segundo o Gartner: UiPath. Tudo em detalhes, do básico ao avançado!

3. Automação Robótica de Processos Enterprise com Automation Anywhere

No curso número 3 o aluno aprende Automação Robótica de Processos com uma das ferramentas mais usadas no mercado: Automation Anywhere. Mais uma vez, tudo em detalhes, do básico ao avançado!

4. Inteligência Artificial Aplicada à Automação Robótica de Processos

No curso 4, iremos além de RPA tradicional e vamos incorporar Inteligência Artificial para tornar o processo de automação cognitivo, através principalmente de Processamento de Linguagem Natural para acionamentos por voz e Visão Computacional para reconhecimento de elementos visuais e aprendizado do robô RPA. Esse curso requer programação em Python.

Projeto – Desenvolvendo Sua Própria Plataforma de Automação Robótica de Processos

Por fim, você aprenderá como construir a sua própria solução RPA a partir do Robot Framework e Inteligência Artificial, em um projeto realmente único e pioneiro.

Cada curso é pré-requisito para o curso seguinte, de modo que mesmo quem nunca viu RPA antes poderá acompanhar sem dificuldades.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


1 Comentários

CRISTIAN LUIS TEIXEIRA
1

Olá, foi mencionado que é necessário conhecimento profundo em: C/C++, Java ou Python, mas se eu me especializar na plataforma UIPath não seria VB.NET a linguagem a se especializar?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!