Netflix: assista 7 filmes e séries com foco em TI

e você curte conteúdos sobre tecnologia (obviamente deve gostar, senão não estaria aqui no PTI 🙂), siga lendo e confira as dicas de filmes e séries disponíveis na Netflix voltados  ao tema. Vamos lá!

1. Black Mirror

Não poderia faltar nessa lista de filmes/séries Netflix o sucesso “Black Mirror”. Esta série já está em sua quinta temporada e, de acordo com conteúdo do próprio site da Netflix, trata-se de uma “série antológica de ficção científica [que] explora um futuro próximo onde a natureza humana e a tecnologia de ponta entram em um perigoso conflito”.

miley-cyrus-black-mirror-tecnologia-serie-netflix

Aqui no PTI já falamos sobre Black Mirror… Se você ainda não conhece a série, vale a pena dar uma olhadinha.

2. Dark Net – Rede Sombria

dark-net-rede-sombria-netflix-tecnologia

Esta série explora as aplicações mais sombrias e perigosas do mundo cibernético, criadas e utilizadas por pessoas completamente diferentes. A série “Dark Net – Rede Sombria” aborda a Deep Web, privacidade, redes sociais, inteligência artificial, relacionamentos virtuais, crimes cibernéticos, lavagem cerebral, segurança, entre outros assuntos relacionados à tecnologia.

3. Scorpion

scorpion-serie-netflix-tecnologia

Outra alternativa para quem se interessa ou faz parte da área de TI é a série “Scorpion”. Ela é baseada em uma história real de um hacker irlandês chamado Walter O’Brien. O mestre da informática conta com um dos maiores QIs já registrados: incríveis 197 pontos. 

Em “Scorpion”, o Departamento de Segurança Interna dos EUA contrata O’Brien para trabalhar contra ameaças da tecnologia. Isso mesmo, um hacker invasor, e antes potencialmente perigoso, passa a colaborar com a polícia norte-americana. 

Casos assim não são raros, devido ao grande conhecimento que esses hackers e crackers possuem em computadores.

4. 3%

3-porcento-serie-netflix-tecnologia

Que tal uma produção brasileira entre as séries Netflix?

Esta série Netflix relacionada com TI tem como cenário um futuro em que o Brasil está dividido entre 2 terras: Continente, um lugar empobrecido e com poucos recursos; e Maralto, território que conta com tecnologias avançadas e abundância de recursos. 

E quem não quer morar no Maralto? Porém, para chegar lá, jovens têm apenas uma oportunidade, quando fazem 20 anos de idade. E por que o nome 3%? É que esse é a porcentagem dos que conseguem passar no processo para sair do Continente e ir para o Maralto.

5. Transcendence – a revolução

transcendence-filme-netflix-tecnologia

Se tratando de filmes Netflix de TI, uma alternativa é “Transcendence – a revolução”, de 2014. Protagonizado pelo astro Johnny Depp, o longa trata de um cientista especialista em Inteligência Artificial (IA) que é atacado por terroristas, digamos, “anti-tecnologia”. 

O cientista acaba morrendo, mas, antes, sua consciência é transportada para um computador, o que faz com que as informações de seu cérebro estejam a salvo. Ele, então, pede que seja ligado à Internet para conseguir mais dados e, em suma, poder. Não é necessário mencionar que isso passa a representar grandes riscos à humanidade.

Legítimo caso de “upload de consciência” com uma discussão ética, em que o protagonista “transcendido” para o computador deseja dominar o mundo – e exterminar quem se opuser.

6. Ela

filme-ela-netflix-tecnologia

Este é um dos filmes Netflix de TI que mais se destaca. Lançado em 2013, apresenta um relacionamento exótico entre seres assistentes virtuais e seres humanos. 

A história é de um escritor (Joaquin Phoenix) que se apaixona por uma… interface! Esse sistema é baseado apenas em voz, a qual é dublada pela estrela Scarlett Johansson. 

Neste filme da Netflix, a assistente Virtual de nome Samantha é semelhante a uma tecnologia que cada vez mais está presente em nosso dia a dia. Podemos compará-la, por exemplo, a Siri da Apple; Alexa da Amazon; Cortana da Microsoft e Google Assistente. 

Os assistentes virtuais reais utilizam Inteligência Artificial para ajudar na execução de tarefas, como mostrar lembretes, tocar músicas e até fazer compras. 

Será que o dilema do filme está tão distante assim da nossa realidade?

7. Privacidade Hackeada (The Great Hack)

privacidade-hackeada-netflix-tecnologia

Neste filme documentário de 2 horas, lançado em Julho de 2019, é possível entender como a empresa de análise de dados Cambridge Analytica se tornou o símbolo do lado sombrio das redes sociais após a eleição presidencial de 2016 nos EUA. 

Se você usa alguma rede social, seja ela qual for, muito provavelmente este documentário vai te deixar perplexo(a) (ou não) em saber como nossos dados são manipulados e vendidos por grandes companhias diariamente.

Estes são apenas alguns filmes e séries da Netflix sobre TI, Inteligência Artificial e, em geral, o antigo embate – para muitos – entre humanidade e tecnologia.

Quais os perigos do desenvolvimento das máquinas e de sua hibridização com humanos? Até onde as linguagens de programação podem chegar? Aguarda-nos um futuro caótico? Há um presente com conspirações de governos e projetos secretos para dominar o mundo pela TI?

Essas são algumas questões debatidas há tempos e que encontramos nesses filmes e séries da Netflix. Se gostou, compartilhe! Já assistiu alguma das opções que citamos? Tem outras indicações? Deixe aqui nos comentários!

Dennis Ventapane

Mais artigos deste autor »

Profissional de Biofísica com foco em Bioinformática, passou 5 anos trabalhando na pesquisa biomédica. Mas, após isso, descobriu sua paixão: o Marketing Digital. Dennis Já tem 2 anos de experiência com Marketing de Conteúdo, SEO, Inbound Marketing, Copywriting e escrita criativa. Promete escrever os melhores conteúdos que você já viu na vida, sempre com muita proximidade.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!