DevOps: saiba mais sobre como seguir carreira nesta área

Quando você inicia no mundo da Tecnologia da Informação (TI) e ouve falar de todas as áreas que existem neste meio, as dúvidas podem acabar tomando conta da sua cabeça. Afinal, são muitas profissões e carreiras relacionadas à TI.

Uma área/profissão em constante crescimento e que vem tomando conta da maioria das empresas de tecnologia, sendo totalmente necessária, é a DevOps. Se você está iniciando sua carreira em TI, provavelmente já ouviu falar sobre esta tal Cultura DevOps.

Neste mundo totalmente tecnológico e rápido, sempre é necessário criar coisas que auxiliem na eficiência e agilidade em todos os processos. Foi exatamente para isso que a cultura DevOps foi criada. Este movimento nasceu com o intuito de otimizar a entrega de aplicações e serviços.

A base do DevOps é a integração, colaboração e comunicação entre os desenvolvedores e os profissionais de operações da área de TI. Na filosofia DevOps, estes dois grupos interagem entre si e nunca estão separados.

Neste artigo, iremos lhe explicar um pouco mais sobre o DevOps, como surgiu e como se tornar um profissional DevOps de sucesso. Esta profissão está em alta, então o que acha de conhecer mais sobre ela e entrar de cabeça na cultura DevOps? Continue a leitura!

O que é DevOps?

esquema-funcionamento-devops-carreira-tecnologia

O DevOps é um conjunto de técnicas que servem para aproximar as equipes de desenvolvimento de softwares, operações (infraestrutura) e de apoio (controle de qualidade) envolvidas nos processos da empresa. 

Além disso, a filosofia DevOps infere que os processos devem ser automatizados, visando uma produção de serviços e aplicações com mais segurança e agilidade.

De um modo mais afunilado, o DevOps representa a parcela dos profissionais de TI de uma empresa que são responsáveis por criar e conservar a infraestrutura.

Ademais, também é possível entender essa área ao observar uma equipe de engenheiros de software. Esta equipe, de maneira muito estratégica, visualiza toda a rede de produção de software, monitorando serviços distribuídos e sempre alegando que a utilização de ferramentas atuais de desenvolvimento e métodos mais ágeis são mais eficientes.

Para sintetizar tudo isso, o DevOps é um movimento que defende a grande cooperação e o diálogo contínuo para estimular uma criação mais ágil de softwares confiáveis e eficientes, sempre com muita qualidade.

O surgimento da filosofia DevOps

O Canadá, mais especificamente em Toronto, foi a sede de um grande evento na área de TI promovido pela Agile Alliance, no ano de 2008. Este evento foi denominado Agile 2008, e foi nele que falaram sobre DevOps pela primeira vez. Neste evento, muitos profissionais de computação e tecnologia discutiram sobre administração de infraestrutura de TI com a utilização de metodologias ágeis, sempre com foco no desenvolvimento ágil.

Já em 2009, ocorreu o chamado “movimento DevOps”, durante a conferência Velocity, da grande e renomada O’Reilly. 

Mas o termo só foi realmente cunhado, pela primeira vez, por Paul Hammond e John Allspaw, graças ao trabalho intitulado “10+ Deploys Per Day: Dev and Ops Cooperation at Flickr”. Neste momento é que o DevOps começou a tomar grandes proporções nas grandes empresas e nos setores de tecnologia e desenvolvimento do mundo inteiro.

Como ter uma carreira em DevOps de sucesso?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a filosofia DevOps e como essa prática pode auxiliar nos processos do setor de tecnologia, lhe daremos algumas dicas bem práticas que você pode seguir hoje mesmo! 

Busque conhecimentos técnicos

Para seguir qualquer profissão do mundo, você precisa aprender e obter conhecimentos necessários para se tornar um profissional da área. Se você deseja se tornar um profissional em DevOps e seguir carreira, não é diferente.

Estude todas as ferramentas, metodologias ágeis (como SCRUM e XP) e práticas com foco em deixar os processos de desenvolvimento de software e TI em geral automatizados.

Comunique-se com sua equipe

Isso pode parecer clichê, mas no DevOps, a comunicação com sua equipe e a empatia com todos é mais que importante, é primordial.

Na real, o estereótipo de profissional tímido e que vive dentro da sua própria bolha vem sendo extinto no mercado de TI… Se ligue nisso!

Se você deseja agilizar algum processo ou teve alguma ideia que será fundamental na resolução de algum problema, compartilhe com sua equipe! Isso deve ser feito a todo momento, sem medo. 

Observe que todos na equipe tem seu papel e dão o melhor de si. Assim, você conseguirá trabalhar melhor e ajudará a criar um ambiente profissional bem mais leve e, consequentemente, eficiente.

Aprimore suas skills de programação

A maioria dos recrutadores e profissionais de RH sempre dão uma atenção especial para as habilidades de programação do candidato à vaga de TI. Para você ter sucesso em uma carreira em DevOps, aprenda, no mínimo, a programar em Python ou Ruby. Não só isso. Esteja, também, sempre atualizado (nem é mais preciso dizer que a tecnologia voa, não é mesmo?).

Obviamente é necessário se destacar em meio à multidão de pessoas que querem uma vaga em DevOps. A concorrência é grande, mas não quer dizer (não mesmo!) que você não irá conseguir o seu espaço na área de DevOps. Para fazer a diferença, aprenda várias outras linguagens ou, pelo menos, saiba ler os códigos das mesmas. É super interessante, por exemplo, aprender JavaScript e Go (linguagens em alta!).

Obtenha certificações que auxiliem na área 

Procure e tenha certificações em métodos e ferramentas que simplifiquem todos os processos que envolvem a área de DevOps. Assim, você será mais qualificado e poderá se destacar entre seus concorrentes.

É bem interessante ser certificado em ITIL e em alguns softwares de infraestrutura de TI, por exemplo. Muitos diretores e gestores de TI que entendem que a filosofia DevOps é fundamental na empresa, estão em busca de profissionais altamente capacitados e certificados.

Para concluir, podemos afirmar que, para ser um profissional em DevOps e ter uma carreira de sucesso, é preciso quebrar todos os paradigmas, pensando (e agindo) a favor de uma nova cultura nas organizações. Mas, acima de tudo, é super importante inovar, compartilhar e respeitar ideias. 

Curtiu o nosso artigo sobre DevOps? O que acha de fazer um curso e já começar a se aprimorar em DevOps? Não perca tempo! Torne-se um profissional DevOps de sucesso!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!